Enquanto os interessados em terem seu próprio negócio, com segurança e um passo à frente no mercado através do modelo de franchising, as marcas franqueadoras estão à espera do franqueado de alta performance.
Isso porque cada unidade franqueada importa para o bem da marca e da rede. O negócio de franquia funciona através da concessão do uso de marca e repasse do modelo de negócio e know-how, além de apoio e suporte.
Sendo assim, ainda que cada unidade seja uma empresa de CNPJ próprio e o franqueado dono dessa empresa, ela representa a marca e, consequentemente, a rede. Dessa forma, o sucesso de uma é o sucesso de todas, assim como o fracasso de um pode ser ruim para a rede e demais unidades.
Achar que a marca franqueadora não sente quando uma unidade fecha as portas é não entender o poder de uma marca e ao mesmo tempo uma certa fragilidade. Ao perceber que uma unidade de franquia fechou, o público logo pensa o que está acontecendo de errado com a marca, e não com aquela unidade em si. Além do mais, a ideia da franqueadora é sempre expandir, e não se retrair.
É nesse sentido a importância de contar com um franqueado de alta performance.
O franqueado de alta performance
O franqueado de alta performance é antes de tudo alguém que entende o seu papel na sociedade e na economia. Sabe o seu poder de gerar emprego e negócios. Assim como também sabe que empreender pelo modelo de franquia oferece mais garantias e propensão ao sucesso.
E que a marca que irá abraçar deve ser escolhida por afinidade de área de atuação, valores, pesquisa de mercado e, sobretudo, pela condição de arcar com os investimentos necessários que ela apresenta.
O franqueado de alta performance também estudou as possibilidades de retorno da franquia que optou como investimento e negócio próprio. Analisou prós, contra, COF, contratos, tempo de retorno e a estimativa de dedicação que o negócio demanda.
Indo além, o franqueado de alta performance sabe da importância de uma gestão não só do negócio em si, mas de pessoas, sejam da sua equipe ou fornecedores e parceiros. Entende a importância de uma rede de relacionamentos e do cuidado e atenção que deve ter com o público consumidor.
Empreender via franquia é usar o lema dos mosqueteiros, um por todos e todos por um. Afinal, é a união quem leva ao sucesso.
Como se tornar um franqueado de alta performance
Não há sucesso sem dedicação, sem um trabalho bem feito, sem uma equipe integrada e motivada, é assim que se começa a ser um franqueado de alta performance. Para além disso, é necessário:
- Fazer uma boa escolha da marca onde investir: a escolha da franquia que virá a ser o seu negócio precisa ser feita de maneira inteligente, através de estudos e análises. Empreender é um risco por si só, por isso, não dê um passo maior que a perna. Avalie os custos, as estimativas de tempo de retorno, as afinidades do segmento com os seus conhecimentos. Procure outras pessoas para saber sobre a franquia, como atuais e ex-franqueados. Toda informação é importante para balizar sua escolha.
- Dedicação: um franqueado de alta performance jamais acha que sendo dono do negócio não vai precisar trabalhar. É justamente o oposto. Mesmo a franquia sendo um caminho mais seguro que o empreendimento solo, ela não acontece sozinha. É preciso trabalho, dedicação, esforço e entrega. Seja exemplo e seja também um gestor que sabe compartilhar tarefas, delegar demandas e confiar que serão cumpridas.
- Liderança e proatividade: um líder inspira, motiva, se torna referência. O franqueado de alta performance é antes de tudo um líder. Mesmo em se tratando de franquias, onde há uma padronização, há também espaço para inovações e geralmente elas vêm da linha de frente, ou seja, das unidades franqueadas.
- Relacionamento com o cliente: com tantos meios e oportunidades de diálogo, é imprescindível criar e manter um relacionamento com o consumidor. Telefones, e-mail, rede social, blogs, sites, chatbot e até mesmo uma caixinha de sugestões, são chances de diálogo que devem ser aproveitadas ao máximo. Isso tudo sem mencionar o atendimento no ponto-de-venda, claro. Lembre-se, quanto mais se conhece o público, mais se aprende a agradá-lo.
- Treinamentos e capacitações: não é à toa que na contrapartida das franquias estão inclusos treinamentos e capacitações. O mercado é dinâmico e é preciso estar atento às tendências, novidades e demandas. Além de usufruir do que é oferecido pela marca, o franqueado de alta performance também busca outros meios de se manter atualizado e com bons conhecimentos.
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