Identidade forte beneficia franqueados e clientes
A padronização é a principal característica de uma franquia. É preciso que a rede estabeleça regras operacionais e uma identidade, que serão preservadas pelos franqueados. Essa é a base para que o público reconheça a marca, independente da unidade em que estiver.
Para que esta sensação de reconhecimento exista, é imprescindível desenvolver uma cultura organizacional, que será fundamental para fortalecer a filosofia da marca no mercado e unificá-la. Só assim colaboradores, franqueados e público final terão senso de pertencimento.
A cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos que a franquia determina para formar a sua própria filosofia. Tais características são importantes para criar uma identidade, que, por sua vez, será essencial para a otimização dos processos juntamente com os franqueados e na condução do negócio em geral.
O conceito, normalmente, é formado a partir dos valores concebidos pelo fundador da marca, como no caso da Usaflex, que carrega os valores de seu idealizador até hoje. No entanto, com o tempo, a cultura vai se moldando conforme as interações e processos desenvolvidos pela companhia, de modo a acrescentar novos hábitos.
Vantagens para as franquias
Além da cultura organizacional promover a filosofia da marca, ela ainda contribui para que a franquia atraia os melhores profissionais e potenciais investidores. Ou seja, ela é essencial para a captação e retenção de talentos. Dessa maneira, a franqueadora terá a melhor mão de obra e as melhores parcerias com quem possui os mesmos ideais, valores e princípios.
Fora isso, a cultura organizacional ajuda na definição de aspectos importantes para o sistema operacional da rede. Entre eles, políticas internas, operações e metas. Para isso, a franquia deve criar um planejamento estratégico, de modo a disseminar conceitos e sistemas importantes – tanto para os colaboradores quanto para os franqueados.
Tipos de cultura organizacional
Fato é que cada franquia pode possuir a sua própria cultura e essência. No entanto, as redes seguem uma das quatro opções abaixo, normalmente. Conheça os principais tipos de cultura organizacional:
> Papéis: Aqui, cada profissional tem o seu próprio papel. Os processos são democráticos, porém existe um grande medo de ousar. Esse tipo de cultura faz com que as pessoas desenvolvam sempre as mesmas tarefas e caiam na mesmice.
> Cultura de Pessoas: Nesse tipo de cultura há uma grande relação entre a gestão e a própria franquia. O foco é estimular a criatividade, o trabalho em equipe, a evolução e o crescimento da rede. Essa opção defende a gestão de pessoas como peças-chave para o bom desempenho da marca.
> Cultura de Poder: A cultura do poder, normalmente, possui uma gestão centralizada. Ela vem sendo pouco a pouco desestimulada. Isso porque a franquia que adota essa cultura tende a ter um ambiente competitivo e a estimular isso entre os franqueados. Quando eles, na verdade, devem trabalhar em parceria.
> Cultura de Tarefas: Esse tipo de cultura organizacional tem como foco a realização de atividades, com base na contratação de profissionais capacitados e o fechamento de negócio com franqueados que preencham os requisitos da franquia. Esse tipo é bem aceito porque beneficia a todos os envolvidos nas negociações por ser flexível e valorizar a criatividade. As franquias que focam na cultura das tarefas tendem a trabalhar com avaliadores de desempenho, de modo a coletar e fornecer dados aos colaboradores e franqueados sobre o desempenho da marca.
Na Usaflex
Para que a franquia crie a sua própria cultura organizacional, todos precisam entender profundamente seus valores e sua missão. Continue a leitura e saiba, inclusive, como a Usaflex conduziu a construção de sua cultura organizacional.
- Inovação
A franquia precisa estar aberta a novas ideias, principalmente, aquelas vindas dos seus colaboradores e franqueados. Além disso, deve possuir dinamismo, criar oportunidades e lançar novas tendências no mercado.
Outros exemplos consistem em:
1. Reuniões e treinamentos para os franqueados;
2. Novas ideias para os processos da rede;
3. Abertura para sugestões.
- Detalhes
A atenção aos detalhes faz parte da cultura organizacional da franquia. É fundamental que a rede esteja de olho nas entregas dos colaboradores e das unidades franqueadas. Dessa maneira, é possível acompanhar os melhores resultados, propagando aos demais, e corrigir possíveis falhas.
- Resultados
Por falar em resultados, eles devem ser valorizados pela franquia, já que este é um ponto importante da cultura organizacional. Isso ajudará a identificar e repensar os métodos que estão indo para caminhos contrários aos determinados como metas. A franquia deve se relacionar com os franqueados para acompanhar as atividades das unidades e se certificar de que tudo esteja saindo conforme o esperado.
- Humanização
A cultura organizacional visa também a valorização do capital humano da franquia – incluindo colaboradores e empreendedores franqueados. Essa humanização é primordial para o crescimento e boa visibilidade da marca. Lembrando que são as pessoas que executam os melhores processos e oferecem os melhores resultados. Logo, elas devem ser valorizadas.
Se você, como a Usaflex, acredita que é possível ter uma cultura organizacional sólida e coesa, para que todos possam se beneficiar disto, entre em contato e venha conhecer melhor nossa empresa: https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado