O que é Upcycling e como a Usaflex está dentro dessa nova tendência para fortalecer a marca?

29/2/2024 | Marca, Tendência

Você já ouviu falar em upcycling? O termo não chega a ser uma novidade, mas poucas pessoas entendem o que é e a sua importância para a moda e o meio ambiente. Aliás, a moda e tudo o que a envolve tem impacto direto e indireto nas questões ambientais. Assim como outras atividades econômicas e sociais.

Contudo, da mesma forma que pode causar danos no meio ambiente, o setor de calçados, vestuário e acessórios também pode contribuir de maneira positiva. É aí que entram as questões que envolvem o upcycling, medida bastante utilizada pela Usaflex. Afinal, uma marca com propósito é também uma marca consciente.

Upcycling, um movimento importante com apoio da Usaflex

O upcycling tem como propósito aumentar o ciclo de vida de um produto. Quanto mais tempo em uso, menos resíduo, menos lixo, menos descarte. Mas o que é upcycling? De maneira simples, upcycling consiste em um processo de ressignificação e reuso de peças, objetos e materiais que normalmente seriam descartados. A ideia do reaproveitamento cabe em qualquer mercado e não somente na moda.

Por exemplo, um pé de mesa pode se transformar em uma escultura de artesanato. Um vestido em uma saia e uma blusa, um tênis em uma bolsa, uma bijuteria em aplicações no tecido e até aquele arroz do dia anterior em bolinhos fritos.

A ideia básica do upcycling é o prolongamento da vida útil dos objetos, sem contudo tirar o valor do novo em que se transformou.

A importância do upcycling não está somente nessa reconfiguração de um objeto antigo para algo novo, mas em toda a economia e impacto que evita ao usar o que já existe. Toda produção requer uso de recursos naturais como água e energia, por exemplo, ao optar pelo upcycling há uma redução nesses gastos, contribuindo para o bem estar ambiental.

Como implementar o conceito upcycling no dia a dia

Para viver o conceito upcycling no dia a dia, basta fazer algumas escolhas de prática e consumo. Algumas dicas fáceis de conseguir pôr em andamento:

  • Prefira produtos e marcas feitas para durar, ou seja, que não tenham nenhuma característica de descartável.
  • Em relação à moda, fuja do fast fashion, ou seja, moda de curta duração. Isso em relação a qualquer peça.
  • Use a criatividade para a reutilização de peças sem perder o valor, a qualidade e a estética. Abuse dos patchworks que nunca saem de moda e das sobreposições de tecidos.
  • Invista em peças de brechós e em guarda-roupas compartilhados.
  • Troque de peças com suas amigas. Assim vocês sempre terão peças novas sem a necessidade de novas compras.
  • Peças atemporais não são necessariamente sem graça. Além do mais, você pode incluir algo da estação em uma bolsa ou sapato, como um pingente ou broche, por exemplo.

Usaflex e a tendência upcycling

Antes de pensar na tendência upcycling, a Usaflex sempre teve em mente na elaboração de seus produtos a durabilidade e longevidade de cada um dos seus calçados. Sapatos, sandálias, bolsas, tênis e chinelos Usaflex são feitos para durar. Não só em relação ao material e ao acabamento, que oferece resistência, mas também em relação aos modelos.

Um design atemporal garante peças que não saem de moda combinando com vários estilos, estações do ano e ocasiões de uso. Esse é um compromisso Usaflex com o consumidor e o meio ambiente.

Esse compromisso se encontra nas operações da marca onde aplica soluções ESG (environmental, social and corporate governance), ou seja, impõe práticas ambientais, sociais e de governança.

Na ponta onde o consumidor pode alcançar, a Usaflex demonstra a prática upcycling, não somente em fabricar bens duráveis, mas na linha Reconforto. A linha é toda produzida com o uso de materiais sustentáveis e processos que não agridem o meio ambiente. Em outras palavras, que utilizam menos recursos, que dão destino correto aos rejeitos e utilizam materiais que anteriormente eram jogados fora.

A Usaflex é mais que conforto para a consumidora e bons negócios para o franqueado. É também tendência em upcycling.

Seja um franqueado Usaflex. Acesse:

https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes