O uso de Inteligência Artificial no atendimento ao cliente

19/12/2023 | Mercado, Negócios, Tendência

O objetivo é oferecer facilidade

Quem acha que a Inteligência Artificial é algo distante, e que não pode ser usada em todo tipo de negócio, está muito enganado. Ela já faz parte do cotidiano e contribui para que marcas sejam mais competitivas.

Como assim? A Usaflex explica.

Embora a IA seja uma tendência há alguns anos, atualmente, ela vem sendo apontada como uma aplicação efetiva para diferentes frentes de trabalho, entre elas, o atendimento ao cliente numa franquia. Tudo feito com o apoio do machine learning.

Ou seja, o uso da IA não é mais um privilégio apenas para as grandes multinacionais ou gigantes da tecnologia. Essas ferramentas se tornaram acessíveis para todos. Agora, as equipes de uma franquia podem ter mais eficiência no dia a dia.

Por isso, toda rede e todo franqueado deve estar atento ao que está acontecendo em torno da IA. Certamente, será mais fácil compreender a gama de ferramentas para testar e colocar em uso. Existem diversas e para diferentes aplicações.

Confira como a IA pode ser usada no atendimento ao cliente e que benefícios ela proporciona.

Decisões de compra

A tecnologia da IA tende a ajudar na decisão de compra do cliente. Mas, como isso pode ser feito?

1º Para a análise de dados do cliente;

2º Para determinar os hábitos de pesquisa e compra;

3º Para o atendimento ao cliente conforme as recomendações baseadas no histórico obtido.

Entender o comportamento dos clientes de uma franquia é fundamental para atrair as melhores oportunidades, inclusive, de upsell e cross-sell (técnicas de vendas). Dessa maneira, a IA acaba contribuindo para que a loja ofereça realmente o que o cliente precisa.

Serviços além da média

A IA pode ser utilizada para a análise dos textos enviados pelos clientes. A tecnologia identifica palavras recorrentes nos canais da franquia, como as redes sociais, determinando ainda se existe algum gargalo no serviço de atendimento (ou qualquer outro) e que possa afastar os clientes.

Logo, a franquia pode utilizar essa vertente da IA para se adiantar aos problemas e resolvê-los antes mesmo de acontecerem. Pode também ajudar a identificar informações úteis, que podem ser efetivas para a franquia oferecer serviços mais personalizados. Por exemplo, com cartões de aniversário e homenagens em datas comemorativas.

Ajuda humana

Outra função da IA no atendimento ao cliente é determinar quando a ajuda humana é necessária. Muitas vezes, o autoatendimento deve ser substituído pelo atendimento de um colaborador. Ou seja, o chatbot pode começar a conversa com o cliente, mas também deve descobrir quando uma situação será mais bem resolvida por uma pessoa, transferindo o caso para um profissional responsável que fará uma análise mais detalhada e oferecerá um melhor serviço.

Atualização

Além de todos os pontos citados, a IA é fundamental ainda para atualizar os clientes da franquia. E de diversas maneiras como, por exemplo, sobre o tempo de entrega de um produto, liquidação, novas coleções, tamanhos disponíveis, horário de atendimento presencial, etc. O objetivo é economizar o tempo e o esforço do consumidor.

Em suma, a IA é uma tecnologia poderosa para que a franquia esteja sempre um passo à frente na concorrência, oferecendo aos clientes um serviço efetivo. Ao usar as ferramentas disponíveis, as unidades franqueadas personalizam o atendimento (de todas as maneiras), dando ao cliente o que ele mais busca atualmente.

Quer conhecer o modelo de franquia da Usaflex? Acesse https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes