Perfil de cliente: como essa análise pode auxiliar no sucesso de sua franquia?

20/4/2023 | Franquias

Uma das estratégias de divulgação para franquias bem-sucedidas é a análise do perfil de cliente. Para acertar em cheio seu público-alvo, um estudo para conhecer o comportamento do consumidor é necessário ao direcionamento das campanhas e ações de marketing do seu negócio.

Geralmente, as redes de franquia já contam com o estudo do perfil de cliente pronto, assim como o Plano de Negócio e análise de mercado e de concorrência. Essas informações auxiliam para uma melhor gestão e operação da unidade franqueada, atraindo consumidores e aumentando vendas.

Você sabe qual é o perfil do seu cliente? Conhecendo esse perfil, você irá atrair as pessoas certas que vão adquirir seu produto, facilitando a abordagem de vendas e melhorando os resultados da sua franquia.

Vamos descobrir neste artigo qual é a importância e como pode auxiliar sua franquia ao conhecer o perfil do seu cliente ideal.

Público-alvo: conhecer para vender

Cada consumidor tem um processo decisório interno muito pessoal, isso varia de pessoa para pessoa, uma vez que nem todo mundo responde da mesma maneira às abordagens de vendedores, bem como às ofertas, preços e tipos de produtos ou serviços.

Hoje, ainda há que se pensar em como atrair a atenção do consumidor via internet, uma vez que, tanto pelo computador, notebook e principalmente celular, as ofertas saltam na palma da mão de todos, exigindo estratégias digitais, muitas vezes até apelativas.

Por isso, para conhecer seu público físico e também os consumidores que só compram via e-commerce, invista em pesquisas para saber onde estão esses clientes, quais são seus hábitos de compras, desejos e aspirações para compreender a melhor forma de abordá-los na hora do atendimento.

Um pouco de personalização faz muito bem, por ser uma forma do cliente se sentir especial e satisfeito, tanto dentro da sua loja física como dentro do seu e-commerce.

Estar presente em seu estabelecimento diariamente, conversar e estreitar relações com os consumidores, te ajuda a conhecer hábitos e anseios das pessoas, compreendendo seu estilo de vida e personalidade.

É dessa forma que você e seus vendedores saberão o modus operandi do seu público-alvo, entendendo quais são seus estímulos de compra, buscando fomentá-los positivamente.

Então, como identificar o perfil do seu cliente ideal?

 

O perfil de cliente é baseado em elementos como região onde mora, faixa etária, grau de escolaridade, cargo que ocupa, setor em que trabalha, entre outras informações pessoais que ajudarão a guiar os esforços da sua franquia para atraí-los.

Tudo isso auxiliará a traçar as melhores estratégias de marketing e relacionamento, indicando o nível de interação entre sua loja e seus clientes e quais ofertas são as mais adequadas para esse público.

E para descobrir esse perfil de cliente ideal, alguns passos são necessários, como a seguir:

1- Fazer pesquisas para obter os dados pessoais dos clientes atuais conforme dito acima, bem como outras informações deste tipo: Qual produto comprou? Qual a quantidade comprada? Qual foi o lucro que esse cliente gerou? Quanto tempo sua equipe gastou para fazer o atendimento deste cliente? Esse cliente ficou satisfeito? Há quanto tempo é seu cliente? Qual a frequência de compras desse cliente em seu estabelecimento?, etc.

2- Após obter as informações do passo acima, é hora de analisar todos estes dados e, a partir daí, começar a definir qual é o perfil de cliente que você quer para a sua loja. Vamos a alguns exemplos: clientes de fácil atendimento, clientes que trouxeram bons resultados dentro de um determinado período, clientes mais satisfeitos, clientes que compram com maior frequência, etc.

3- Após analisar e identificar o perfil do cliente ideal para sua franquia nos passos anteriores, é hora de separar quais foram seus melhores clientes e encontrar características comuns entre eles para identificar padrões que os façam comprar no seu estabelecimento e quais produtos ou serviços adquiriram.

4- Então, agora, com todas as informações anteriores, você precisa imaginar qual é o cenário ideal para sua franquia, identificando qual foi o valor do produto que você entregou a estes clientes e qual foi o diferencial que os fizeram comprar em sua loja.

Todas as informações e dados tirados desses quatro passos importantes de análise do perfil do seu cliente darão impulso para novas vendas e resultados, sempre em busca de clientes que tenham o mesmo perfil, uma vez que a venda é praticamente certa para eles.

Então lembre-se: Para alcançar os resultados desejados, foque no perfil de seus clientes ideais pois são eles que farão com que sua franquia evolua, chegando ao sucesso de maneira mútua junto de toda sua rede franqueadora.

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