Projeções dos setores calçadista e franchising é de crescimento em 2022

11/3/2022 | Franquias

Todo início de ano, os estabelecimentos comerciais e empresas em geral realizam seus planejamentos estratégicos e previsões orçamentárias, alinhando metas e objetivos às tendências, novidades e expectativas do setor para o novo ano.

Desta forma, os gestores conseguem realizar as projeções do negócio conforme o comportamento dos consumidores e as demandas do mercado, reduzindo riscos e alcançando êxito em cada resultado.

Para isso, é necessário estar sempre observando o setor e o segmento em que está inserido e com atenção à economia para acompanhar seus movimentos. É assim que consegue se antecipar às dificuldades e agir para minimizar impactos negativos.

E é isso que faremos neste artigo, oferecendo a você o conhecimento das projeções, expectativas e tendências dos setores de franquias e calçados, ambos aos quais a Usaflex pertence.

Projeções do franchising

O franchising brasileiro é tão consolidado que é um sistema de negócios com a menor taxa de mortalidade do mercado. Em 2019, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) registrou apenas 2,9% de franquias que encerraram as atividades.

A modalidade de franquias oferece boas chances de sucesso, pois é um setor com inúmeros segmentos, mais de três mil marcas franqueadoras, mais de 168 mil franquias em operação, variados tipos de produtos e serviços aprovados pelo mercado e redes com muitas unidades franqueadas.

Os especialistas do setor estão otimistas com as expectativas e projeções para 2022, uma vez que o faturamento de 2021 já voltou ao patamar dos números pré-pandemia.

Com a gradativa volta da normalidade, retomada e crescimento são palavras muito mencionadas neste ramo, oferecendo novas parcerias e oportunidades de negócios. Com grande desenvolvimento e movimentação, muitas marcas de franquias estão se preparando para se expandir em 2022, aumentando seu número de unidades, aproveitando o reaquecimento do mercado.

Será um ano de parcerias em que as fusões e aquisições farão parte de um planejamento estratégico no qual os negócios oferecerão experiências complementares e soluções integradas aos consumidores.

Como o novo comportamento do consumidor, o cenário atual é de um perfil de cliente mais exigente com a segurança, demandando preferências que agora são diferentes.

Porém, as tendências a partir dessa mudança já estão sendo praticadas como a alta do delivery e do e-commerce, formas de pagamentos simplificadas via celular, cartão por aproximação ou PIX, e o uso da tecnologia para automatizar processos e gestão por meio de ferramentas e plataformas online.

Projeções do setor calçadista

Atualmente o Brasil é o quinto maior produtor de calçados no mundo, e a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) projeta um crescimento médio de produção em torno de 2,6%, em 2022.

Apesar das incertezas, as expectativas também são promissoras para este setor, uma vez que houve aumento de 26% na produção de pares de calçados e de 17% de vagas de trabalho em 2021. 

Na visão dos especialistas, o setor tem grandes chances de retomada, mas vai precisar contar com dois aceleradores de oportunidades: o franchising e as exportações.

  > Franchising – O setor calçadista vem se expandindo através das atividades de varejo impulsionadas pelas redes e unidades de franquias, uma vez que já somam mais de 2,5 mil redes franqueadoras e cerca de 150 mil unidades franqueadas, que geram mais de R$ 182 bilhões (dados de 2021), um aumento de 8,4% em relação a 2020. A ABF apontou que franquias brasileiras do setor de moda geraram mais de R$ 24 bilhões em 2021 e projeta crescimento de 11% para este segmento no qual os calçados estão inseridos.

  > Exportações – Em 2021, as exportações já foram impulsionadoras para o setor calçadista. E em 2022 não será diferente, uma vez que a projeção da Abicalçados é de 5,1% em crescimento de volume, exportando cerca de 124 milhões de pares de sapatos.

Entre cenários de incerteza ou mais otimistas, as tendências, projeções e expectativas se mantêm em momento de recuperação, buscando desviar dos riscos e enfrentando desafios comuns do mercado tanto para o franchising quanto para o setor calçadista.

Vale prestar atenção às oportunidades e identificar os valores e objetivos das redes franqueadoras para entender se combinam com o seu perfil de investidor e propósito de empreendedor.

E para realizar um investimento seguro, em uma rede consolidada e preparada para os desafios do mercado, seja um(a) franqueado(a) de uma marca líder em seu segmento, como a Usaflex: https://bit.ly/3HxFJvP

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes