Participar do franchising como franqueado é vantajoso em diversos sentidos, entre eles, a segurança de investimento e a aquisição do know-how de uma marca. Ainda assim, esse tipo de negócio exige dedicação na gestão, assim como em qualquer outro.
Gerenciar uma franquia pode ser um desafio, sim. Mesmo tendo a vantagem de estar inserido em uma marca consolidada, é necessário muito trabalho para tornar seu negócio bem-sucedido.
Errar faz parte. No entanto, alguns erros podem ser evitados, ainda mais quando se trata do modelo de franquias que se beneficia de inúmeros testes antes de chegar às mãos do franqueado.
Com a ajuda de seus especialistas, a Usaflex preparou esse conteúdo para ajudá-lo a evitar erros na jornada de empreender.
Confira!
1- Planeje-se
É fundamental ter um planejamento estratégico bem definido para nortear a gestão de sua franquia. Estabeleça metas claras e objetivos bem definidos, e crie um plano de ação tangível para alcançá-los.
Ao traçar uma jornada empreendedora, detalhando um passo a passo específico das suas ações, prevendo riscos e antecipando tendências, você terá uma visão mais clara do caminho que deve seguir para alcançar o sucesso.
2- Bom relacionamento com a franqueadora
Mantenha uma comunicação frequente e clara com a franqueadora. Isso permite que você esteja sempre atualizado sobre as novidades da marca, as diretrizes e estratégias desenhadas, e aproveite os recursos que estão disponíveis.
Manter uma boa relação interpessoal com os gestores da marca que você escolheu para ter uma unidade de franquia, trará vantagens para o crescimento da sua unidade e consequentemente, maior lucratividade.
3- Adapte-se ao mercado local
Entenda as tendências em sua região. Ter um conhecimento mais específico da localidade onde sua loja está pode fazer toda a diferença em sua franquia na hora de vender. Adapte-se à realidade local oferecendo produtos condizentes com o perfil dos consumidores que transitam ou moram próximos à sua unidade.
Claro que, sendo uma franquia, seus produtos serão os estipulados pela rede franqueadora, seguindo o padrão exigido. Porém, sempre pode-se, em conjunto com sua rede, adaptar. Por exemplo, uma unidade da Usaflex em uma cidade do Nordeste brasileiro, devido ao calor intenso praticamente o ano todo, pode optar por oferecer apenas os calçados de verão.
4- Tecnologia como aliada
A tecnologia é fundamental para ampliar seu alcance e estabelecer uma presença online forte, por exemplo. Invista em ferramentas digitais, tais como um site atualizado, a criação de redes sociais próprias da unidade e publicações constantes nesses canais atraem público e ajudam a fomentar as vendas.
Além disso, sistemas de gestão integrados são essenciais na atualidade para gerenciar qualquer tipo de negócio. Eles ajudam a quantificar e qualificar entradas e saídas, gerenciar a base de clientes, auxiliar em ações de marketing, gerenciar estoque e vendas, entre outros.
5- Mantenha sua equipe motivada
Crie um ambiente de trabalho agradável e ofereça locais que motivem a equipe na busca por seus objetivos. Existem diversas maneiras de motivar e engajar um time de colaboradores para mantê-los satisfeitos e trazendo os melhores resultados.
Promover a capacitação constante investindo em cursos e treinamentos, oferecer possibilidades de crescimento profissional dentro da sua unidade, oferta de benefícios extras como bônus salarial, reconhecimento por metas batidas, happy hours, entre outros. E manter um ambiente de trabalho agradável e colaborativo também são fatores-chave para manter uma equipe motivada e engajada.
6- Acompanhar as métricas com frequência
Acompanhar as métricas é fundamental para entender como está o desempenho de sua franquia. Esteja atento aos números de vendas, de atendimento e de gestão financeira, pois isso permite que você verifique se suas ações estão dando certo ou errado, e a partir disso, poder ajustar sua estratégia.
7- Fidelização de clientes
Fidelize seus clientes por meio de um excelente atendimento. Esse relacionamento pode ser construído por experiências personalizadas, promoções exclusivas, contribuições para causas sociais, etc.
Além disso, esteja sempre aberto ou aberta a receber feedbacks para aprimorar a qualidade do atendimento e do seu produto. Ainda que esse retorno seja negativo, sempre é bom obter as impressões dos clientes para fazer melhorias e continuar atendendo bem.
A Usaflex entende que, para que a gestão das unidades seja bem sucedida, o franqueado precisa de suporte gerencial e operacional. Por isso, oferece uma estrutura completa, desde os treinamentos até uma equipe especializada que se disponibiliza a tirar dúvidas de seus franqueados, desde antes da entrega da COF e da assinatura do contrato.
Então, para resumir, a gestão de uma franquia requer dedicação, trabalho árduo e estratégias bem definidas. Tendo esse conjunto de dicas em mente, você estará mais preparado para otimizar sua unidade e alavancar seu sucesso.
Afinal quanto melhor for sua gestão, menores serão os erros e maiores as chances de sucesso. Para conhecer nosso modelo de franquia e como a Usaflex apoia seus franqueados nessa gestão, acesse: https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado