Usaflex recebeu o Selo Diamante do Programa Origem Sustentável

1/4/2022 | Sustentabilidade

Ao escolher uma franquia como opção para empreender é importante pesquisar bastante. Na hora de decidir, o melhor a fazer é preferir marcas que prezam não só pela qualidade do produto ou serviço oferecidos, mas oferecem além. Isso é, opte por uma marca em que os pilares econômicos, sociais e ambientais estejam fortemente presentes nas práticas diárias de gestão e execução.

Uma boa representante disto é a Usaflex. A franquia da marca recebeu o Selo Diamante do Programa Origem Sustentável, um dos mais importantes no setor. O prêmio é o reconhecimento do cumprimento de 80% dos indicadores recomendados pelo programa.

Se a Usaflex vai parar por aqui? De forma alguma. A ideia é seguir adiante, fazer do selo não somente um reconhecimento, mas uma praxe da empresa e dos franqueados, diariamente. 

Para conhecer mais sobre o Programa Origem Sustentável, siga a leitura com a gente.

Programa Origem Sustentável

O programa Origem Sustentável foi criado pela Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, e a Assitecal – Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos. Vale salientar ser o único programa do gênero no mundo.

Baseado na tríade da sustentabilidade, o Origem Sustentável tem como atividade a certificação de empresas do setor de calçados cujos métodos produtivos estejam alinhados a referências internacionais de preservação, bem como aos objetivos sustentáveis da ONU e ao Global Reporting Initiative.

Os selos do programa apresentam 4 níveis: Bronze (cumprimento mínimo de 20% a 30% dos critérios), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%), caso da Usaflex. Mais que as vantagens em si de estar em consonância com questões econômicas, sociais e ambientais, o selo diamante oferece vantagens em relação a outras franquias do gênero e abertura de mercados de exportação como Europa e América do Norte.

A certificação tem auditorias credenciadas pelo Senai, ABNT, SGS e Bureau Veritas, o que confere a seriedade e a importância do programa e do recebimento do selo pela Usaflex.

Mais do que esforço, uma prática

A sustentabilidade é parte do DNA da Usaflex. Desde 2012, foi formado um comitê para propor e implantar ações desta natureza. Já no ano de 2020, traçou metas de médio prazo através da Política de Sustentabilidade. O selo Diamante vem consolidar o empenho de uma equipe bem-informada sobre as necessidades não só empresariais, mas principalmente sobre compromisso e responsabilidades sociais. 

Sustentabilidade, muito além da ecologia

Mas o que vem a ser de fato sustentabilidade? Apesar de ser um termo muito em voga nos últimos tempos, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não é algo voltado somente ao meio ambiente no sentido ecológico. 

O uso excessivo e equivocado da expressão acaba por criar uma onda de ações fora do real significado, desgastando o conceito e, por vezes, deixando-o desacreditado. Por isso, é importante explicar bem a noção de sustentabilidade na teoria e na prática.

A ideia de desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: social, econômico e ambiental. Ou seja, um negócio fincado na sustentabilidade valoriza o clima organizacional e o desenvolvimento das pessoas, dentro e fora da empresa. Além disso, desenvolve produtos e serviços e os comercializa de forma a estabelecer uma relação de competitividade justa com a concorrência.

Ademais, a evolução do negócio não cria desequilíbrio ao ecossistema do seu entorno, seja em relação à natureza ou às comunidades próximas. Por último, uma organização sustentável age de forma a suas condutas não causarem, direta ou indiretamente, impactos ambientais durante a sua implementação e prática diária.

Ser um franqueado Usaflex é ter a sustentabilidade na personalidade e no propósito. Venha fazer parte dessa história e compartilhar de todos esses valores com toda a nossa rede! Acesse: https://bit.ly/3HxFJvP

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes