O público quer ter a tranquilidade de entrar em uma loja reconhecida
A padronização é o primeiro aspecto de uma rede franqueadora. Todas as unidades devem ter a mesma essência que a matriz desenvolveu como base de trabalho e seguir os parâmetros estabelecidos. É a evolução do que encantou os clientes quando a marca era um negócio individual.
É exatamente assim: a padronização da franquia tem o objetivo de garantir que os franqueados exerçam todos o mesmo papel no mercado, de modo que os clientes encontrem todos os elementos que procuram em qualquer loja da marca.
Quando um franqueado, por exemplo, deixa de seguir o padrão da franquia, além de romper com o que foi acordado em contrato, compromete a qualidade dos serviços prestados ao cliente e se perde durante o caminho do empreendedorismo.
Ao contrário disso, seguir os padrões da franquia gera uma série de benefícios. Os quais são listados pela Usaflex a seguir. Vale a pena conferir!
Garantia ao público
Seguir os padrões da rede é uma maneira efetiva de garantir ao cliente que ele encontrará exatamente o que procura na loja. Isso tanto com relação aos produtos, quanto ao atendimento e aos valores da marca. É imprescindível que o público encontre os mesmos atributos em qualquer unidade que visitar. Assim, ele se sente confortável, por estar consumindo em uma loja reconhecida – e na qual ele pode confiar.
Visibilidade
Outra coisa que garante o sucesso do franqueado é a visibilidade. E ela vem com a padronização do negócio conforme as diretrizes da marca, uma vez que o público já conhece a rede.
Sendo assim, quando o empreendedor respeita a padronização da sua franquia com relação à infraestrutura, metodologias de trabalho e capacitação da equipe, faz com o que o público se identifique também com a unidade, já que a marca ele conhece bem.
Propaganda
A franquia pensa em tudo, inclusive nas formas de fazer propaganda da marca. Logo, ela cria estratégias por meio das embalagens, brindes, etc. Quando o franqueado respeita essas indicações pode desfrutar dos resultados.
O cliente receberá a sacola com o logo da marca, por exemplo, e fará uma “propaganda gratuita”. Se o empreendedor não respeitar tais medidas sairá perdendo oportunidades e dinheiro também.
Da implantação ao operacional
Começar um negócio do zero é um desafio e tanto. Envolve diversos processos, entre eles, jurídico, imobiliário, civil (reformas), operacionais, etc. O empreendedor tem que pensar em tudo e investir quantias consideráveis em profissionais para auxiliar com o desenvolvimento de tantas estratégias.
No caso do franqueado, tudo acontece de maneira mais fluida e simples. Ele tem a franquia como base e não precisa desenvolver nada. Está tudo pronto, basta fechar o contrato. No entanto, o franqueado tem a obrigação de cumprir com os padrões informados pela franqueadora, uma vez que todos eles foram testados e aprovados.
Neste sentido, o benefício fica por conta das facilidades que essa padronização oferece. Ela ajuda o dono da unidade em todas as etapas, pois diz respeito a todo o andamento do negócio, desde a implantação da loja até o operacional cotidiano, e como ele deve acontecer.
Seguir os padrões da franquia é “uma mão na roda” como dizem. Além de estar no contrato firmado entre empreendedor e franquia, eles existem para apoiar o investidor em sua jornada. Não é uma determinação qualquer, mas um conjunto de ações resultantes de um longo estudo de mercado. O público agradece e o franqueado só tem a ganhar!
Se você busca investir em um negócio consolidado e que te apoia em cada fase do processo? Conheça a Usaflex Franquias: