A importância do branding para franquias

29/12/2023 | Franquias

O sucesso de uma rede de franquias está justamente na força da sua marca. Quanto mais forte e reconhecida no mercado, mais desperta o interesse de potenciais franqueados e atrai consumidores, parceiros e fornecedores. Para construir uma marca forte é preciso investir na gestão da marca, que é chamada de branding.

Branding é diferente do marketing, apesar de muitas pessoas confundirem e acharem que se trata da mesma coisa. Além de objetivos diferentes, as estratégias também se diferem. A verdade é que através de um branding bem elaborado, a marca ganha destaque e diferencial competitivo, o que permite ao marketing mais facilidades para divulgar e vender produtos e serviços.

Para você entender a importância do branding e como a Usaflex gere a sua marca de sucesso, vamos explicar o que é o branding, suas estratégias e importância para redes de franquias.

O que é o branding?

De forma simples e direta, branding é a gestão da marca. Essa gestão implica em criar um posicionamento forte, ou seja, levar até os consumidores uma imagem de marca que os atraia, os faça se identificar e, por isso, consumir e até mesmo ajudar a divulgá-la.

Criada a imagem é preciso fazê-la chegar ao maior número de consumidores possível dentro do universo do público pretendido. Cabe ao branding tornar a marca conhecida, diferenciada e desejada. Mas principalmente dar a ela uma identidade.

A importância da identidade de marca

Assim como as pessoas têm identidade, as marcas também precisam ser identificadas por suas qualidades e características a fim de se destacarem das suas concorrentes do mercado. A construção dessa identidade é um trabalho do branding.

Para criar a identidade de uma marca é preciso entender os valores, missão e visão da empresa por trás dela. Afinal, essa identidade precisa estar alinhada aos conceitos que são o jeito de ser e operar da empresa, além de representá-los.

É a partir da identidade, que o slogan, logotipo, embalagens, layout de lojas e tudo o que diz respeito à comunicação visual da marca, além das estratégias de marketing, relacionamento e vendas, que serão desenvolvidos. Tudo precisa comunicar ao consumidor quem ela é, o que ela representa e porque ela deve ser a preferência das pessoas.

É preciso que o consumidor entenda quem é a marca e a reconheça em qualquer situação com a ajuda dos elementos que a compõem.

As atividades ligadas ao branding

Antes de gerir uma marca, é preciso fazer ela existir. Isso começa na criação e identidade, tanto do ponto de vista conceitual como na sua identidade visual e uso de slogan, que, aliás, deve permitir que o consumidor entenda os benefícios em apenas uma frase.

Uma vez criada a identidade, o segundo passo é elaborar um manual de marca. Isso é imprescindível, ainda mais quando se trata de franquias. O manual terá todas as especificações de uso da identidade visual.

É importante sempre lembrar que o objetivo dessas ações é tornar a marca não somente conhecida do público, mas também fácil de ser reconhecida por ele.

Na sequência, vem o posicionamento. Ou em outras palavras, como ela deve ser vista no mercado. Para isso é preciso selecionar as principais características que a diferenciam de suas concorrentes.

A Usaflex, por exemplo, é uma marca de sapatos que respeita a anatomia dos pés sem abrir mão do design. Isso é um posicionamento que define muito bem a empresa.

Agora existe uma marca com identidade e posicionamento. O próximo passo é mostrá-la ao mercado. Este passo exige um conhecimento vasto sobre o público que se deseja alcançar, afinal, é preciso estar nos mesmos lugares que ele e estabelecer oportunidade de diálogos.

Eventos, mídia off e online, redes sociais, patrocínio de programas, os meios são inúmeros para uma marca ser vista, é só escolher de forma estratégica, tendo em mente os meios que o público consome.

Branding e franquias

Uma rede de franquias nasce, basicamente, a partir de um modelo de negócios que deu resultados e pode ser replicado. Porém, é a identidade e a força da marca que fará essa expansão acontecer.

O branding tem o papel de aliar qualidade de produtos e serviços, experiências no ponto-de-venda, preços, feedback dos clientes e mais uma infinidade de variáveis que tornam a franquia cada vez mais forte.

Por isso, gerir uma marca de peso, de tanto reconhecimento pelo público, é uma forma de enriquecer a experiência do consumidor e levar uma franquia ao sucesso a partir do que ela comunica às pessoas.

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