Não basta ter um bom produto ou serviço para vender mais, é preciso encantar o cliente. Um país de território vasto e diversificado como o Brasil gera grande concorrência, seja no mercado de calçados ou qualquer outro. Para se destacar e se tornar cada vez mais competitivo, não basta atrair o cliente, mas também conquistar sua fidelidade.
Como fazer isso? Neste artigo vamos abordar algumas ferramentas que podem auxiliar na criação e realização de estratégias de encantamento. Algumas delas, usadas com eficácia pela Usaflex e que, até aqui, têm deixado os franqueados com lojas cheias.
Encantar o cliente começa com atenção a ele
Um bom atendimento não é aquele de frases feitas e que vai logo oferecendo algum produto para o cliente comprar. O atendimento encantador começa demonstrando atenção ao cliente. Quanto mais atento ao cliente, mais o vendedor terá entendimento dele e de suas necessidades. Dessa forma algumas dicas são importantes:
- Elabore perguntas que ajudem a entender o perfil do cliente;
- Ofereça uma escuta atenta e paciente. Nada mais chato para um cliente do que perceber impaciência e pressa no vendedor;
- Não tenha pressa nem ansiedade na venda imediata. Foque em cativar o cliente e a venda acontece na sequência e com frequência;
- Demonstre estar ali para atendê-lo e não somente pela venda em si.
Ao proporcionar uma experiência positiva desde o primeiro contato, estabelece-se a base para encantar o cliente ao longo do tempo.
Conhecimento costuma atrair e fidelizar
O vendedor deve ser o maior conhecedor dos produtos que oferece. Por isso, a Usaflex promove treinamento e capacitação para os franqueados e sua equipe a fim de que todos conheçam a fundo cada calçado e acessório da marca.
O conhecimento dos produtos gera confiança no cliente. Ele passa a ter certeza de que será oferecido a ele exatamente o que ele precisa e não um produto qualquer para bater meta de venda. Nesse momento, começa a construção de uma conexão mais emocional e por isso, duradoura.
É possível personalizar para encantar o cliente
Não estamos falando de um calçado feito sob medida para cada cliente, mas de produtos que atendem a diversas necessidades dos mais diversos perfis de consumo. Neste sentido, personalização é encontrar o calçado que se encaixa naquilo que o cliente precisa.
Os calçados Usaflex têm como principal característica o conforto aliado à segurança, sem deixar de lado a estética e as tendências de moda. Por isso, vai de tênis a sandálias, sapatilhas, chinelos entre outros modelos e formatos.
Cada modelo tem um propósito, um efeito, e serve a uma demanda. Descobrir qual é a demanda do seu cliente é a chave para chegar com o calçado que ele de fato precisa.
A personalização não apenas aumenta as vendas, ela reforça laços sentimentais, contribuindo para a fidelização.
O ambiente de loja no processo de encantamento do cliente
Um bom ambiente de loja, planejado e executado para promover interação com os produtos e deixar o cliente confortável e à vontade, desempenha um papel importante na meta de atrair, fidelizar e encantar o cliente.
O ambiente físico, desde a disposição dos produtos até a iluminação e decoração, contribui para criar uma atmosfera que vai além da mera transação comercial. Um espaço agradável estimula a experiência de compra e reflete os valores e a identidade da marca.
Para a Usaflex, conhecida pela qualidade e conforto de seus calçados, o ambiente da loja deve transmitir esses atributos, promovendo não apenas a venda de produtos, mas a sensação de bem-estar.
Um ambiente acolhedor incentiva os clientes a explorarem os produtos com tranquilidade, experimentando, criando uma conexão mais profunda e emocional com a marca.
O atendimento não acaba com a venda
A interação com o cliente não deve ser encerrada após a compra. Esse é um dos grandes erros para quem busca encantar o cliente e fidelizar. O pós-venda é uma grande oportunidade para criar e reforçar o relacionamento com o cliente. Demonstrar que você se importa com ele, não somente em vender.
Enviar mensagens de agradecimento personalizadas, oferecer descontos em futuras compras, entrar em contato para saber da satisfação com o produto, informar sobre novidades, entre outras ações de aproximação não invasiva mostram o valor que o cliente tem.
A Usaflex sabe da importância de encantar o cliente e ser um bom negócio para você. Entre em contato, seja um dos nossos franqueados.