E-commerce: 4 tendências para alavancar as vendas da sua franquia

26/5/2023 | Franquias

Fruto da tecnologia, o e-commerce já está presente diariamente na vida dos consumidores, ajudando muitos negócios a se expandir por meio do mundo digital. Agregar valor aos produtos e serviços, se conectando às inúmeras formas de comunicação virtual, une cada vez mais marcas e clientes no mercado.

O e-commerce se tornou uma importante ferramenta de negócios, atraindo clientes, alavancando vendas e oferecendo novidades em produtos e serviços aos consumidores.

Percebendo a relevância da presença digital, a maioria das empresas abriram seus espaços online para que os clientes pudessem dar início a um relacionamento duradouro e de confiança, através da inovação e do empreendedorismo digital.

Vamos ver neste artigo como o e-commerce pode ajudar a alavancar as vendas em sua franquia.

Tendências do e-commerce

Algumas tendências que traduzem o conceito de digitalização no varejo estão presentes nas estratégias das empresas que estão fazendo a correta leitura do comportamento do consumidor.

Vejamos agora, 4 tendências que contribuem para essa ascensão:

1- Live commerce: Tendência que já acontece na TV há muitas décadas, porém como propaganda de produtos específicos que as marcas pagam por esses anúncios em programas. O Live commerce acontece no meio digital, como um show de vendas em transmissões ao vivo. Nesse sentido, o que vale é fazer parcerias estratégicas de engajamento e potencialização de conversões com influenciadores digitais, micro influenciadores, artistas, entre outros.

2- Phygital: É a união dos pontos de vendas físico e digital, onde o cliente pode comprar pelo site e retirar na loja física; ou pode comprar no e-commerce, receber em casa, mas trocar na loja física se for preciso; pode ainda ver o catálogo de produtos no site, onde há uma vitrine infinita, escolher o produto e ir comprá-lo na loja física; entre outras possibilidades que alinham vendas físicas com online sem que haja concorrência entre as duas modalidades de comércio, oferecendo a melhor experiência aos consumidores.

3- Clientes virtuais fiéis: Oferecer benefícios exclusivos a clientes que estão sempre comprando do seu e-commerce é uma excelente estratégia para fidelizá-los e fazer com que eles mesmos indiquem sua marca para amigos e familiares, ou seja, a boa e velha “propaganda boca a boca”. Esses benefícios podem ser cupons de desconto, promoções relâmpagos, frete grátis, entre outros.

4- Omnichannel: União de canais de comunicação digital para atender aos clientes em suas dúvidas e reclamações, de forma ágil em qualquer uma das plataformas online da marca. Vale lembrar que se o consumidor compra com agilidade pelo site, ele também quer resolver seus problemas com agilidade seja pelo site, pelo Instagram, WhatsApp ou qualquer outro meio de comunicação digital disponível pela loja.

O objetivo sempre é oferecer a melhor experiência aos clientes, seja no físico ou no online. E, no caso de e-commerces das redes franqueadoras, é fundamental ao franqueado se atentar também ao padrão da estrutura de vendas virtuais, aplicativos ou outros meios de atendimento online da marca, uma vez que hoje não é mais possível ficar de fora do mundo digital.

Este é um setor que está a todo vapor e com boas perspectivas para os próximos anos. O comércio eletrônico agora dita regras, modas, tendências e concentra lucratividade para negócios que podem permanecer com um ponto de vendas físico, unindo ambos os resultados positivos.

Ao investir em uma franquia Usaflex, você conta também com o e-commerce da marca, sendo mais um canal de vendas que também visa apoiar a rede franqueada.

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