O setor de moda no franchising brasileiro

20/8/2024 | Sem categoria

O franchising brasileiro segue como um dos mais promissores e sustentáveis para quem quer investir. A propósito, superando os resultados alcançados em 2019, ano pré-pandemia. A Usaflex publicou um conteúdo com esses números.

O sucesso do franchising brasileiro tem como um de seus pilares, segmentos importantes de mercado, entre eles, o de moda – excelente alternativa para novos investidores e também os mais experientes.

Isso porque essa fatia do mercado apresenta diversos nichos, os quais podem ser explorados de maneira diversificada. Confira a seguir como está o setor de moda no franchising brasileiro, do qual a Usaflex faz parte.

Moda no franchising

Calçados, vestuário, acessórios, entre outros itens, fazem parte da lista de opções que o setor de moda oferece. Este segmento fechou 2022 com saldos positivos em faturamento e operações, e corresponde a quase um quarto das 50 maiores franquias do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Em 2023, o setor de moda no franchising brasileiro alcançou patamares ainda mais altos, consolidando-se com um grande destaque no país. Em especial, isto aconteceu com o comércio de calçados, acessórios e vestuários. No ano passado, o saldo foi positivo para o faturamento e também para o número de unidades franqueadas, totalizando mais 11% e 5,7%, respectivamente. Os dados são da ABF.

Ainda segundo a associação, os principais fatores responsáveis por este sucesso são:

  1. Retomada pós-pandemia (20%);
  2. Engajamento das lojas físicas (20%);
  3. Investimento em tecnologia e marketing (11%);
  4. Maturação das redes e franqueados (11%).

Foco no cliente

No Brasil, calçados e roupas estão entre os produtos mais vendidos pelo franchising. Este resultado favorável ao setor de moda deve-se muito à atenção das franquias com os clientes. Também, em pesquisas constantes sobre tendências de consumo, investimentos em tecnologias e em prol de uma melhor experiência de compra.

Alguns pontos merecem destaque neste sentido, pois são os que mais influenciam as tendências do mercado e o comportamento do consumidor da moda. Para quem atua no setor de moda no franchising, é preciso entender por que o cliente vai a uma loja de calçados, por exemplo. Para os franqueados da Usaflex, aliás, esta é uma informação essencial.

A resposta parece simples, mas não é. Hoje em dia, o que leva o cliente a uma loja não é somente o desejo de comprar, mas de viver experiências. Inclusive, a qualidade do atendimento é um dos principais responsáveis pelo sucesso do setor de moda no franchising.

É fundamental, portanto, que as franquias invistam em treinamentos contínuos das equipes, de modo a garantir que todos estejam alinhados com a cultura da marca e prontos para entregar o que o cliente deseja receber.

Preços, gestão de troca, qualidade e opções estão na lista também. Esta é uma das razões pelas quais a Usaflex oferece sempre treinamento contínuo aos franqueados. Afinal, o setor de moda no franchising brasileiro é muito competitivo e treinamento é um dos segredos para se destacar no mercado.

O produto é outro fator decisivo. O setor de moda no franchising cresce também em virtude da qualidade dos produtos oferecidos. O próprio público da Usaflex procura pela marca porque sabe que pode contar com qualidade, beleza e conforto. Isso, sem contar com a tecnologia, que possibilita integrar diferentes canais e melhorar o contato com os clientes. É o chamado omnichannel, no qual a Usaflex investe fortemente.

Vantagens de investir em uma franquia de moda

O segmento de moda no franchising fechou 2023 com um resultado melhor do que o esperado, uma tendência de todo o setor de franquias brasileiro. De acordo com a ABF, o segmento faturou R$ 9,7 bilhões no segundo semestre de 2022, crescendo 15,8%. Todos os trimestres de 2023 apresentaram faturamento positivo e maior do que os dos anos anteriores. E tudo isso ajuda a projetar um 2024 melhor ainda.

Além dos fatores econômicos, o franchising no setor da moda oferece algumas vantagens, que explicam as boas notícias. Entre elas, produtos de alto consumo, suporte das franqueadoras, retorno seguro do investimento, expansão da marca e reconhecimento do público.

Ou seja, é mais do que possível sair ganhando ao investir no setor de moda no franchising brasileiro. Mesmo os novos empreendedores conseguem um bom desempenho porque recebem apoio da franqueadora e o know-how da marca para trabalhar.

A Usaflex, por exemplo, oferece suporte pleno aos seus franqueados, além de orientações sobre marketing pontual, vendas, treinamentos e produtos com a melhor qualidade do mercado para que a experiência do cliente seja completa.
Seja um franqueado Usaflex e aproveite o sucesso que a moda no franchising tem a oferecer.

https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes