Por que um bom relacionamento pode contribuir tanto com o negócio?
No sistema de franchising também é imprescindível que os envolvidos pratiquem o networking. Estamos falando dos franqueados, que devem ter um bom relacionamento entre si, pois esse contato é essencial para todo e qualquer empreendedor.
E o segredo não é com quanta gente o franqueado se comunica, mas com quem. Quando o networking se torna uma prática recorrente, se mostra eficaz para ampliar ao máximo as oportunidades de negócio.
Networking por Usaflex
O conceito consiste em manter contato com outros profissionais. No caso dos franqueados, trata-se de firmar uma rede de apoio entre as unidades, de modo que uma auxilie a outra em suas necessidades, falhas e problemas, bem como compartilhe os sucessos também.
Não se trata apenas de criar grupos em Apps de mensagem ou em redes sociais, mas de desenvolver e gerenciar uma boa rede de contatos profissionais dentro do mesmo segmento, marca, franquia, e com interesses mútuos.
É essencial que o franqueado se preocupe em analisar os parceiros de rede, escutá-los, bem como focar a atenção em gestores em potencial para o melhor relacionamento possível. O contrário também é verdadeiro. Quem tem uma unidade franqueada, como a da Usaflex, pode (ou deve) se colocar à disposição dos demais empreendedores da marca para essa troca de oportunidades.
Como manter esse contato?
Uma rede de contatos dentro da franquia pode ter muita força e longevidade. Acredite nisso! Tudo dependerá da qualidade das conexões estabelecidas entre os franqueados. Mais uma vez, a quantidade é menos importante que a qualidade.
Esse relacionamento deve ser fortalecido por meio dos próprios treinamentos oferecidos pela franquia, em que todos participam. É ideal aproveitar esse momento para fazer contato, trocar experiências e estreitar laços. Outros eventos promovidos pela rede também são úteis neste caso e favorecem o networking.
Além de tudo, é essencial que os antigos franqueados busquem relacionamento com os mais novos, de modo a atualizar as informações e trocar novas experiências. Com o networking, todos os empreendedores envolvidos têm a chance de fazer perguntas sobre os demais – aliás, é uma dica valiosa. Em vez de falar de si, escute o outro. Mostre-se interessado e torne-se inesquecível.
É primordial demonstrar interesse e construir certos vínculos profissionais, de modo a revelar oportunidades de crescimento, as quais, sem dúvida, serão aproveitadas a curto, médio ou longo prazo.
Qualidade da comunicação
Para manter a qualidade da comunicação, os franqueados devem se dedicar para que ela seja constante e periódica. Aliás, nem sempre a conversa precisa ser sobre gestão, faturamento, marketing, royalties, entre outros assuntos de negócios.
Mas pode girar em torno de assuntos leves e até pessoais, como uma mensagem de feliz aniversário, um contato solidário, a indicação de um curso, livro ou podcast, etc.
Como resultado, o networking trará benefícios ao negócio em si, inclusive com novas parcerias profissionais, e proporcionará incríveis trocas de conhecimento pessoal, que tendem a ser valiosas. Isso sem falar nas possíveis amizades que os franqueados podem estabelecer, levando experiências marcantes e autênticas para a vida pessoal também.
Em suma, o networking entre franqueados tem o poder de transcender as experiências para além das paredes de uma única unidade franqueada. Os contatos sempre serão úteis. O networking é fundamental para cultivar conexões genuínas, espontâneas e práticas. O capital social aumentará e será cada vez mais valioso.
Ainda não é um franqueado? Conheça o modelo Usaflex Franquias: https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado