A importância dos padrões arquitetônicos nas franquias

7/6/2023 | Franquias

Uma das principais forças de uma franquia é justamente a padronização em todas as suas esferas, inclusive o padrão arquitetônico. A franquia é um modelo de negócio que deu certo e pode ser escalável.

Do ponto de vista do consumidor, a franquia é a certeza de que, esteja onde estiver, ele repetirá a experiência positiva que tem em relação àquela marca. É poder ter acesso a serviços e produtos aos quais quer vivenciar uma relação de fidelidade.

Neste sentido, tudo o que promove a rápida identificação e reconhecimento da marca é de extrema importância para a franquia e para o seu consumidor.

O projeto arquitetônico, junto ao logotipo, são os principais indicadores para o consumidor da presença da sua marca de preferência de consumo, seja por já a conhecer pelo uso, ou pela referência e vontade de usá-la.

Como se cria a identidade de uma franquia no projeto arquitetônico

Tudo, em relação a um lugar, comunica. O letreiro, a fachada, a vitrine, as cores, a disposição dos móveis, a marca, o atendimento, tudo em torno de um negócio ajuda na criação da imagem desse empreendimento no mercado de forma geral, em especial no consumidor.

Por isso a importância de um projeto arquitetônico que dialogue e reforce a identidade de marca. Uma marca tradicional e clássica em uma ambiente de loja muito moderno pode causar estranheza no consumidor, por exemplo.

A  identidade visual de uma loja de franquia tem a força e o objetivo de criar uma ligação com a clientela, daí ser de suma importância pensar esse projeto junto com a equipe de marketing para que cada item leve em conta o que a marca quer comunicar e como deseja se relacionar com o seu público.

É necessário lembrar que o contato com consumidor com a marca é sempre uma experiência que precisa ser sentida como positiva, pois somente assim haverá o desejo de repetir e indicar para que outras pessoas compartilhem do mesmo prazer.

O ambiente de compras, seja offline ou online, precisa proporcionar uma boa experiência. Neste sentido, tudo conta, desde a escolha do piso à iluminação, mobiliário e o copo com o qual se serve uma água ao cliente.

Quem é a marca e como ela quer ser vista é a base de qualquer padrão arquitetônico de franquias, afinal, a experiência de uma loja deve ser vivida em todas as outras para que o cliente se sinta imerso na marca de sua preferência.

Por que acreditar no padrão arquitetônico da sua franquia

Nenhum projeto de arquitetura comercial é feito para atender tendências ou moda, mas para cumprir um objetivo empresarial claro, tendo como consequências atrair consumidores, realizar vendas e criar fidelidade no cliente. Portanto, para toda escolha há uma razão mercadológica por trás, além de bem-estar, funcionalidade e, claro, estética.

Qualquer mudança no padrão arquitetônico da franquia vai descaracterizar a imagem da marca e afastar o consumidor que já passa a desconhecer e desacreditar a marca. Uma mudança no layout de loja pode fazer o consumidor pensar que não está em uma franquia, mas em uma loja multimarca, por exemplo,  e achar por bem não consumir por uma questão de confiança.

O risco para a franquia que desrespeita o padrão arquitetônico é ver sua unidade fechada por evasão de clientela e redução drástica de vendas.

É claro que, estando na ponta da operação e mais próximo do consumidor, o franqueado pode perceber detalhes que na rotina de loja poderiam sofrer intervenções para melhorar a experiência do cliente, a funcionalidade e até mesmo o conforto. Assim, cabe tratar junto à franqueada essas observações e até indicar mudanças. A marca franqueadora, inclusive, conta com essa comunicação e diálogo junto à sua rede de franquias para estar sempre melhorando.

O padrão arquitetônico como força de vendas

Projetar para franquias é um segmento da arquitetura com o propósito de criar e melhorar experiências no ambiente físico de compra e venda criando o desejo do cliente de querer estar no ponto de venda porque lhe promove bem-estar. Além disso, a loja também é pensada para aqueles que passam mais tempo nela, os colaboradores

A Usaflex investe em um padrão arquitetônico que traz conforto, bem-estar, praticidade e brilho para os seus produtos.

Seja um franqueado Usaflex. Conheça nosso modelo de negócio: https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes