Como escolher uma franquia em 2023

14/7/2023 | Franquias

Passado o período crítico de uma pandemia que abalou diversas estruturas sociais, entre elas a economia, temos pessoas buscando recolocação no mercado e outras buscando empreender. O modelo de negócio de franchising então se apresenta como um caminho mais seguro, devido ao investimento em uma marca já com algum reconhecimento de mercado e um modelo de negócio pronto e testado.  

A dúvida que surge é como escolher uma franquia em 2023, um ano de retomada e ao mesmo tempo de implementação de um novo governo.

As opções são muitas e nos mais diversos segmentos, como avaliar, que pontos priorizar e como ponderar custos e benefícios?

Neste artigo, vamos procurar responder essas questões e te orientar para uma boa escolha.

Os números do mercado de franquia

De acordo com a pesquisa trimestral de desempenho realizada pela ABF — Associação Brasileira de Franchising, no primeiro semestre de 2022, as franquias faturaram em média R$ 91,43 bilhões, o que corresponde a um aumento de 12,9% em comparação ao mesmo período do ano de 2021.

Ainda segundo a mesma pesquisa, a projeção para todo o ano de 2022 é de um faturamento de R$ 207 bilhões. Esses números apontam um 2023 ainda melhor.

A Associação Brasileira de Franchising — ABF,  divulgou também que apenas 5% das franquias encerram as operações em até dois anos após o investimento. Diferente das micro e pequenas empresas, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE, se diferem drasticamente das franquias, já que 80% delas não alcançam sequer um ano de funcionamento. Além disso,  60% se veem forçadas a desistir antes de chegarem a cinco anos de funcionamento.

Esses números demonstram um cenário propício para franquias, bem como a segurança que elas proporcionam. Ou seja, investir em franquia em 2023 é sem dúvida uma boa estrada para se percorrer.

Franquia em 2023, como escolher

A escolha de uma franquia implica em seguir vários passos de forma consciente e sem pressa. Entre eles:

  • Pesquisa e avaliação: é preciso ter em mãos todas as possibilidades de investimento. Para tal, é necessário ter acesso ou realizar estudos de mercado. Entender as particularidades de  cada segmento, bem como as exigências de cada um e o tempo para o investidor aprender a atuar naquele ramo.
  • Força de investimento: o candidato a franqueado tem de saber seu poder de capital para investimento. Tanto reservas das quais pode fazer uso quanto capacidade de captação financeira. Essa é uma variável que vai ajudar na escolha e reduzir as opções, tornando mais fácil a tomada de decisão.
  • Afinidade: ainda que não seja uma condição limitante ter conhecimento prévio no ramo de franquia que deseja atuar, é importante reconhecer afinidades. Por exemplo, você pode ser um veterinário que ama calçados e investir em uma franquia Usaflex, e não em um pet shop. Contudo, é preciso ter o mínimo de proximidade com o segmento da franquia que vai escolher.
  • Análise da proposta: converse com a franqueadora, esclareça pontos que considera importantes, faça perguntas, todas as que quiser. Lembre-se de que você está investindo tempo e dinheiro (às vezes tudo o que você tem) para montar um negócio, não pode haver nenhum tipo de dúvida. Ainda que exista a COF — Circular de Oferta de Franquia, com todos os detalhes do negócio, ela só é apresentada quando a conversa está bem adiantada.
  • Conversa com franqueados: conversar com franqueados e ex-franqueados da marca que interessa auxilia a ter uma visão mais ampla de como funciona o lugar que você visa ocupar. Entender dificuldades, problemas, soluções e principalmente a relação da marca com seus franqueados é fundamental para uma escolha mais assertiva.
  • Consciência e persistência: ao empreender é necessário ter em mente que o dono do negócio é sem dúvida quem mais trabalha nele e por ele. Leva um tempo para você se tornar somente um gestor, até lá é muita dedicação, mão na massa e persistência para as coisas darem certo.

Outras variáveis de avaliação e escolha podem surgir ao longo do processo. Uma dica importante é estar atento ao tipo de apoio e suporte que a franquia oferece. A Usaflex, por exemplo, auxilia desde a escolha do ponto, como montagem inicial do mix de produtos, além de oferecer treinamentos, orientação na gestão e  encontros periódicos visando a proximidade e conexão com toda a rede.

Comece 2023 sendo um franqueado Usaflex: https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes