Franchising brasileiro aposta em inovação e principais tendências

12/12/2023 | Franquias

Entre elas, a LGPD, meios de pagamentos diferenciados e tecnologias para processos de gestão

O franchising brasileiro cresce mais a cada ano e se consolida como um bom caminho para quem quer fazer parte do mundo dos negócios. É um mercado que recebe muito bem quem quer empreender e dá diversos incentivos aos empresários. Isso porque está sempre explorando novas tendências e ferramentas de inovação.

O universo das franquias investe constantemente em novas tecnologias para facilitar a vida do investidor, além de novos formatos de negócios e mudanças positivas. A Usaflex faz parte dessa busca pelo novo. Por isso, preparamos este conteúdo. É importante saber que o franchising é um segmento sólido e resiliente.

É por esse motivo que está sempre atraindo novos interessados. Ainda mais as marcas que estão há anos no mercado, cujo público é cativo e a concorrência está bem distante nos quesitos qualidade, visibilidade e relacionamento.

Confira a seguir o que mais funciona no setor de franquias e que tende a ser uma chave para o futuro dos investidores.

1. Segurança

O franchising sempre foi conhecido como um meio seguro para quem quer empreender. Isso porque as marcas envolvidas, geralmente, estão muito bem estabelecidas no mercado.

No entanto, isso não acontece automaticamente. O franchising trabalha sempre para organizar métricas que possam auxiliar as marcas em suas estratégias de negócios, de modo que os franqueados sejam bem amparados.

Não é à toa que as franquias resistem às crises econômicas e até sanitárias, como a da Covid-19. Podemos dizer, então, que o setor está sempre em ritmo de crescimento, justamente, pela sua constante busca pela inovação.

2. Franchising exponencial ou 4.0

O 4.0 está em alta em diferentes segmentos, incluindo o franchising. Esse conceito sintetiza uma realidade já vivenciada pelo setor há alguns anos. Estamos falando da busca pelo crescimento a partir do uso de ferramentas digitais, as quais podem contribuir exponencialmente com o sucesso de uma marca.

Entre as opções, softwares de gestão, treinamentos EAD, apoio remoto ao franqueado, marketing digital, mídias para o relacionamento com o cliente, etc.

O franchising exponencial mostra uma aceleração agressiva, porém elaborada com responsabilidade e sustentabilidade. O objetivo é fomentar a expansão das marcas, ampliando o alcance e escopo de trabalho.

3. Pagamentos

O franchising zela pela segurança e pela praticidade em favor dos franqueados. Por isso, incentiva que as redes invistam em meios de pagamentos que possam facilitar a vida do consumidor. Entre eles, PIX, cartão de crédito, QR Code, cartões eletrônicos, etc. O objetivo é proporcionar a melhor experiência de compra possível para o público, de modo a torná-lo fiel à marca.

4. Aplicativos

Engana-se quem pensa que somente as franquias do setor de gastronomia investem em aplicativos próprios. O franchising possui diversas marcas que investem em apps, uma vez que, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), eles aumentam significativamente o percentual de vendas juntamente com os sites para compras.

5. LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados está em plena atividade no franchising, de modo que os dados dos clientes sejam sempre preservados. Isso porque as franquias, normalmente, captam informações dos consumidores a fim de melhorar o relacionamento com eles por meio das ações de marketing, por exemplo.

O franchising não abre mão do estabelecimento da gestão consciente de dados como política interna de qualquer rede franqueadora. As obrigações e responsabilidades apontadas pela LGPD devem estar sempre na pauta das franquias e, inclusive, descritas na própria COF (Circular de Oferta de Franquia).

6. Tecnologia

Outra tendência que vem auxiliando as franquias é a tecnologia. Isso porque ela facilita a vida tanto da franqueadora quanto dos franqueados. A automação e otimização de processos, por exemplo, são pilares para a evolução das marcas.

É imprescindível que elas tenham ferramentas que facilitem a gestão do negócio, pois este será um grande diferencial perante a concorrência. A tecnologia é uma aliada do setor de franquias para a expansão das redes. Entre os benefícios estão:

> Engajamento: A marca pode utilizar módulos para resolver problemas de comunicação com os franqueados e gerenciar as atividades.

> Padronização: Existem soluções para otimizar os padrões da franquia, bem como as ações de marketing e o relacionamento com os franqueados.

> Expansão: Outras ferramentas tecnológicas podem ajudar na captura dos leads, com o controle de novos projetos e outras estratégias personalizadas. Tudo, a fim de auxiliar a expansão da rede – o principal objetivo do franchising.

E, se você quer implementar inovações e tecnologias que são tendências em seu negócio, não se esqueça: conte com a expertise da franqueadora para que cada passo esteja dentro dos parâmetros e padrões estabelecidos por cada marca.

Se quiser saber como isso funciona em uma franqueadora reconhecida, faça contato com a Usaflex! https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

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