KPIs essenciais para a gestão de uma unidade franqueada

5/1/2024 | Franquias

Indicadores de produtividade e de qualidade estão entre os principais

Você sabe como é possível mensurar o desempenho da sua unidade Usaflex? Alguns KPIs são fundamentais para uma gestão eficiente e a geração dos melhores resultados. São métricas de avaliação do fluxo de trabalho, que podem ajudar a direcionar as operações e equipe da loja rumo aos objetivos e metas.

Os dados quantitativos guiam os gestores de uma franquia em suas tomadas de decisões, por exemplo, de modo que sejam mais assertivos e transparentes. Porém, é preciso que a unidade defina um método de gestão que inclua a análise desses índices. Também, identificar os instrumentos de avaliação mais adequados para cada objetivo, de modo a proporcionar mais confiabilidade nas entregas.

KPIs para a gestão de Franquia

Os KPIs (Key Performance Indicators/Indicadores de Desempenho) são fundamentais para acompanhar a evolução do trabalho e dos resultados de uma unidade franqueada. Dessa maneira, fica mais fácil definir as estratégias. As métricas servem como referência para as tomadas de decisão. Citamos aqui cinco KPIs (dos mais usados na rede) para medir o desempenho de uma loja.

1. Indicadores de produtividade / Taxa de Conversão

Eles avaliam o atendimento, eficiência da equipe e também de cada funcionário a partir da produtividade com relação ao esperado. A métrica é estabelecida da seguinte forma: clientes entrantes X clientes convertidos, onde são colhidos dados detalhados do atendimento, utilizamos a SmartList, uma ferramenta rica, que nos traz diversos indicadores, pois além da taxa de conversão, medimos produtividade, objeções, dentre outros.

2. Indicadores de qualidade

Essa métrica indica qualquer desvio ou não conformidade ocorrida durante o processo produtivo e operacional da loja, onde através de processos bem desenhados, temos KPIs que nos permitem entregar qualidade em cada etapa, de ponta a ponta. Para garantir que a qualidade tenha valor percebido por nossos consumidores, temos uma área dedicada a essa demanda, o Sucesso do Cliente, onde já fomos reconhecidos por prêmios no Reclame Aqui. Uma das frentes dessa área é dar atenção aos conteúdo das reclamações, unindo dados quantitativos e qualitativos – essenciais para a tomada de decisão, além de termos como premissa encantar nossos consumidores.

3. Indicadores estratégicos / Operacionais

Aqui, é possível descobrir a posição da unidade franqueada com relação aos objetivos propostos. Temos o PEF (Programa de Excelência em Franquias Usaflex), onde seu objetivo é estabelecer o padrão de operação da Rede Usaflex, buscando elevar o nível de desempenho das Franquias.

Esses resultados serão obtidos por meio de avaliação, orientação e motivação que podem fazer os franqueados e suas equipes melhorarem o desempenho das lojas, em busca da excelência Usaflex na execução. O Programa de Excelência é uma ferramenta de boa gestão e um Programa de reconhecimento anual.

O Programa de Excelência proporciona vários benefícios aos franqueados e as equipes das Franquias, como:

  • Orienta e facilita a avaliação do desempenho de franquias;
  • Esclarece as razões pelas quais as atividades relevantes do negócio devem ser feitas da maneira definida e orientada pela Franqueadora;
  • Reconhece as melhores performances da Rede de Franquias;
  • Incentiva a melhoria contínua, pela orientação clara de procedimentos e pela introdução de uma referência de excelência das operações da unidade franqueada;
  • Cria um saudável ambiente de competição, motivando franqueados e suas equipes a atingirem resultados excelentes;
  • Estimula o surgimento, a divulgação e a troca de melhores práticas entre as Franquias.

Nos gerando indicadores que mostram o caminho e fornecem um comparativo entre o cenário atual da loja com relação ao que deveria ser.

4. Indicadores de lucratividade e de Rentabilidade

Estes indicadores apresentam a relação percentual entre o lucro e as vendas totais da loja. Por exemplo, quanto ela vendeu em produtos e quanto apurou em lucro. O resultado será o percentual da lucratividade.

Estes KPIs, também oferecem a relação percentual entre o lucro e o investimento feito na unidade, dentre eles, podemos destacar o ROI, esse indicador aponta o quanto se ganha a cada real investido. Utilizamos ferramentas que dão todo suporte necessário para o preenchimento de DRE e sua análise financeira.

5. Indicadores de competitividade

Já estes servem para medir a situação da loja diante a concorrência. O próprio market share pode ser usado. Esse KPI mostra a fatia de desempenho da unidade com relação ao mercado. Por exemplo, é preciso dividir o volume das vendas pelo volume total do mercado – em valores monetários ou em quantidades.

Como criar um KPI

Caso a sua unidade ainda apresente lacunas entre o trabalho realizado e os resultados coletados pelas métricas, existe a possibilidade de criar um indicador de desempenho específico para cada situação. É preciso estar atento aos fatores a seguir:

  • Objetivos e estratégias da unidade;
  • A sua atuação no mercado;
  • O cenário econômico, social e político;
  • O tamanho da loja;
  • As particularidades da equipe.

Além dos pontos citados acima, podemos elencar diversos outros que podem influenciar diretamente nos resultados, é preciso ter em mente o que é mais importante para a loja, de modo a visualizar e acompanhar os projetos em tempo real, ser operador do seu negócio.

Sendo possível observar métricas individuais e coletivas. Entre elas, as tarefas em andamento, as demandas em atraso, horas investidas por clientes na loja, entre outras.

Desta maneira, os gestores podem filtrar os resultados dentro dos parâmetros já estabelecidos e verificar os números, dados e informações por meio do sistema escolhido. O objetivo é ter acesso ao máximo de informações possível para dedicar as melhorias e evitar problemas futuros.

Na Usaflex, temos um compromisso enraizado em oferecer suporte incondicional a todos os nossos franqueados. Não se trata apenas de um compromisso do corpo diretivo, mas de toda a equipe e áreas que se empenham incansavelmente para entender suas necessidades, oferecer soluções perspicazes e impulsionar a rentabilidade dos negócios. Conte conosco para fornecer o apoio necessário, garantindo que cada franquia seja bem-sucedida e alcance seus objetivos de forma consistente. Quer conhecer as Franquias Usaflex e seus indicadores de resultados? Acesse: https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

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