A importância da arquitetura de uma franquia

31/10/2023 | Franquias

O projeto arquitetônico das lojas ajuda na identificação da marca pelo público

Tudo o que envolve o desenvolvimento de uma franquia, bem como as operações de suas unidades, deve ser estrategicamente elaborado para manter a marca dentro dos padrões determinados pelo franqueador. E o mesmo vale para o projeto arquitetônico.

É fundamental que as lojas franqueadas obedeçam a um padrão. Essa padronização, na verdade, acontece a partir da implementação de especificações com relação à identidade visual da marca.

Já reparou nas lojas da Usaflex? Elas seguem as especificidades da matriz para manter uma concordância. O projeto arquitetônico da franquia nasce juntamente com a idealização da marca.

A arquitetura é a tradução do negócio em si para o público. Ela compreende a aplicação correta das cores escolhidas para a identidade da marca, bem como o layout. Tais itens devem ser aplicados na unidade franqueada, uma vez que toda franquia trabalha com a repetição do próprio conceito, sendo posicionado da melhor maneira possível.

Estratégia

Conforme citamos, a arquitetura faz parte da estratégia da franquia. Esse projeto é tão importante quanto o plano de negócios, a conceituação do público, a escolha e fabricação dos produtos, as metas, o marketing, etc. Muitas vezes, o cliente é conduzido até a loja pela curiosidade no projeto arquitetônico. A padronização da marca exposta em locais estratégicos traz ainda mais visibilidade e consolidação para a rede.

Isso porque não basta ter um bom layout. A arquitetura padronizada mostra maturidade da marca, que pode apresentar ainda a sua proposta ao mercado. É importante, no entanto, que o projeto arquitetônico seja perfeitamente replicável.

O projeto arquitetônico de uma franquia é imprescindível para que a marca seja fixada no mercado. Alguns pontos merecem atenção. Confira logo abaixo.

1. Shopping, rua ou galeria

Uma das vantagens do projeto arquitetônico da franquia é que ele pode ser elaborado também conforme o tipo de unidade que o empreendedor abrirá. Mesmo sem perder a padronização ou fugir no layout da marca, é possível criar projetos específicos para a respectiva loja. Ou seja, se ela será aberta num shopping, na rua, numa galeria, etc.

2. Profissionais

Outra coisa, o projeto arquitetônico conta com a expertise de um profissional da área. Logo, ele dará as melhores dicas e sugestões acerca da proposta da marca – se o projeto esperado tem relação ou não com o conceito da franquia – se ele faz sentido.

3. Acessórios

Os acessórios e decoração entram no projeto arquitetônico. E eles são essenciais para padronizar ainda mais as unidades. Portanto, os materiais utilizados devem ser perfeitamente especificados, de modo que o projeto seja replicável pelos franqueados e a franquia esteja dentro dos padrões em qualquer lugar.

4. Valores

O projeto arquitetônico é também fundamental para repassar os valores e filosofia da marca ao público. A identidade visual das lojas mostra exatamente o que ela tem a oferecer aos clientes. Mesmo antes de ver os produtos, o consumidor se sente atraído pela loja de alguma maneira.

5. Concorrência

A arquitetura é imprescindível para destacar a franquia da concorrência, sejam as lojas individuais ou demais marcas do franchising. Portanto, respeitar essa padronização é uma atitude benéfica tanto para a rede quanto para os franqueados, que podem colher os frutos desse plano todo.

A Usaflex leva a sério as premissas para um projeto arquitetônico que seja adequado a cada unidade franqueada, para que o público saiba que se trata de uma loja Usaflex. Assim, o franqueado se beneficia de todo o know-how que os clientes já reconhecem em todos os produtos Usaflex!

Conheça nosso modelo de loja e de franquia. Acesse: https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

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