Tecnologia nos negócios em 2023: IA, nuvens e plataformas de desenvolvimento de experiências

31/1/2024 | Negócios

A tecnologia não para de surpreender com novas ferramentas a todo instante. Um mercado sempre em evolução voltado para soluções nos mais diversos segmentos e propósitos.

Um convite irrecusável às empresas que buscam melhoria nos seus processos, entregas e relacionamento com o cliente. O uso da tecnologia nos negócios é uma realidade crescente, de acordo com um estudo realizado pela TOTVS, uma das maiores empresas do setor, que mostrou que 85% das empresas brasileiras aumentaram seus investimentos em TI nos últimos três anos.

Os números são reflexo de uma cultura de otimização e agilidade sem perder o foco na qualidade da entrega. Na mesma rota, um levantamento do Harvard Business Review Analytic Services e NTT DATA, aponta que 90% das companhias latino-americanas têm intenção de incrementar os investimentos em tecnologias emergentes dentro de pelo menos um ano.

Dentre as principais áreas da tecnologia, vemos crescimento e promessas para IA (Inteligência Artificial), tecnologia de nuvem e plataformas de desenvolvimento de experiências.

Vamos entender cada uma delas.

IA, como a Inteligência Artificial tem se apresentado como tecnologia nos negócios

A IA ou Inteligência Artificial se constitui no uso da tecnologia através de um conjunto complexo de algoritmos nutrido por informações (dados), voltados para a tomada de decisões, tendo como foco atender as necessidades de cada negócio e solucionar de forma rápida e eficiente problemas afins. 

Em outras palavras, e de forma mais genérica, por assim dizer, a IA trata de aplicações que realizam tarefas complexas que anteriormente necessitavam de interação humana. Seu uso mais comum se aplica a:

  • Fornecimento de um entendimento mais abrangente sobre a grande quantidade de dados disponíveis;
  • Oferecimento de previsões para automatizar tarefas muito complexas ou simplórias.

Alguns conceitos relacionados à IA são Machine Learning e Deep Learning, que significam, respectivamente, capacidade de aprendizado das máquinas e redes neurais inspiradas no cérebro humano e sua capacidade de aprender e generalizar.

Algumas aplicações de IA nos negócios podem acontecer na gestão financeira, monitoramento de resultados, diminuição do tempo de tarefas repetitivas, atendimento ao cliente, operações financeiras, entre outras.

Tecnologia de nuvem

A tecnologia de nuvem ou computação em nuvem implica em substituir os recursos físicos de hardware de uma empresa e passar a usar o espaço de um provedor, ganhando mais capacidade de armazenamento, agilidade e segurança de milhares de dados, sejam softwares, aplicativos ou serviços. O acesso é feito por conexão de internet ou rede privada.

Uma das grandes promessas para 2023 são as estratégias multi-cloud, ou seja, contratos com mais um serviço de provedor de nuvem, público ou privado. A tendência se explica pelo aumento da necessidade de serviços cada vez mais robustos e complexos, que nem sempre, a depender da demanda da empresa, um único provedor consegue atender.

Plataformas de desenvolvimento de experiências

Já faz um tempo que marcas e empresas se voltaram para oferecer ao cliente não somente um produto ou serviço junto a um bom atendimento, mas uma experiência completa em sua jornada de compra. A experiência, então, se tornou a palavra-chave no relacionamento com o consumidor.

Em lojas físicas essa experiência se dá pelo ambiente, iluminação, organização dos espaços e tantas outras estratégias de merchandising além do atendimento. Contudo, como oferecer experiências no universo digital onde o cliente está presente cada vez mais?

É aí que entram as plataformas de desenvolvimento de experiências. Essas plataformas são um agrupamento de várias tecnologias capazes de oferecer, a diversos perfis de consumidores, um acesso seguro, personalizado e consolidado a várias informações e aplicativos de diferentes maneiras.

Através dessas plataformas as empresas podem:

  • Construir relacionamentos mais eficazes com os seus consumidores: através de um conhecimento mais aprimorado do consumidor é possível oferecimento mais direcionado às suas demandas;
  • Oferecer um relacionamento multicanal: as plataformas permitem integração mais assertiva entre todos os canais de venda e relacionamento que a empresa oferece e assim, o consumidor pode ser atendido onde e quando achar melhor com um mesmo padrão de qualidade;
  • Integrar sistemas: informações dos consumidores podem ser coletadas por várias vias. Quanto mais informação, mais chance de conquista desse consumidor;
  • Analisar dados: o comportamento do consumidor coletado e analisado com eficiência.

A transformação digital já aconteceu, agora é otimizar e conquistar cada vez mais clientes, como faz a Usaflex. Conheça nossa franquia.

https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes