7 dicas para um atendimento excepcional ao consumidor final

5/11/2021 | Dicas

Atender aos consumidores satisfatoriamente, oferecendo uma experiência humanizada e singular, agrega valor ao seu produto, serviço e principalmente à sua marca. Esta é uma das maneiras de fidelizar seu público e, quem sabe, se tornar uma lovemark.

O bom atendimento cria conexão, nutre a relação empresa-cliente e a fideliza para futuras experiências e vendas. É um fator que precisa fazer parte da cultura organizacional do estabelecimento, alinhando esse propósito com todos os colaboradores.

Atender bem é prezar pelas necessidades e desejos dos clientes, auxiliar nas dúvidas e oferecer orientações e soluções. Então, para ajudar você e sua equipe a oferecer o melhor atendimento ao consumidor final, separamos 7 dicas que podem ajudar a aumentar suas vendas.

Reter clientes é a base para o êxito do negócio

Para retê-los, além da oferta de bons produtos e/ou serviços, o atendimento também precisa ser uma prioridade

E o melhor de tudo é que as pessoas podem ser treinadas, pois existem muitos cursos de capacitação de profissionais para aperfeiçoar empreendedores e colaboradores no atendimento ao cliente. Ao se tornar um franqueado da Usaflex, por exemplo, o empreendedor terá contato com diversos treinamentos sobre o tema.

A tendência é oferecer a melhor experiência possível aos consumidores, experiências essas que vão além do produto ou serviço em si. Promover uma jornada positiva ao cliente propicia a sensação de bem-estar, desperta a vontade de comprar e gera mais lucros. Vamos às dicas!

#1- Melhore a comunicação > Invista na comunicação da sua unidade com seus clientes, dando assistência por meio de todos os canais possíveis. Hoje, os sites, blogs, redes sociais, aplicativos de mensagens e marketplaces fazem esse trabalho de forma fácil, rápida e de baixo custo. Enquanto franqueadora, a Usaflex cria estratégias para múltiplos canais digitais, visando apoiar sua rede.

#2- Escuta ativa > 

Demonstre interesse genuíno e livre de julgamentos ao se comunicar com o cliente, mostrando que o que ele diz tem alto valor e que você será capaz de solucionar as dificuldades ou problemas dele ou de suprir uma necessidade ou desejo.

#3- Conheça o consumidor > A escuta ativa pode ajudar você a conhecer o cliente, descobrir seus problemas e necessidades para que, após isso, você apresente as soluções que seu estabelecimento tem para supri-lo, através de seus produtos e serviços.

#4- Crie rapport > Rapport é uma técnica de espelhamento que auxilia na criação de empatia com outra pessoa para quebrar possíveis “gelos” ou barreiras. É um método muito bom para a persuasão positiva e realização de mais vendas, pois você se colocará no lugar do cliente, entendendo suas necessidades e desejos.

#5- Transmita confiança ao falar >

Para se ter confiança ao apresentar sua marca, produto ou serviços, em primeiro lugar é preciso acreditar em seu negócio e em você mesmo(a). Nessa hora, conhecimento sobre seu produto e serviço é fundamental. Assim, quando o consumidor perguntar algo, você e seus colaboradores saberão responder. E mesmo que não saiba, se posicione como alguém que buscará a resposta de imediato para não deixar o potencial cliente com dúvidas.

#6- Suporte pós-vendas > O sucesso do atendimento está em toda a jornada do cliente, antes, durante e depois da venda realizada. Então, também dê a atenção e o suporte necessário ao consumidor após ele adquirir um produto ou serviço seu, auxiliando com dúvidas sobre o modo de usar, produtos complementares ou novidades.

#7 – Estrutura física e decoração > Até mesmo o espaço físico e a decoração de uma loja podem promover um bom atendimento ao consumidor. No caso das unidades de franquia da Usaflex, a estrutura das lojas é pensada para uma boa interação com as clientes. O projeto arquitetônico padrão da Usaflex reúne elementos minimalistas que valorizam, sobretudo, a exposição dos produtos e criam um espaço amplo e confortável para se relacionar com as consumidoras e para a experimentação.

Todas essas dicas promovem um atendimento personalizado e único para chamar a atenção dos consumidores, atrair mais clientes e fidelizá-los. Tenha em mente que a confiança é a base para esse relacionamento ser duradouro.

Do bom atendimento à lovemark

Você sabe o que é uma lovemark? Este conceito do marketing diz respeito às marcas que alcançaram o mais alto nível de confiança e amor de seus consumidores pelo respeito e comprometimento com a qualidade em tudo que a marca se propõe a fazer, seja nos produtos, nos serviços, eventos, campanhas, patrocínios, etc.

Uma lovemark tem clientes que se tornaram fãs em um alto grau de engajamento, sendo verdadeiros promotores da marca que amam, sempre recomendando que seus amigos e familiares também consumam seus produtos.

A marca que alcançou esse patamar tem em seu “DNA”, alto padrão de qualidade no atendimento ao seu consumidor final, uma característica que contribui significativamente para que ela se destaque entre as outras marcas do seu mercado.

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes