A importante ampliação da fábrica da Usaflex em Igrejinha

22/2/2024 | Mercado

A Usaflex é líder no segmento de calçados voltados para conforto. Seu parque fabril conta com 4 unidades produtivas nas seguintes localidades: Igrejinha, Campo Bom, Dois Irmãos e Parobé. Todas as cidades situadas no Vale dos Sinos e Paranhana, no estado do Rio Grande do Sul.

A fábrica Usaflex de Igrejinhas passou por ampliação em 2023 para expandir ainda mais a produção e as unidades franqueadas. Neste artigo vamos entender melhor como foi essa ampliação e os seus benefícios.

A fábrica da Usaflex de Igrejinha

Igrejinha é um município da Região Metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, localizado no Vale do Paranhana. A cidade foi colonizada por imigrantes alemães durante o século XIX, e ainda hoje possui moradores predominantemente de origem alemã. A origem do nome se deve a uma pequena igreja construída pelos imigrantes em 1863.

Com ampliação inaugurada em junho de 2023 (com etapas anteriores desde 2016), a fábrica Usaflex de Igrejinha recebeu investimento de R$ 13 milhões. Além de obras civis no prédio de 6 mil metros quadrados, o montante investido também foi usado para compra de novos equipamentos.

A produção diária de sapatos, que era de 28 mil unidades, está prevista para alcançar até 34 mil pares. Esta ampliação se conecta com a expansão das franquias da Usaflex por todo o país, mantendo todas as lojas abastecidas e o negócio aquecido. Além disso, se prevê a geração de mais de 330 novos empregos. 

Além da ala já pronta e inaugurada, o projeto de expansão da fábrica de Igrejinha prevê ainda uma segunda etapa, com o adicional de mais três mil metros quadrados à sua área industrial na cidade. Boa parte das obras devem ficar prontas ainda em 2024, um ano excelente para abrir a sua franquia Usaflex.

As vantagens da fabricação própria

Ainda que possa ser uma operação complexa, a fabricação própria agrega inúmeras vantagens para uma marca franqueadora e seus franqueados. A indústria Usaflex gera cerca de 2,5 mil empregos diretos, que respondem por uma produção de até 30 mil pares/dia. Além do impacto social positivo, a produtividade é crescente.

De forma geral, ter uma produção própria gera ainda:

  • Controle de qualidade:

Ao ter uma linha de produção própria, a franquia pode exercer um controle mais rigoroso sobre a qualidade dos produtos. Isso garante consistência e padrões elevados em todos os pontos de venda, contribuindo para a satisfação do cliente.

  • Padronização:

A fabricação própria permite uma maior padronização dos produtos, o que é essencial para redes de franquias que buscam oferecer uma experiência consistente em todas as unidades. 

  • Customização e inovação:

Ter controle sobre o processo de fabricação dá à franquia a flexibilidade de inovar e customizar seus produtos de acordo com as demandas do mercado ou feedback dos clientes. A tecnologia, design, inovação e qualidade são asseguradas pelas pesquisas do Centro de Tecnologia e Testes da Usaflex.

  • Redução de custos:

Em alguns casos, a produção própria pode levar a uma redução nos custos de produção, especialmente se a franquia alcançar economias de escala.

  • Margens de lucro:

Com a eliminação do intermediário na cadeia de suprimentos, a franquia pode obter maiores margens de lucro, contribuindo para a sustentabilidade financeira do negócio.

  • Diferenciação no mercado:

Ter produtos exclusivos fabricados internamente pode diferenciar a franquia da concorrência, aumentando a atratividade para os consumidores.

  • Segurança no abastecimento:

Evitar dependência de fornecedores externos reduz o risco de interrupções no abastecimento, garantindo um fluxo constante de produtos para todas as unidades da franquia.

  • Agilidade e flexibilidade:

A fabricação própria pode proporcionar maior agilidade na resposta às mudanças de mercado, permitindo ajustes rápidos na produção para atender às demandas sazonais ou tendências emergentes.

  • Proteção da marca:

Controlar a produção ajuda a proteger a integridade da marca, assegurando que os produtos atendam aos padrões estabelecidos pela franquia.

  • Desenvolvimento de competências internas:

Investir em uma operação de fabricação própria pode desenvolver competências internas e conhecimento técnico dentro da organização.

Todas essas vantagens foram observadas pela Usaflex na hora de decidir por ampliar a fábrica de Igrejinha. Pois é olhando para o todo do negócio que se justifica um investimento desse porte, que vai beneficiar toda a rede de franqueados da marca.

Agora que você conhece a força da fabricação própria da Usaflex e os investimentos em ampliação, entre em contato e seja um dos nossos franqueados.

https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes