5 dicas para o planejamento do estoque

15/9/2022 | Dicas

É ideal classificar as peças conforme o giro de vendas para facilitar as compras

Planejar com excelência o estoque de um determinado negócio deve estar no topo da lista de afazeres de um empreendedor que deseja o sucesso. Tal controle é fundamental para o sucesso de uma loja Usaflex, por exemplo, independentemente da época do ano.

É essencial estar atento aos produtos disponíveis, de modo a entender com exatidão a circulação do que há no estoque. Planejar muito bem o mix e a disponibilidade de produtos ajuda também a entender o comportamento de compra dos clientes, de modo a oferecer o que o público local mais procura.

Um estoque organizado faz parte dos projetos de inovação do mercado.

Continue lendo e acompanhe as dicas a seguir!

1. Gestão

Além das vendas, a gestão do estoque está no top 10 do ciclo de compras. É essencial ter um responsável pelo estoque, de modo que esse profissional possa medir a atuação entre a quantidade de produtos constantes da loja e as vendas no dia a dia.

É imprescindível elaborar balanços entre ambos e estudar os relatórios para organizar o estoque com excelência e foco no que é mais necessário.

2. Nível mínimo

O estoque deve ter sempre um nível mínimo de produtos, inclusive, a Usaflex determina essa quantidade na primeira compra, justamente para solidificar o plano de negócio do franqueado. 

Delimitar o estoque é importante para agilizar o processo de novas compras, conforme o nível mínimo de produtos é atingido ou chega próximo de ser. A Usaflex orienta seus franqueados sobre a importância de saber equilibrar quantidades, conforme o comportamento das vendas.

3. Nível máximo

Falamos sobre a importância de ter uma quantidade mínima de produtos no estoque. Para além disso, é essencial também determinar uma quantidade máxima de produtos, com vistas a manter a organização.

Logo, o estoque mínimo ajuda a evitar imprevistos, principalmente, com o aumento da demanda. Já o estoque máximo colabora com a capacidade do próprio espaço físico e com a possibilidade que o investidor tem de investir, sem prejudicar o capital de giro.

4. Classificação

É ideal classificar as peças do estoque conforme o giro de vendas. Por exemplo, produtos com alta circulação (classe A) devem constar em maior quantidade na lista de compras com a franqueadora, ao passo em que itens com menos rotatividade na região da sua loja (classe B) devem estar em menor quantidade no estoque. Lembrando que é importante não deixar faltar nenhum item, de modo que o cliente seja sempre abastecido com o que procura.

5. Revisão

Fazer uma revisão periódica no estoque é uma ótima estratégia para levantar os itens constantes, possibilitando uma comparação das vendas com os produtos nas prateleiras. A maioria dos empresários deixa para fazer esses inventários no final do ano, mas isso não precisa ser uma regra.

A loja pode passar por revisões em períodos determinados – chamado de inventário rotativo, o que colabora com a administração do negócio. Com base nas vendas e nos inventários existentes, é possível projetar e suprir as necessidades da unidade no tempo necessário.

A propósito, o inventário rotativo acontece com a recontagem física e contínua de todo o estoque, em que é necessário ter uma cadência pré-determinada, conforme falado a pouco. Isso pode ser feito semanalmente, por exemplo, ou a cada mês – conforme a demanda dos produtos da loja.

Essa atividade é essencial para corrigir erros similares ao próprio inventário geral, no entanto, com a vantagem de se ter uma maior precisão para o estoque e o negócio em si.

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