Benchmarking para franquias

3/8/2023 | Marca

Franqueados podem estudar o mercado fora ou dentro da rede

O benchmarking é uma ferramenta poderosa para conhecer o mercado. Mas você sabia que ele pode ser usado para estudar outras unidades da mesma rede? A Usaflex acredita que essa prática traz benefícios para os negócios e, por isso, fala sobre isso aqui. 

O termo benchmark significa “referência” – ou seja, quando uma marca utiliza um concorrente do mesmo segmento como referência para melhorar a gestão do negócio. Por meio dele, é possível mapear as boas práticas e também as iniciativas que não tiveram muito sucesso. Afinal, aprender com o erro é algo fundamental, não é? 

O benchmarking é feito a partir de estudos do próprio mercado, mas também com uma análise interna na própria organização. Para o franchising, essa segunda modalidade é essencial. 

Benchmarking

Estudar a concorrência e avaliar a funcionalidade dos próprios métodos. Este é o benchmarking. Com a aplicação, uma empresa franqueada pode comparar seus produtos e serviços com os demais concorrentes no mercado – sejam eles franqueados ou não. O objetivo é identificar melhorias, fraquezas, gargalos e oportunidades. Isso porque é imprescindível que a rede esteja sempre antenada com relação ao que o mercado oferece de inovador, principalmente, com relação às tecnologias de produção e logística.

O mercado é desafiador. Os consumidores, por sua vez, se mostram cada vez mais exigentes em busca de produtos e serviços que ofereçam vantagens. O cliente não pensa duas vezes antes de mudar de fornecedor se este não estiver cumprindo com suas promessas de qualidade. Por isso a Usaflex está sempre disposta a inovar e a manter a qualidade dos produtos: para que os clientes permaneçam satisfeitos e fiéis. 

Toda franquia bem preparada garante o sucesso dos franqueados a partir do processo de fidelização dos clientes. Parte dessa gestão diz respeito a estudar e analisar a concorrência, bem como as tendências tecnológicas.

Além disso, é importante compreender as ferramentas mais eficientes no mercado e aplicá-las em todos os âmbitos do negócio. Este é o benchmarking, um estudo da concorrência e a incorporação de novos métodos de trabalho. Resultado: novas oportunidades de alcance para a franquia.

Principais métodos

São diversas as maneiras de aplicar o Benchmarking numa franquia. Abaixo, listamos as principais – tanto para análise da concorrência quanto dos processos internos. Segue!

Genérico

Esse tipo é chamado assim porque pode ser realizado quando existe uma semelhança em alguns processos entre uma marca e outras escolhidas para serem avaliadas. Neste caso, não é necessário que todos tenham o mesmo produto ou façam parte do mesmo mercado, por exemplo. Ou seja, a marca decide por analisar a outra apenas para identificar alguns pontos de melhoria.

Competitivo

Este é o mais “literal” dos benchmarkings, uma vez que trata dos competidores diretos. Ele é aplicado para que a franquia possa identificar os pontos fortes dos concorrentes, além dos seus gargalos e como eles geram oportunidades. Este método ajuda a melhorar a posição da marca no mercado e a oferecer serviços e produtos cada vez melhores. Vale até usar dados divulgados pelas empresas, tais como faturamento, crescimento anual, projeções, etc.

Funcional

Este tipo de benchmarking sugere uma comparação entre etapas de empresas de sucesso. A ideia é analisar setores e áreas distintas em uma determinada companhia – não precisa ser concorrente. Especificamente para o sistema de franquias, isso é feito para que a marca encontre seus pontos fortes e fracos, tendo a oportunidade de melhorar cada etapa de trabalho. Ajuda também.

Interno

Aqui, a franquia pode comparar os próprios setores e analisar como cada um vem apresentando seus resultados, de modo a aprimorar a gestão. Pode-se, por exemplo, verificar o desempenho do setor de vendas, suporte ao franqueado, financeiro etc. O objetivo é tirar conclusões sobre a produtividade e os processos que funcionam melhor e os que precisam de mais atenção.

De cooperação

Este tipo de benchmarking é ótimo para as franquias. Isso porque é feito entre empresas que visam um sucesso mútuo, como as unidades franqueadas. Ou seja, se uma unidade possui sucesso em um procedimento e a outra encontra facilidade com outra atividade, ambas podem se ajudar e crescer juntas.

Benchmarking para franqueados

Conforme acabamos de citar, o benchmarking para os franqueados pode acontecer entre unidades da mesma rede. O objetivo é identificar os processos da operação do outro franqueado, de modo a tornar cada unidade mais produtiva e com o faturamento esperado. A unidade que realiza a pesquisa pode promover ainda ações com a referência adquirida pela aplicação do benchmark.

As estratégias desse método podem ser direcionadas pelos franqueados ou por iniciativa também da franqueadora. Se o empreendedor está insatisfeito com a sua operação, pode começar suas pesquisas e análises.

O mesmo vale para quem apenas busca atingir um novo nível de trabalho e faturamento. Além de pesquisar a própria rede, o franqueado tem a oportunidade de avaliar franquias de outras marcas, mas dentro do seu segmento de referência. Vale a pena sugar novas experiências, filtrá-las e aplicá-las em benefício do negócio. 

E se você tem considerado investir em uma franquia, não deixei de conhecer o modelo de negócio Usaflex: https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

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