Empreendedorismo e franquias: entenda a relação e as diferenças

2/6/2023 | Franquias

Muito se fala sobre franqueado não ser empreendedor. Um erro, afinal, empreendedorismo e franquias são uma via dupla no mesmo sentido. O empreendedorismo é visto como um processo de implementação de novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. Ou seja, tem a ver com inovar. Isso pode acontecer quando se monta um negócio do zero ou quando se monta um negócio pelo modelo de franchising.

O fato de abrir uma franquia e por isso ter vantagens que outros empreendedores não têm não elimina a questão do risco, do empenho, dedicação e persistência para o negócio prosperar. Uma série de situações comuns ao empreendedorismo.

Neste artigo, vamos entender as relações entre empreendedorismo e franquias, bem como o que há de diferente entre os termos e atividade em si.

Entendendo o empreendedorismo

Conceitualmente, empreender está relacionado a garimpar soluções, elaborar e realizar projetos, além de perceber oportunidades e torná-las rentáveis através de negócios lucrativos. Do ponto de vista empresarial, está vinculado a criar empresas, produtos e serviços com cunho inovador.

Contudo, o empreendedorismo passou a estar ligado a um tipo de postura. Seja em um negócio próprio ou não. Neste sentido, empreendedorismo tem a ver com:

  • Espírito inovador;
  • Persistência;
  • Criatividade;
  • Capacidade de construir cenários;
  • Gostar de desafios;
  • Não se intimidar com riscos;
  • Ousadia;
  • Proatividade;
  • Inventividade;
  • Independência;
  • Sustentabilidade.

Essas são algumas características que têm a ver com empreendedorismo e franquia também. Porque ter o próprio negócio exige algumas dessas posturas para fazer a coisa acontecer. Afinal, empreender, via franquia ou não, exige muita dedicação, planejamento, escolhas estratégicas, rotina com funcionários, concorrentes, fornecedores e clientes.

Sobretudo, empreender é desafiar-se sempre em fazer melhor.

Entendendo o modelo de negócio de franquia

Podemos dizer que a franquia é o negócio de um empreendedor, que percebendo como o empreendimento vai bem, resolve expandir sem necessariamente ser dono de novas unidades. Ao invés disso, repassar seus conhecimentos, modelo de negócio e prestar todo apoio e suporte para quem quiser empreender usando a sua marca. Em contrapartida, recebe valores pelo uso da marca e do know-how.

Nesse modelo, os empreendedores iniciam um negócio com uma boa vantagem, uma vez que a marca já existe e tem reconhecimento do público, além de contar com um modelo de negócio já testado e em prática, além de apoio e suporte em diversas áreas.

Ainda assim, empreender via franquia também exige o que qualquer outro meio de ter o próprio negócio exige: dedicação, empenho, conhecimento, perseverança, planejamento, execução e uma boa gestão.

Empreendedorismo e franquias, pontos em comum

Seja qual for o modelo de negócio que um empreendedor resolve atuar no mercado, ele vai precisar realizar pesquisa de mercado para escolha do ponto, público, fornecedores, espaços de mídia para divulgação, montar equipe, realizar reformas, fazer treinamentos, capacitações, criar relacionamentos com o clientes e restante do mercado, por exemplo.

A rotina diária de um empreendedor via franquia ou negócio próprio também não difere muito. Gerir o negócio, gerir as pessoas, lidar com conflitos generalizados, realizar compras, tratar com contador e mais uma infinidade de atividades comuns a qualquer modelo de empreendimento.

A grande diferença entre empreender via franquia e de modo solo é o suporte que somente o modelo de franchising possibilita. E é nisso que reside a sua grande vantagem.

Franquias, um universo de vantagens

Para algumas pessoas, empreender via franquia pode ser visto como algo limitante, uma vez que é preciso se moldar às exigências da franqueadora, respeitando os padrões do negócio. Contudo, não é bem assim.

Uma rede de franqueados é um conjunto de empreendedores com o mesmo tipo de negócio, porém, vivendo realidades distintas. Ora, uma franquia Usaflex no sul do país experimenta uma relação com o consumidor diferente no centro-oeste, já que cada região tende a ter suas particularidades em relação ao comportamento de consumo.

Dessa forma, ainda que respeitando os padrões da marca franqueadora, há espaço para ações apropriadas e personalizadas, ou seja, que exigem criatividade e propositividade, como em qualquer empreendimento.

Além do mais, é muito mais seguro e propenso ao sucesso investir em uma marca já existente no mercado, com bons resultados, posicionamento reconhecido pelo público consumidor, além de contar com ajuda desde a escolha do ponto comercial até capacitações frequentes com o negócio já em andamento.

Franquia é um empreendimento. Franqueado é empreendedor.

Conheça a Usaflex e empreenda com a gente: https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes