Tendências do varejo no franchising

13/12/2023 | Franquias

O ano de 2023 é de recomeço para o mundo, o que impõem mudanças e adaptações, incluindo alguns retornos. Durante o período pandêmico vimos crescer o delivery e as experiências online. Com a ordem de não sair de casa, a conexão entre pessoas e a realidade do lado de fora se deu via chamadas  de vídeo, redes sociais, sites e outras ferramentas digitais.

O consumo não ficou de fora desse modus operandi e muitas empresas precisaram se adequar ao digital, na época, como era possível. Ainda que alguns formatos de compra e venda estejam consolidados no mundo digital e com novidades à vista,  umas das tendências do varejo para 2023 é um retorno importante ao presencial.

Passada a fase do isolamento e distanciamento social, o tempo agora é de aproximação. As lojas físicas já vêm apresentando um crescimento de venda e a busca do cliente por mais experiências sensoriais in loco. O franchising não fica de fora dessa tendência, por isso franqueadores e franqueados precisam estar preparados para atender o consumidor em diversas modalidades.

ESG como norteador das tendências do varejo

Você já deve ter lido ou ouvido falar em ESG. A sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa é uma pauta que segue importante e orientadora das práticas do varejo e no franchising em 2023. Afinal nunca foi tão necessário discutir práticas e responsabilidade ambiental, sustentabilidade e questões sociais.

Esses temas se mostram presentes em ações internas junto aos colaboradores, com mais inclusão, horizontalidade, flexibilidade e transparência nas relações, além da valorização de funcionários e terceirizados.

Do ponto de vista do consumidor, a ESG se traduz em ações sociais, produtos que respeitem o ecossistema, métodos sustentáveis de produção, transporte e comercialização, além de reaproveitamento de materiais, descarte correto de resíduos e escolha de matérias-primas.

Um consumidor em especial chama a atenção, são aqueles da chamada Geração Z, homens e mulheres jovens dispostos a pagar mais por um produto que traga em seu DNA os princípios ESG e realizar suas escolhas de compra baseados em como o varejo demonstra práticas sustentáveis.

Multicanalidade ou Omnichannel

Cada vez mais forte no varejo, a omnicanalidade é a integração inteligente e funcional dos canais de venda e relacionamento de uma marca. Um olhar pautado na conveniência do cliente facilitando o seu acesso ao consumo e à comunicação.

O consumidor atual vive cada vez mais o consumo híbrido, ou seja, o uso casado de canais digitais e físicos. Por isso, é fundamental investir nesses dois formatos para estar vigente com os novos hábitos e não perder clientes, ao contrário, atrair cada vez mais.

Contudo, é imprescindível um excelente trabalho de comunicação e integração entre todos os envolvidos para que as informações em cada um dos canais estejam alinhadas entre si. Nada mais confuso para um cliente que receber informações diferentes da loja física e do e-commerce, por exemplo. A ideia é que são empresas diferentes. Isso não é bom para a imagem da marca.

Importante reforçar que omnicanalidade não é só ter diversos canais, é ter canais que interagem entre si possibilitando que o consumidor navegue de um para outro sem qualquer dificuldade. Segundo um estudo intitulado “Tendências do Varejo 2023”,  realizado pela Opinion Box, em parceria com a Dito, ao menos 78% dos consumidores realizaram a compra no canal online e fizeram a retirada do produto na loja física.

Social Commerce – as redes sociais na mira do consumo

Algo ainda incipiente no Brasil, mas que demonstra potencial, é o uso das redes sociais, como Instagram, por exemplo, para realização de compras. Enquanto navega em fotos e textos, o usuário pode se deparar com algo que lhe agrade e ter um botão de acesso a compra sem precisar sair da rede ou clicar em links fora do post.

Excelente para compras por impulso ou até mesmo para aquele consumidor que usa as plataformas sociais para pesquisa de compra.

Ações de CRM (Customer Relationship Management)

Essas ações são sempre tendências do varejo, afinal o foco é o consumidor. Para conhecer ainda mais as particularidades de cada cliente, a empresa deve coletar informações do consumidor e através delas criar conteúdo que possibilitem a interação. Neste sentido, tecnologias como QR Code, Chatbots, PIX, realidade virtual, entre outras, estarão cada vez mais presentes.

De acordo com o  estudo “Seasonal Insights, aplicado pela Offerwise, 67% dos brasileiros gostariam de receber ofertas personalizadas. Isso demonstra a importância de aquisição de ferramentas tecnológicas capazes de auxiliar na gestão de relacionamento.

A Usaflex, nestes 25 anos de existência, tem se aprimorado não só na produção de sapatos e bolsas, mas na relação com o consumidor. Não à toa segue referência no setor.

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