Quem melhor para divulgar uma franquia senão seus próprios franqueados? A satisfação dos franqueados ajuda na consolidação da marca porque mostra a sua realidade para além das estratégias de marketing e divulgação. É a palavra de quem investe tempo e dinheiro no negócio que dá credibilidade à rede de franquias.
Para um franqueado em potencial, além das pesquisas de mercado, dos números e informações da COF – Circular de Oferta de Franquia, ter o respaldo de franqueados mais antigos o faz entender que está fazendo a escolha certa.
Quanto mais satisfação dos franqueados, mais forte a marca fica e mais satisfeitos os franqueados seguem.
A satisfação dos franqueados implica no atendimento de suas expectativas
Ser dono do próprio negócio é algo que pode nascer de um sonho ou de uma necessidade. Seja por um motivo ou outro, em comum está a vontade de fazer algo em que acredita, ter mais liberdade em relação ao próprio tempo, poder crescer profissionalmente e ter uma rentabilidade compatível com a dedicação e o esforço, o que nem sempre acontece através de um emprego.
Por conta dos riscos comuns ao empreender, uma boa parte dos candidatos a donos do próprio negócio optam pelo modelo de franquia. Neste caminho, eles terão um empreendimento que já começa com uma marca reconhecida pelo público, terão apoio e suporte, além de um modelo de negócio já definido, posto em prática e que vem dando certo. É como começar com alguns passos à frente.
Essa é a expectativa do franqueado, ter uma rede de apoio ao invés de investir quase que no escuro, precisando aprender sozinho com os próprios erros e acertos sem contar com experiências prévias.
Por isso, quando a marca de fato cumpre com tudo o que promete em relação a suporte, como é o caso da Usaflex e seu programa de apoio ao franqueado, não há outro caminho senão o da satisfação dos franqueados.
A frustração dos franqueados e o perigo para a consolidação da marca
Se por um lado a satisfação dos franqueados é uma rampa de acesso ao sucesso da marca franqueadora, a frustração pode levar a graves problemas, entre eles, o rompimento do contrato e danos da imagem de marca.
Isso porque além de pegar muito mal franqueados estarem insatisfeitos em relação à franquia, caso haja um desligamento e a unidade feche (e isso aconteça com mais de um franqueado), ficará claro para o mercado que há um problema generalizado com a franqueadora; afinal, não se tratará de um caso isolado.
Essas questões de expectativa e frustração são evitadas através de COF e contratos claros, onde cada parte cumpre com suas obrigações e tem acesso aos seus direitos.
Entendendo o papel da COF – Circular de Oferta de Franquia
No processo de interesse entre franqueado e franqueadora há uma troca de informações entre ambas as partes a fim de levar adiante as negociações e o entendimento de ser algo bom para candidato e franquia.
De maneira formal, essas negociações ficam registradas na COF, um documento importante onde toda e qualquer informação a respeito da franqueadora e do funcionamento da franquia e da relação entre ambos está presente.
Por isso, esse documento precisa ser redigido com cuidado, lido e interpretado da mesma maneira. Afinal, é ele quem vai balizar a expectativa ou frustração do franqueado.
A COF funciona justamente para alinhar expectativas a partir da realidade da franqueadora, o que tende a acontecer ao integrar mais um empreendedor na rede e transformar sua experiência em mais um negócio bem-sucedido. É mais um passo para evoluir com a imagem de marca do negócio.
A satisfação do franqueado Usaflex
A satisfação do franqueado Usaflex passa por lidar com uma marca que oferece as seguintes vantagens e condições:
- Liderança no segmento conforto de calçados femininos;
- Marca bem estabelecida e conhecida no mercado nacional;
- Produtos com diferencial muito claro para o consumidor: o conforto, que tem se tornado uma tendência da moda, é o DNA da Usaflex;
- Amplo portfólio de produtos que aliam design + tecnologia + conforto;
- Parque fabril próprio;
- Presença internacional;
- Alto grau de satisfação dos colaboradores – com premiações no Great Place to Work;
- Foco em franquias, sem a presença de lojas próprias;
- Contamos com profissionais de elevado histórico de sucesso;
- A maioria dos franqueados possui mais de uma unidade (média de 3), o que chancela a satisfação dos investidores;
- Trabalho constante para sempre rejuvenescer a marca e atingir novos públicos e suas demandas;
- Relação bastante próxima com o franqueado;
- Abordagem Omnichannel;
- Responsabilidade social.
E também por oferecer ao franqueado, como apoio e suporte, entre outras coisas, auxílio na escolha do ponto de venda, treinamento, auxílio na gestão do negócio, reuniões e encontros para integração de toda a rede.
Todos esses atributos do negócio são fundamentais para construir a reputação e a imagem da marca. E isso tudo é refletido na satisfação dos franqueados, que reconhecem os esforços da franqueadora como um norte do desenvolvimento do negócio.
Conheça a franquia com alta satisfação dos franqueados, conheça a UsaFlex. https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado