Muitos empresários compreendem a importância do capital de giro. Porém, alguns empreendedores mais recentes ou mesmo os novos franqueados podem ainda não compreender a extensão da relevância desse tipo de plano financeiro.
O capital de giro é fundamental para o início e a continuidade das atividades de um negócio, pois permite sua operação, ajudando a garantir melhor controle da sua saúde financeira.
Em algumas redes franqueadoras, por exemplo, é exigido em COF e no Contrato de Franquia, um valor mínimo para o franqueado ter como capital de giro. Ou seja, uma quantia em dinheiro disponível no caixa para iniciar as operações referente às necessidades e obrigações do negócio.
Então, Capital de Giro é um montante financeiro mínimo que o franqueado precisa dispor para iniciar (e manter) a operação da unidade. É uma reserva financeira para cobrir custos e despesas fixas ou variáveis nos primeiros meses do negócio, podendo ser entre seis e doze meses iniciais, ou conforme o acordo feito entre franqueadora e franqueado.
A importância do capital de giro
Por ser uma reserva financeira suficiente para cobrir custos e gastos que mantêm as atividades do dia a dia de um negócio, o capital de giro é tão importante quanto gerar lucros, uma vez que, segundo o Sebrae, três vezes mais negócios falem por falta dessa reserva.
Sendo assim, a importância do capital de giro está em controlar melhor as finanças em seu negócio, ao analisar contas a pagar e a receber, possibilitando outros investimentos que rendam lucros para você e para sua empresa.
Planejar o capital de giro também oferece a possibilidade de analisar riscos financeiros da sua franquia e, após isso, criar estratégias para a melhoria dos seus resultados. Isso irá permitir maior segurança diante de imprevistos, evitando problemas e dificuldades que afetem os processos organizacionais agora e no futuro.
Como calcular o capital de giro
Se você está começando um negócio, seja individual ou franquia, e quer saber como calcular o capital de giro, acompanhe!
Já dissemos aqui que algumas redes franqueadoras exigem em contrato um valor mínimo para o capital de giro. Porém, você também pode fazer um cálculo que irá ajudar a identificar quanto deve ser essa reserva.
O cálculo do capital de giro é a diferença entre o valor de recursos disponíveis em caixa e a soma do valor de despesas e contas a pagar do negócio. Sendo assim, a fórmula para calcular é:
Capital de giro = Ativo circulante – Passivo circulante
Logo, vamos a um exemplo:
Ativo Circulante
Conta bancária: 3.000,00
Estoque: 2.000,00
Contas a Receber: 5.000,00
Total: 10.000,00
Passivo Circulante
Salários: 3.000,00
Impostos: 1.000,00
Despesas gerais: 2.000,00
Total: 6.000,00
Ou seja: 10.000,00 – 6.000,00 = 4.000,00 de capital de giro
Caso o resultado deste cálculo seja negativo, faça uma revisão dos seus custos, despesas e contas a receber, pois seu negócio está com baixa capacidade de operação em um curto prazo, trazendo grandes riscos à sua saúde financeira.
Dicas de como manter o capital de giro
Vamos a algumas dicas importantes que ajudam você a manter o capital de giro da sua franquia.
> Disciplina para controlar gastos: Analise e monitore diariamente seus custos, gastos e despesas, tanto fixos como variáveis, mantendo sua atenção no fluxo de caixa, encontrando formas de eliminar desembolsos desnecessários. Controlar constantemente essas entradas e saídas previne que seu capital de giro seja liquidado e sua capacidade de funcionamento se acabe.
> Capacidade de negociação: Negociar com fornecedores e clientes é primordial para qualquer negócio. Nesse sentido, com fornecedores, procure por prazos de entregas condizentes com sua necessidade e por formas de pagamento em que prazos, parcelamentos e descontos caibam em seu planejamento financeiro. Já com clientes, negocie prazos de financiamentos e de pagamentos reduzidos, viabilizando a possibilidade de recebimentos em datas estratégicas conforme seu planejamento financeiro.
> Antecipe seus recebíveis: Muitos bancos e instituições financeiras fazem antecipações de receitas, oferecendo valores de pagamentos a receber futuramente, como forma do seu negócio obter dinheiro em caixa mais rapidamente. Apenas observe as taxas que esses bancos oferecem para não ficar no prejuízo.
> Empréstimos: Com consciência financeira e planejamento, fazer empréstimos pode ser uma boa alternativa para conseguir iniciar e também manter seu capital de giro.
Agora que você sabe mais sobre capital de giro, sua importância nas empresas, como calcular e gerir, chegou a hora de você fazer bons negócios em sua unidade de franquia, fazendo uso das informações deste artigo e usufruindo de bons resultados.
Ainda não é um franqueado Usaflex? Transforme sua vida profissional em 2023, conheça nosso modelo: https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado