Franchising e o empreendedorismo feminino: uma importante relação

7/10/2022 | Franquias

As mulheres estão ingressando cada vez mais no universo das franquias. Quer fazer parte desse movimento? Leia a seguir e confira algumas dicas

Você sabia que a mais antiga rede de franquias de serviços do mundo foi fundada por uma mulher? O nome dela era Martha Matilda Harper, e o negócio, um salão de beleza localizado em Nova York. 

Ao notar a popularidade e sucesso de seus métodos de estética, principalmente, em virtude da inovação dos produtos de cuidados com a pele e cabelos, Martha passou a ensinar suas técnicas a outras mulheres. Para assegurar as parcerias, a empreendedora firmava contratos de franchising com as interessadas.

Conclusão: a partir dos treinamentos, mulheres de diferentes idades tinham a oportunidade de ganhar o próprio dinheiro explorando diferentes regiões dos Estados Unidos, o que fez com que os cosméticos Harper’s e a própria franquia se espalhassem com rapidez.

Para se ter uma ideia, em 1920 a rede alcançou mais de 500 unidades em diferentes cidades do país norte-americano, bem como na Alemanha e Escócia. O segmento de franchising, hoje, deve muito ao formato elaborado por Martha, que criou princípios a serem seguidos por investidores de diferentes setores.

Por que é importante saber disso?

Porque as mulheres no mercado de trabalho não se restringem apenas aos empregos formais. Elas são empreendedoras e fazem parte do segmento de franquias como líderes, investidoras etc. Elas contribuem exponencialmente para o crescimento do setor.

Um dado importante: de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em média, 49% dos negócios próprios ou franqueados no Brasil são dirigidos por mulheres; e este percentual só tende a crescer.

Já entre os principais motivos para elas “mergulharem” no mundo das franquias está o suporte para a operação dos negócios, já que redes como a Usaflex, por exemplo, oferecem mais segurança de investimento e apoio em todas as etapas de trabalho, além de ajuda com a escolha da localização ideal para a instalação de cada  unidade.

As mulheres também optam por redes franqueadas pela segurança do mercado e a possibilidade de, ao gerir um negócio, terem mais flexibilidade para estar com a família.

Dicas para futuras empreendedoras

As mulheres estão cada vez mais inquietas e descontentes com cenários desiguais e/ou suas rotinas. Logo, elas arregaçam as mangas e ingressam no mundo dos negócios, especialmente, no segmento de franchising.

A Usaflex preparou algumas dicas para quem deseja ampliar seus horizontes, gerar renda e aumentar o patrimônio, com mais segurança de investimento e suporte. Confira!

1. Autoconhecimento

Primeiramente, é preciso conhecer o próprio perfil de trabalho, de modo a saber escolher o produto com o qual se deseja trabalhar. Uma futura empreendedora deve entender o porquê tomou a decisão de investir, identificando suas próprias habilidades e gargalos. Dessa forma, será possível escolher caminhos que possam aprimorar suas qualidades e sanar suas dificuldades.

2. Mercado

Escolheu a franquia? Agora, é hora de estudar o mercado em questão. Ou seja, fazer um mapeamento do respectivo segmento e também da marca escolhida. Por exemplo, sobre a Usaflex, suas empreendedoras, antes de tudo, analisam o mercado de moda feminino, bem como de calçados confortáveis – que crescem a cada ano.

As futuras franqueadas Usaflex investigam também a reputação da marca, sua identidade, bem como o alcance dos negócios. Então, elas podem firmar parceria com total segurança!

3. Planejamento

Também é muito importante planejar e definir objetivos a curto, médio e longo prazo. Traçar metas estimula o trabalho em si e leva a empreendedora a inovar em busca de suas conquistas. O trabalho deve ser uma ferramenta para as demais conquistas, logo, um negócio próprio merece dedicação e um plano muito bem elaborado. Tenha objetivos.

4. Capacidade

Prove para si mesma que é capaz! As mulheres enfrentam desafios constantes, mas o principal deles está ligado à autoconfiança. É necessário acreditar na própria capacidade e desacreditar nos “desânimos” oferecidos pelo mundo. Todos devem saber (e respeitar) que as mulheres vieram para ficar. Elas têm muito a contribuir e o franchising está de braços abertos para recebê-las. 

A Usaflex também! Conheça nosso modelo: https://bit.ly/3RLPY3w

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes