Loja de rua ou de shopping: como escolher a melhor opção para você?

1/6/2023 | Negócios

Ao adquirir uma franquia com opções de modelo de operação para loja de rua e de shopping, é comum sentir dúvidas sobre qual opção terá melhor custo x benefício, além de outras variáveis como movimentação de pessoas, segurança e custos.

De antemão, não há escolha que se encaixe de forma perfeita, por isso, é preciso definir quais suas prioridades para então pontuar entre a loja de rua ou a loja de shopping. Também não é uma decisão para ser realizada no impulso ou com pressa. Afinal, a escolha do ponto de venda é uma das etapas mais importantes da montagem de um negócio.

Neste artigo vamos dar algumas dicas que possam ajudar na sua escolha.

Entenda a sua franquia e o seu próprio perfil

O primeiro passo para a escolha é entender o modelo de negócio da marca franqueadora, incluindo o perfil de público, o ticket médio, tipo de mercadoria entre outros detalhes. Em seguida vem o seu próprio perfil de investidor e empreendedor. O potencial financeiro é um item imprescindível, pois entre comércio de rua, shopping e galerias, há diferenças consideráveis de custo.

Outros pontos em relação ao perfil do negócio e do empreendedor estão relacionados às características de uma e outra opção. Pois, tanto a loja de rua como a loja de shopping apresentam prós e contras que podem ter pesos diferentes a depender das características do franqueado.

A premissa básica para esta escolha é que o melhor local, seja rua ou shopping, será aquele por onde passam mais pessoas com potencial de interesse e poder de compra daquilo que você oferece. Assim sendo, depois de escolher entre shopping ou rua, é preciso decidir qual shopping e qual rua irá instalar a sua loja.

Vamos aos prós e contras de cada uma das opções.

Lojas de rua, vantagens e desvantagens

A depender da localização e da estrutura do imóvel, as lojas de rua costumam ser mais baratas que as lojas de shopping,  já que não contam com serviços agregados. Há também maior flexibilidade para se encaixar no projeto arquitetônico da franquia e de criar espaços diferenciados para tornar a experiência do cliente ainda melhor e mais agradável.

Lojas de rua podem ser brindadas com jardim, árvores e outros elementos da natureza que tornam o ambiente mais aconchegante e convidativo. Além do mais, há maior interação com a comunidade local, mais proximidade e humanização nas relações. Moradores costumam torcer por comércios locais e contribuírem para o seu crescimento e manutenção.

Em contrapartida às vantagens, as lojas de rua podem sofrer por falta de infraestrutura local, como ausência de estacionamento, iluminação pública e segurança, cabendo ao franqueado minimizar esses problemas com criatividade e investimentos.

Lojas de shopping, prós e contras

 

Em relação às lojas de rua, as de shopping levam, como principal vantagem, a infraestrutura de estacionamento e segurança. Além do conforto do ar-condicionado, há espaço para descanso, lanches e banheiros em vários pontos. Consumidores confortáveis e seguros passam mais tempo propensos às compras. As intempéries como chuva e calor, por exemplo, não impactam tanto as lojas de shopping quanto as de rua.

Entretanto, todas essas facilidades e infraestrutura coletiva tem um custo mais alto. Além do aluguel da loja em si, existem os custos de condomínio do shopping, incluindo ações institucionais de marketing e comunicação, que podem ter um peso no orçamento do negócio.

Outra questão comum aos shoppings é ambígua: o alto fluxo de pessoas. Para alguns lojistas, essa rotatividade de pessoas durante todo o horário de funcionamento do shopping, que costuma ser muito maior que uma loja de rua, é ótimo, pois aumenta a chance de potenciais clientes entrarem em sua loja. Por outro lado, a depender do perfil do público da franquia, essa alta circulação de pessoas acaba sendo um motivo de afastamento.

Como escolher

Os franqueados Usaflex contam com o apoio da franqueadora na hora de escolher o melhor ponto comercial, o que figura uma vantagem importante e a certeza de que será realizada uma boa escolha. Ainda assim, vale a pena avaliar os seguintes pontos:

  • Valor do aluguel e outras despesas fixas;
  • Valor de reforma necessária;
  • Estacionamento;
  • Segurança;
  • Entorno.

O caminho é pesquisar, colocar tudo na ponta do lápis, cruzar as informações e estar seguro.

Conheça a Usaflex, nossos modelos de lojas e venha ser um franqueado. Saiba mais aqui: https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes