A tão exaltada transformação digital deixou de ser novidade e passou a ser lugar comum, uma obrigação para a continuidade dos negócios. O tempo agora é de resultados. As promessas de implantação de tecnologia e digitalização dos processos precisam, e faz tempo, mostrar a que vieram. É hora da eficiência digital.
Muitas empresas surfaram a onda da digitalização sem ao menos entender a relação entre ventos e ondas. A consequência não podia ser pior, processos e softwares que não trouxeram resultados porque sequer foram realmente utilizados.
Para alcançar a eficiência digital, é preciso superar o offline. A geração do trabalho braçal precisa urgentemente fazer uso das ferramentas digitais. Indústria, comércio, serviço. Todo setor ganha em tempo, custo e qualidade de vida, no trabalho e fora dele, com a implementação das ferramentas digitais.
O aceleramento da transformação digital durante a pandemia
A pandemia da Covid-19 foi sem dúvida um acelerador da transformação digital. Milhares de negócios, dos mais diversos setores, se viram sem saída para continuarem operando caso não investissem nesse universo.
Desde o aplicativo de entrega, próprio ou terceirizado, a sites de e-commerce e uso de redes sociais, o ingresso no mundo digital era caso de manter-se vivo no mercado ou sair dele.
O maior desafio da Usaflex, por exemplo, foi seguir entregando conforto para os consumidores em um momento de insegurança mundial. “O processo de transformação digital foi um aliado importante nessa fase”, segundo Lucas Neves, diretor Digital da marca. “Para aprimorar a operação, a companhia investiu em canais digitais, aprimorou o e-commerce e criou iniciativas para engajar o cliente de forma positiva
Acontece que talvez a necessidade urgente, ou em outras palavras, a pressa em implementar as soluções digitais em seus negócios, levou muita empresa a realizar essa transformação pelo meio. Ou seja, sem o investimento total necessário, sem um trabalho de mudança de cultura, treinamento e sobretudo conscientização da razão da digitalização. O resultado é justamente a falta dele. Não houve avanço real.
Uma vez que a era da transformação já está em curso, mais do que nunca é preciso correr atrás do prejuízo e investir em eficiência digital. Não adianta só ter, é imprescindível ter e fazer direito.
Como ser eficiente digital
A eficiência digital começa com a empresa implantando aquilo que ela consegue gerir. Não adianta estar em todas as redes sociais sem conseguir produzir conteúdo regular ou dialogar com os seguidores/consumidores. Tampouco investir em software de gestão e o responsável se manter na planilha de Excel. A eficiência digital se dá através de planejamento, capacitação e prática.
Estude as possibilidades do mercado, pesquise, adquira o que for possível de implantar, invista na conscientização e capacitação da equipe e tire proveito de tudo o que os processos digitais podem oferecer.
A eficiência digital Usaflex
Em 25 anos de história, a Usaflex passou por transformações em seu jeito de pensar, agir e se mostrar. Acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor, renovar a imagem e também os produtos e relacionamento com as clientes foi fundamental para chegar meio século depois sendo ainda referência em sapatos confortáveis. Além da façanha de estar espalhada por todo o país através de suas unidades franqueadas.
A Usaflex vem investindo em tecnologia e eficiência digital mesmo antes da pandemia. O que antes era conhecido como o sapato da vovó ganhou novo design e variedade de modelos para atender a um público mais exigente, unindo estética e conforto.
O público veio rejuvenescendo e com ele os canais de venda, através de e-commerce próprio e presença em marketplaces. A Usaflex aposta no modelo omnichannel, com vários canais de venda e relacionamento integrados, no intuito de oferecer à consumidora mais conveniência na compra. A cliente pode comprar online e retirar na loja mais próxima, por exemplo, sem burocracia. Isso é eficiência digital.
A Usaflex, na busca da eficiência digital, implementou o uso de ferramentas para captação de informações do cliente a fim de entender como se dá a sua jornada de compra.
Aliado a outros instrumentos voltados ao consumidor, passou a utilizar também softwares de gestão de dados e assim melhorar a velocidade e o resultado das ações e, consequentemente, a tomada de decisões estratégicas.
O digital presente em todos os setores faz a informação circular de maneira mais eficiente e ágil, proporcionando uma grande capacidade de gestão geral do negócio.
Seja um franqueado Usaflex. Conheça nosso modelo de franquia. Acesse https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado