As responsabilidades do franqueado vão além do suporte da franqueadora

3/3/2023 | Franquias

Leia o texto a seguir e entenda melhor!

Quando um investidor adquire uma unidade franqueada, é imprescindível que saiba quais são as suas obrigações e também as da franqueadora. Ambos devem cumpri-las com pontualidade para que o negócio continue sendo bom para todos.

Quanto ao franqueado, ao ingressar no mundo do franchising, o empreendedor compra know-how operacional, que lhe permite a gestão do negócio em si e também da marca da franqueadora. No entanto, o gestor da loja é ele mesmo – ou alguém contratado sob sua responsabilidade. Logo, diversas questões operacionais estão sob seus cuidados. 

A franqueadora, por sua vez, tem como função orientá-lo sobre como lidar com diversas questões pertinentes ao negócio. Entre elas, como preparar os colaboradores para as suas respectivas funções (com treinamentos específicos), incluindo a gerência e suas atividades na linha de frente. No entanto, mesmo com as orientações da franqueadora, as decisões sobre a contratação da equipe são do franqueado. Aqui podemos entender a diferença entre as responsabilidades de franqueador e franqueado. 

Isso vale para todas as outras vertentes da unidade, como: política de remuneração, manutenção e limpeza da loja, situações emergenciais, etc.

Outro exemplo que pode ser citado é com relação à negociação dos aluguéis, caso em que a franquia pode ajudar, ainda que sem obrigação legal, mas a responsabilidade final de fechamento do contrato é do franqueado junto ao proprietário do imóvel (Shopping ou loja de rua).

O ideal é que o franqueado, mesmo nas situações onde a responsabilidade é sua, peça alguma orientação à franquia antes da tomada de decisões. Dependendo do assunto, ambos podem chegar a melhores conclusões juntos.

Unindo forças

Entender o limite entre o suporte da franqueadora e as responsabilidades como franqueado, contribui para o sucesso das atividades executadas e, por consequência, com a saúde do negócio.

O franqueado já conta com o benefício de ser aliado a uma marca consolidada no mercado, mas isso não o exime da responsabilidade de atuar como gestor do seu negócio. Ou seja, o investidor tem a seu favor os modelos de serviços e padrões de qualidade da franquia, que se constituem em grande subsídio para diminuir os riscos que teria se investisse em negócio próprio sem esta retaguarda.

Optar pelo franchising é uma estratégia interessante sob o ponto de vista de segurança, mas pressupõe assumir uma série de responsabilidades junto à franqueadora. Por isso, para que o contrato tenha sucesso, todos os envolvidos devem assumir suas posições, visando obter os resultados esperados.

Estruturação da unidade

Embora a loja franqueada tenha um padrão visual, operacional e de produtos ou serviços, a instalação da unidade é de responsabilidade do novo franqueado.

Isso leva em conta a decisão sobre o ponto comercial, por exemplo. Ainda que franquias como a Usaflex auxiliem no processo de procura com informações sobre o local e mercado, a escolha do ponto em que será instalada a loja é do franqueado. Aliás, decisão essencial para determinar o sucesso do negócio.

O ideal é que o franqueado faça suas buscas e apresente opções ao franqueador, de modo a ouvir a opinião dos especialistas, mesmo porque tais escolhas devem estar de acordo com as necessidades da rede, no que diz respeito à metragem, localização em relação ao público alvo e condições de visibilidade.

Neste sentido, mesmo que o franqueador possa indicar o melhor ponto comercial com base em estudos de geolocalização, a decisão final deve ser do franqueado.

Por esse motivo, é essencial pesquisar e participar ativamente do passo a passo da estruturação da unidade. Tais decisões serão a chave principal para o sucesso da loja e retorno financeiro esperado. Aqui estamos falando de valores de aluguel ou compra, conveniência para o público-alvo (estacionamento, por exemplo), destaque da marca em relação à concorrência etc.

Trabalho em equipe e padronização

É essencial manter os padrões de qualidade da franquia, uma vez que as redes se mantêm a partir da replicação do negócio em novas unidades. E isso só é possível quando todos entendem a importância do trabalho em equipe – principalmente para o franchising.

A padronização da unidade e todo o trabalho é benéfica para que franqueados exerçam suas funções, respeitando parâmetros de qualidade e normas de gestão. Isso garante a manutenção e qualidade da marca, bem como sua visibilidade perante o público e o sucesso mútuo.

É aí que entra a franqueadora, oferecendo o treinamento necessário para que seu parceiro de negócio possa administrar a unidade e alcançar os objetivos. A partir dos princípios apresentados neste apoio, o gestor da unidade gerenciará seus colaboradores e as atividades da loja.

Em uma unidade franqueada, o gestor tem como responsabilidade fazer o negócio “andar” – tão importante e essencial quanto a de um empreendedor autônomo. Além disso, ele deve respeitar o “manual” da marca e seguir todas as etapas com afinco.

Parece complexo, mas não é. Principalmente, se levarmos em consideração o fato de que um franqueado tem o respaldo da franqueadora e a sua marca registrada no mercado. A partir de um posicionamento de mercado já conquistado pela marca, o que o franqueado precisa se preocupar é em ter uma boa equipe, manter a loja abastecida com os produtos da franquia, controlar as finanças e prestar contas mensalmente com a franqueadora.

Responsabilidades cumpridas, sucesso para todos!

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