5 pontos que comprovam a importância da gestão da cadeia de suprimentos

8/9/2023 | Dicas, Franquias

Uma boa administração, neste caso, traz qualidade ao produto final, organização dos processos e fidelização do público.

Tão importante quanto é para os negócios convencionais, uma boa gestão da cadeia de suprimentos faz muita diferença para o sucesso de uma franquia. Isso porque a cadeia de suprimentos é fundamental para o andamento de toda a rede, uma vez que os materiais utilizados em toda e qualquer atividade são essenciais – para as lojas e a matriz.

Vale ressaltar que a cadeia de suprimentos compreende, além dos insumos, a logística, o tipo de embalagem usada para a entrega do produto final, as condições de armazenamento etc. No caso da Usaflex, por exemplo, que fabrica calçados e administra uma rede franqueada, o armazenamento dos produtos deve ser muito bem pensado, de modo a manter a qualidade dos próprios sapatos, bem como as condições das embalagens.

Zelar pela integridade do produto é o ponto chave. Tem também a linha de produção, cujas etapas estão sempre alinhadas na Usaflex – desde a compra da matéria-prima, a manufatura até a entrega nas lojas e ao cliente final.

Logo, podemos dizer que a gestão da cadeia de suprimentos no franchising é um conjunto de estratégias usadas para o bom funcionamento de uma franquia e suas unidades – cada uma tem as suas próprias ações também. É essencial ainda para o controle da qualidade.

Além disso, o bom andamento deste trabalho contribui com a satisfação do cliente, pois mostra organização e zelo. Ponto a ponto, vamos entender as vantagens de investir em uma boa gestão da cadeia de suprimentos e o porquê ela é tão viável ao segmento de franquia.

  1. Fidelização de clientes

Vale muito a pena começar a lista falando dos clientes e dos resultados que uma boa gestão da cadeia de suprimentos oferecem a eles. Quando essa administração é bem-feita, ela proporciona satisfação ao cliente, uma vez que cada etapa da cadeia de suprimentos culminará em um trabalho organizado capaz de atender às exigências do público e como ele espera ser atendido.

Isso, tanto por parte do franqueador quanto do franqueado, que ao ser organizado, mostrará ao cliente que ele é importante, o qual se tornará fiel a marca. Ou seja, a cadeia de suprimentos agrega qualidade ao que é vendido.

2. Lean Manufacturing

Você já ouviu falar neste termo? Ele sugere aumentar a eficiência da produtividade de um negócio – fábrica ou loja –, reduzindo os erros que levam ao desperdício e aos prejuízos. Neste sentido, a excelência na gestão da cadeia de suprimento ajuda a liquidar gastos desnecessários e desperdícios.

3. Estoque

Quando o assunto é a comercialização de bens (duráveis ou não duráveis), que envolve a compra e venda de produtos, gerenciar o estoque é fator fundamental para o sucesso do negócio.

O estoque faz parte da cadeia de suprimentos, e saber comprar é tão importante quanto saber vender. A correta definição das quantidades a serem compradas, baseada em análise sobre a previsão de vendas, é muito importante para que o estoque atenda às necessidades do faturamento da empresa.

Por fim, é imprescindível que o armazenamento dos produtos seja exemplar, de modo que essa organização contribua para que a operação da loja seja tranquila e o atendimento seja eficiente.

  1. Dados

Qualquer tomada de decisões que não considerar informações fundamentais fornecidas pela análise de dados, está sujeita a não ser efetiva.

Isto vale para a gestão da cadeia de suprimentos de uma franquia, que necessita levantar dados essenciais para obter sucesso com seu negócio.

5. Padronização

É quase óbvio falar sobre padronização quando o assunto é o sistema de franchising. Neste sentido, a padronização dos procedimentos que permeiam a cadeia de suprimentos ajuda a organizar a operação e reflete no sucesso do negócio.

E a organização proporciona uma melhor administração, com otimização de tempo. Tudo isso gera possibilidades para que o empreendedor siga perfeitamente a filosofia da marca. E quanto maior for a padronização de uma franquia e suas unidades, melhor será o desempenho de toda a rede.

Resultado: os clientes terão experiências positivas e suas expectativas serão correspondidas.

Você busca um investimento consolidado, com uma rede com expertise e que te apoia em cada fase do processo? Conheça a Usaflex Franquias, clicando aqui!

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes