Confira os temas mais importantes para ter certeza de fazer um bom negócio.
Você, empreendedor, provavelmente, conhece a COF (Circular de Oferta de Franquia) e sabe da importância deste documento quando o assunto é abrir uma unidade franqueada. É a circular que dá uma ideia geral do negócio a ser aberto, bem como da proposta de toda a rede.
Além disso, traz diversos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades tanto da franquia quanto do futuro franqueado.
Ou seja, a COF é o documento central para quem quer mergulhar no universo do franchising. Ela também oferece segurança para a franquia, uma vez que seus direitos e exigências são expostos ali.
Agora, é muito importante saber o que analisar na COF, bem como no próprio contrato com a franqueadora. Por isso, a Usaflex elaborou este conteúdo riquíssimo em informações e que pode ajudar a fazer a melhor escolha para começar um negócio de sucesso.
Contrato x COF
COF e contrato não são a mesma coisa. A circular é um documento que visa apresentar as informações referentes ao negócio e à parceria com o possível franqueado. Ela não precisa ser assinada, apenas avaliada.
Por sua vez, o contrato traz informações da própria COF em seu texto. No entanto, são pontos específicos. Ele, porém, deve ser assinado e em cartório.
É o contrato que manejará a relação entre franquia e franqueado. Todos os direitos e deveres serão firmados neste “papel”. Por isso, é imprescindível que antes de assinar, o empreendedor verifique com atenção todos os tópicos e detalhes do acordo – inclusive ao lado de um assessor jurídico que estudará o documento e avaliará as cláusulas.
Portanto, o que deve ser avaliado no contrato é: tudo o que a COF apresenta como modelo de trabalho consta no documento? Ninguém deve analisar um contrato de forma superficial ou com pressa. É essencial fazer isso com calma, de modo a avaliar todos os detalhes e se estão de acordo com o que foi acordado durante o fechamento da parceria.
O que analisar na COF?
Todos os pontos descritos na circular são de extrema importância. No entanto, alguns merecem mais atenção. Listamos quatro deles:
1. Franqueados e ex-franqueados
É ideal que a COF apresente quem faz ou fez parte da rede nos últimos dois anos. Isso porque é fundamental tê-los como fonte de pesquisa. E a franquia pode colaborar neste sentido.
Ao conversar com os atuais e antigos proprietários de unidades da respectiva marca, o investidor pode saber como o negócio funciona de fato e se a rede cumpre o que promete.
Outra coisa, essas pesquisas ainda mostram se a franquia oferece muitos problemas aos franqueados e se o negócio vale mesmo a pena. Comunicação é tudo.
2. Taxas
Outra questão super importante a ser avaliada na COF é sobre as taxas cobradas pela franquia. Por exemplo, se a rede trabalha com royalties e com um fundo para propaganda e marketing. Embora sejam taxas cobradas, o serviço (se bem executado) faz valer cada centavo. O que vale mesmo é aproveitar a COF para analisar todas as cifras que serão investidas.
3. Suporte
Não poderíamos deixar de lado o suporte. A COF deve apresentar detalhadamente tudo o que a franquia oferece ao franqueado como apoio, incluindo os treinamentos. A propósito, é por meios dos treinamentos que o franqueado tem acesso à filosofia da marca, know how de mercado e expertise dos especialistas.
No caso da Usaflex é exatamente tudo isso que faz a marca ser o que é hoje: líder no segmento de calçados confortáveis com foco na moda e no bem-estar.
4. Direitos e deveres jurídicos
Aqui, aproveitamos também para indicar que o empreendedor tenha um advogado especialista para ler a COF com ele. Isso porque todos os detalhes jurídicos relacionados ao negócio devem constar na COF e serem lidos minuciosamente. Nada deve passar despercebido.
O objetivo da COF é facilitar a jornada do franqueado e esclarecer todos os detalhes da sua parceria com a franquia. Ela é essencial também (ou principalmente) para quem não tem experiência como empresário e nunca gerenciou um negócio.
Por meio deste documento, o franqueado tem condições de auxiliar o novo parceiro e, juntos, poderão conquistar o sucesso. Portanto, ninguém pode deixar de identificar todos os aspectos listados na circular, os tipos de serviços, as experiências dos franqueados e ex-franqueados, as taxas, os trâmites jurídicos e os suporte oferecido. Vale a pena!
E não deixe de conhecer o modelo de negócio da Usaflex Franquias aqui!