O franchising, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico

9/2/2024 | Sem categoria

Qual é o papel do setor neste sentido?

Há anos o franchising tem contribuído com a economia do país. O mercado, além de ser uma ótima alternativa para empreendedores experientes e para novos empresários, ainda emprega mais de 1 milhão de pessoas, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mesmo ante aos desafios econômicos impostos por fatores diversos, como a pandemia, o segmento se mantém consolidado.

Resiliência é a palavra aqui. O setor de franquias demonstra cada vez mais a sua capacidade de adaptação diante de mudanças de cenários – adversos ou não. Essa opção de empreendedorismo prova ser um importante motor para o desenvolvimento econômico do país, gerando cada vez mais empregos. E essa expansão só aumenta. Modelos de negócios como o da Usaflex evidenciam a força do franchising brasileiro e a sua relevância para a economia.

Tudo isso porque o mercado trabalha para reforçar a importância de se ter um ambiente de negócios favorável, com políticas de incentivo ao empreendedorismo. O setor de franquias tem aprimorado cada vez mais a sua atuação como influenciador econômico, com oportunidades para quem quer empreender e também para quem precisa de um emprego.

Avanço

Para se ter uma ideia do que estamos falando, vamos aos dados. Conforme informações da ABF, o faturamento do franchising brasileiro avançou 15% – de R$ 91,432 bilhões para R$ 105,107 bilhões. Dentro deste contexto econômico, a associação soma um total de 1.612 milhão de pessoas empregadas diretamente.

E essa curva de crescimento tende a subir. Ainda de acordo com a ABF, a tendência é muito positiva, como sempre. A propósito, entre os segmentos mais promissores está o de moda e calçados, com resultados positivos ano a ano.

E outro fator interessante é que as franquias estão se expandindo geograficamente. Ou seja, inaugurando unidades também nas cidades litorâneas e do interior, o que prova ainda mais a efetividade deste setor para a economia nacional. Mais e mais postos de trabalho estão sendo criados em virtude do bom faturamento das redes.

O que justifica tudo isso?

Os motivos que concretizam o setor de franquias como um facilitador para o crescimento econômico, por meio da geração de empregos no Brasil, são diversos. Porém, vale destacar a busca do brasileiro pelo empreendedorismo e a independência financeira. Este fator determinante, além de transformar antigos funcionários em empresários, gera a necessidade de mão de obra e aumenta as oportunidades de emprego.

E o melhor, os novos empreendedores estão optando pelas franquias, uma vez que o modelo de negócio oferece uma série de vantagens competitivas. Entre elas, o fato de poder contar com o know-how de uma marca consolidada no mercado, o suporte oferecido pela rede ao negócio, a padronização operacional e visual e a segurança de investimento.

Outro fator é a inovação. As franquias estão cada vez mais trabalhando com tecnologia e aderindo à transformação digital. As marcas se fazem presentes de diferentes maneiras na vida do consumidor, ampliando as chances de negócios. Isso eleva as oportunidades de crescimento da rede e, mais uma vez, gera empregos.

Oportunidades

Outro quesito que mostra o papel das franquias na geração de empregos e desenvolvimento econômico do país são as oportunidades geradas pela diversificação do mercado. O franchising abriga muitos setores. E o melhor de tudo é que uma mesma rede pode oferecer chances diferenciadas a quem deseja trabalhar.

Por exemplo, a própria Usaflex tem um conceito diversificado de negócios. O empreendedor pode optar por um dos dois modelos de loja que a rede propõe. Essa oportunidade de escolher uma opção torna o investimento ainda mais atrativo e acessível para diferentes perfis de empreendedores.

Logo, contribui com o aumento do número de negócios, com o faturamento do setor, a geração de empregos diretos e indiretos e o crescimento da economia brasileira. Este é o papel!

Então conheça o modelo de franquia da Usaflex!

https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes