Satisfação dos franqueados e a consolidação da marca

27/12/2023 | Franquias

Quem melhor para divulgar uma franquia senão seus próprios franqueados? A satisfação dos franqueados ajuda na consolidação da marca porque mostra a sua realidade para além das estratégias de marketing e divulgação. É a palavra de quem investe tempo e dinheiro no negócio que dá credibilidade à rede de franquias.

Para um franqueado em potencial, além das pesquisas de mercado, dos números e informações da COF – Circular de Oferta de Franquia, ter o respaldo de franqueados mais antigos o faz entender que está fazendo a escolha certa.

Quanto mais satisfação dos franqueados, mais forte a marca fica e mais satisfeitos os franqueados seguem.

A satisfação dos franqueados implica no atendimento de suas expectativas

Ser dono do próprio negócio é algo que pode nascer de um sonho ou de uma necessidade. Seja por um motivo ou outro, em comum está a vontade de fazer algo em que acredita, ter mais liberdade em relação ao próprio tempo, poder crescer profissionalmente e ter uma rentabilidade compatível com a dedicação e o esforço, o que nem sempre acontece através de um emprego.

Por conta dos riscos comuns ao empreender, uma boa parte dos candidatos a donos do próprio negócio optam pelo modelo de franquia. Neste caminho, eles terão um empreendimento que já começa com uma marca reconhecida pelo público, terão apoio e suporte, além de um modelo de negócio já definido, posto em prática e que vem dando certo. É como começar com alguns passos à frente.

Essa é a expectativa do franqueado, ter uma rede de apoio ao invés de investir quase que no escuro, precisando aprender sozinho com os próprios erros e acertos sem contar com experiências prévias.

Por isso, quando a marca de fato cumpre com tudo o que promete em relação a suporte, como é o caso da Usaflex e seu programa de apoio ao franqueado, não há outro caminho senão o da satisfação dos franqueados.

A frustração dos franqueados e o perigo para a consolidação da marca

Se por um lado a satisfação dos franqueados é uma rampa de acesso ao sucesso da marca franqueadora, a frustração pode levar a graves problemas, entre eles, o rompimento do contrato e danos da imagem de marca.

Isso porque além de pegar muito mal franqueados estarem insatisfeitos em relação à franquia, caso haja um desligamento e a unidade feche (e isso aconteça com mais de um franqueado), ficará claro para o mercado que há um problema generalizado com a franqueadora; afinal, não se tratará de um caso isolado.

Essas questões de expectativa e frustração são evitadas através de COF e contratos claros, onde cada parte cumpre com suas obrigações e tem acesso aos seus direitos.

Entendendo o papel da COF – Circular de Oferta de Franquia

No processo de interesse entre franqueado e franqueadora há uma troca de informações entre ambas as partes a fim de levar adiante as negociações e o entendimento de ser algo bom para candidato e franquia.

De maneira formal, essas negociações ficam registradas na COF, um documento importante onde toda e qualquer informação a respeito da franqueadora e do funcionamento da franquia e da relação entre ambos está presente.

Por isso, esse documento precisa ser redigido com cuidado, lido e interpretado da mesma maneira. Afinal, é ele quem vai balizar a expectativa ou frustração do franqueado.

A COF funciona justamente para alinhar expectativas a partir da realidade da franqueadora, o que tende a acontecer ao integrar mais um empreendedor na rede e transformar sua experiência em mais um negócio bem-sucedido. É mais um passo para evoluir com a imagem de marca do negócio.

A satisfação do franqueado Usaflex

A satisfação do franqueado Usaflex passa por lidar com uma marca que oferece as seguintes vantagens e condições:

  • Liderança no segmento conforto de calçados femininos;
  • Marca bem estabelecida e conhecida no mercado nacional;
  • Produtos com diferencial muito claro para o consumidor: o conforto, que tem se tornado uma tendência da moda, é o DNA da Usaflex;
  • Amplo portfólio de produtos que aliam design + tecnologia + conforto;
  • Parque fabril próprio;
  • Presença internacional;
  • Alto grau de satisfação dos colaboradores – com premiações no Great Place to Work;
  • Foco em franquias, sem a presença de lojas próprias;
  • Contamos com profissionais de elevado histórico de sucesso;
  • A maioria dos franqueados possui mais de uma unidade (média de 3), o que chancela a satisfação dos investidores;
  • Trabalho constante para sempre rejuvenescer a marca e atingir novos públicos e suas demandas;
  • Relação bastante próxima com o franqueado;
  • Abordagem Omnichannel;
  • Responsabilidade social.

E também por oferecer ao franqueado, como apoio e suporte, entre outras coisas, auxílio na escolha do ponto de venda, treinamento, auxílio na gestão do negócio, reuniões e encontros para integração de toda a rede.

Todos esses atributos do negócio são fundamentais para construir a reputação e a imagem da marca. E isso tudo é refletido na satisfação dos franqueados, que reconhecem os esforços da franqueadora como um norte do desenvolvimento do negócio.

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