O mercado está cada vez mais acirrado. A competitividade, no entanto, pode ser um combustível para aumentar as vendas. Por esse motivo, é fundamental que as franquias estejam sempre em busca de alternativas para facilitar suas operações e, consequentemente, ampliar a receita.
Para que a sua loja franqueada seja cada vez mais eficiente, aumentando as vendas e os lucros, a Usaflex elaborou a lista a seguir, com oito estratégias. Acompanhe uma a uma.
1. Planejamento
Obviamente, você fez um planejamento para a gestão da sua franquia assim que firmou contrato com a franqueadora. Todo investimento envolve a definição de planos concretos e com o franchising não é diferente. No entanto, é preciso replanejar sempre, não apenas quando se abre as portas para o público.
Faça um planejamento semestral, por exemplo. Foque em ações de marketing, considere datas comemorativas e mire nas vendas. No período estipulado, é fundamental traçar um panorama geral do negócio e as medidas a serem tomadas para o seu reconhecimento pleno no mercado. É importante poder contar com a franqueadora neste sentido também, uma vez que ela pode ajudar com sugestões dos especialistas da rede para ampliar as vendas.
2. Metas
O planejamento deve ser baseado em metas. Elas são essenciais para o crescimento da sua franquia, uma vez que ajudam a nortear as ações rumo ao objetivo. Como aqui o foco são as vendas, vale traçar metas para um determinado tempo e as maneiras de alcançá-las.
Vale lembrar também, que a equipe de vendas deve ser muito bem estimulada, mas de maneira que os colaboradores não se sintam pressionados. O desespero não ajuda no desempenho.
3. Marketing digital
Mais do que nunca, o marketing digital tem favorecido as marcas e convertido leads pela internet. Não somente os e-commerce, mas também as lojas físicas se beneficiam das estratégias do marketing digital e suas poderosas campanhas.
Isso porque as mídias são ótimas opções para engajar o público, aumentando as vendas. É fundamental que a franquia esteja sempre a par das melhores estratégias em marketing digital para ações pontuais.
4. Motivação
Toda equipe precisa de motivação para desempenhar bem o seu papel. Ainda mais quando a função é vender. Ou seja, o produto pode ser o melhor do mundo, mas se o público não tiver a melhor experiência de compra, o sucesso escapará entre os dedos. Portanto, é imprescindível motivar os colaboradores e ainda oferecer capacitações.
A Usaflex, por exemplo, oferece treinamentos a seus franqueados, de modo que possam motivar os funcionários e capacitá-los para que o grande diferencial das unidades, além dos produtos, seja o atendimento.
5. Formas de pagamento
É muito importante flexibilizar as formas de pagamento. O mercado oferece inúmeras maneiras de ajudar o cliente a finalizar as suas compras e a sua franquia não pode ficar de fora. Dar opções para o público quanto ao pagamento é também investir na experiência de compra porque facilita a vida do cliente e ele tende a voltar. Quanto mais a franquia participa da decisão de compra do consumidor, mais chance terá de fidelizá-lo.
6. Promoções e descontos
É importante fazer promoções para estimular as vendas. O cliente sempre se sente atraído por descontos, brindes, “compre um e leve dois”, etc. É fundamental criar estratégias que possam atrair o interesse do público, mesmo ou principalmente, aqueles que já conhecem a marca.
Muitas vezes, o cliente nunca compra um determinado produto, mas em promoção decide levar. Passa a gostar e volta para comprar novamente, mesmo sem a conveniência. Ele compra pelo preço normal porque gostou.
7. Feedback
É primordial ouvir e dar atenção aos feedbacks dos clientes. As críticas, por exemplo, podem ser usadas para o reparo de possíveis gargalos, de maneira que a franquia melhore cada vez mais sua atuação.
O contrário também funciona. Os elogios mostram aos gestores onde estão acertando, de modo a aprimorar ainda mais as ações. Ninguém melhor do que os clientes para ajudar com o sucesso das vendas. Uma sugestão é investir em pesquisas de satisfação. Pode ser por meio de plataformas digitais ou mesmo na loja.
8. Inovações
Quanto mais inovadora for a franquia, mais ela atrairá os clientes. A tecnologia traz competitividade para a franquia, destacando-a da concorrência. Se os concorrentes investem em modernidade e seu franqueador, não, pense em reforçar este aspecto. Quanto mais investimento em experiência de compra, mais efetividade o negócio terá. E o sucesso das vendas será garantido.
A Usaflex está sempre buscando inovação, por meio de tecnologia, novos produtos, pesquisa junto aos clientes e treinamento das equipes e franqueados. Tudo isso é a receita para o aumento das vendas que permite o sucesso de cada um de nossos franqueados.
Conheça o modelo de negócio da Usaflex e seja um franqueado.