A importância da inclusão no franchising

1/12/2023 | Franquias

Como promover a diversidade e a equidade?

As pessoas são todas iguais? Elas pensam sempre da mesma maneira? Se comportam de acordo com os mesmos padrões? Obviamente que não. Então, por que achar que uma empresa deve exigir uniformidade entre as pessoas?

O franchising mesmo, que tem por conceito básico a padronização, deve fazer isso apenas em relação ao sistema operacional e gerencial, ao atendimento e à identidade visual da marca. Mas, nunca em relação às pessoas.

A diversidade deve ser tratada e respeitada em todas as áreas da sociedade, inclusive, nas redes de franquias. Além do mais, ela pode trazer diversos benefícios para a organização toda.

Com a colaboração de diferentes pessoas, a franquia adquire mais criatividade e inovação. Ela se torna cada vez mais capaz de atender às necessidades do próprio público, que também é diverso.

A diversidade pode gerar ainda um clima organizacional mais harmonioso e colaborativo – promove a equidade. Resultado: colaboradores e franqueados ainda mais satisfeitos e público fiel por meio do encantamento e experiência de compra.

Como se adaptar?

As franquias devem compreender que as mudanças demográficas, por exemplo, já são uma realidade no mundo todo. Logo, é preciso se adaptar a elas. Para isso, as redes podem criar estratégias focadas em diversos públicos – minoritários ou não.

Outra coisa, é preciso que as franquias se tornem inclusivas étnica e culturalmente. Uma ideia é oferecer treinamentos para os colaboradores e os franqueados sobre como lidar com clientes e colegas de diferentes origens, orientações, faixas etárias, gêneros, classes, etc.

Dicas da Usaflex

O franchising brasileiro é uma opção efetiva para incluir as minorias que desejam empreender, por exemplo. Essa é uma ótima oportunidade para mostrar ao público que a marca tem responsabilidade social.

Segundo a própria Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias gerenciadas por negros, por exemplo, cresceram 16,2%. Esse número é explicado pela busca por representatividade e pela oportunidade de empreender em um modelo de negócio consolidado no mercado.

Toda franquia deve oferecer suporte e treinamento para os empreendedores, de modo a levar os melhores conceitos de inclusão ao público. Confira outros exemplos.

Empoderamento feminino

A equidade caminha em favor das mulheres também. O franchising vem dando cada vez mais oportunidades para elas e essa é uma ótima ideia para quem deseja contribuir com a inclusão. As mulheres estão cada vez mais empoderadas e conquistando um bom espaço no mundo corporativo. Uma franquia pode ser uma ótima oportunidade para as que querem empreender com suporte necessário para o sucesso.

LGBTQIAPN+

A inclusão LGBTQIAPN+ ainda é um tabu para muitas redes franqueadas. Porém, muitas franquias estão se destacando com uma postura mais inclusiva e com equidade. Vale a pena investir em treinamentos de equipes com foco nesse tipo de aceitação, de modo que colaboradores e franqueados saibam como lidar com clientes e colegas de trabalho LGBTQIAPN+. Políticas internas também podem garantir a equidade e melhores oportunidades, com respeito, a todos.

Estrangeiros

Os estrangeiros também podem encontrar no franchising uma grande oportunidade para empreender, de modo a se integrarem na sociedade brasileira. Mais uma vez, os treinamentos são uma ótima opção para esse contexto, bem como um possível suporte na obtenção de documentos e na adaptação da cultura do país.

Acredite, incluir diversidade no franchising pode mostrar uma perspectiva diferente para o público da respectiva franquia, com ideias diferenciadas e soluções eficazes para atender as necessidades de um público nada homogêneo e cada vez mais diverso.

Conheça o modelo de franquias Usaflex: https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

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