ESG – o que é e como implementar em sua franquia

12/5/2023 | Franquias

Cada vez mais implantadas e utilizadas nas organizações, as técnicas de ESG trazem propósitos importantes não apenas às empresas, mas para a sociedade e ao meio ambiente.

A sigla ESG significa, do inglês, “Environmental, Social and Governance” e representa as responsabilidades em adotar práticas de governança ambiental, social e corporativa, pensando muito além da lucratividade.

Um estudo feito pela agência norte-americana, Union+Webster e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), mostrou que 87% da população brasileira prefere consumir produtos e serviços de empresas que têm um posicionamento sustentável.

Esse expressivo percentual comprova que o mundo inteiro está em transformação, com aspectos sociais e ambientais cada vez mais presentes nos mais variados espaços, moldando o pensamento das pessoas.

Neste artigo, vamos saber o que é ESG, como implantar suas práticas e quais os benefícios para as franquias. Confira!

ESG nas empresas

Atualmente, os consumidores estão mais conscientes do que buscam na hora de comprar um produto ou adquirir um serviço. Por isso também estão mais exigentes em relação a ações, práticas e objetivos das empresas.

O comportamento do consumidor agora é de valorizar aspectos quanto à ética, cultura, empatia e filosofia empresarial, ressaltando principalmente as questões de sustentabilidade.

É por isso que a preocupação em relação aos cuidados com a sociedade, o meio ambiente e o bem-estar corporativo se tornaram tão necessários, e até urgentes, na gestão das organizações.

Foi assim que o ESG ganhou espaço, trazendo critérios importantes a respeito de governança corporativa e da preservação socioambiental dentro das empresas.

Os impactos das práticas provenientes desses critérios são extremamente benéficos tanto para os consumidores como para as empresas, servindo como fatores de análise na hora de optar por comprar um produto ou adquirir um serviço de uma marca ou de outra.

E isso também serve para investidores, que buscam empreender com franquias de marcas conscientes.

Tais práticas de ESG refletem diretamente no desempenho financeiro e no sucesso da empresa, se tornando fator importante para o desenvolvimento das marcas, aumentando sua visibilidade e credibilidade.

> Exemplos de práticas de ESG:

  • Ambiental: práticas de redução de desperdícios ou reutilização de matérias-primas ou insumos, reciclagem de materiais diversos, redução de emissão de gases poluentes, entre outras.
  • Social: ações de combate às diferenças salariais entre gêneros; ações em prol da educação, diversidade e combate à discriminação racial, de classes ou outros; combate ao assédio sexual e emocional; ações de auxílio às comunidades em situação de vulnerabilidade, entre outras.
  • Governança: criação de políticas internas, estruturação e hierarquia empresarial, criação e coordenação de comitês, entre outros.

Como implantar práticas de ESG?

Para realizar critérios de ESG na operação de sua franquia, coloque-se em ação com essas 3 dicas simples:

1 – Designe os responsáveis pelas práticas de ESG   Ter um gestor ou uma equipe dedicados às práticas de ESG irá ajudar a manter essas ações sempre em dia, criando estratégias e responsabilidades, além de definir metas, objetivos e prazos para implementação, divulgação e cumprimento das normas.

2 – Ações de conscientização dos colaboradores – Realizar ações de conscientização dos seus colaboradores quanto às práticas de ESG é primordial para que elas comecem a gerar impactos positivos já dentro da empresa. Isso irá criar uma consciência coletiva sobre os aspectos importantes do tema, bem como seus benefícios para a empresa, a sociedade e o meio ambiente.

3 – Compliance – Se a sua rede franqueadora já possui práticas de compliance, procure tornar as premissas de compliance públicas, por meio de um código de conduta de fácil acesso a todos os stakeholders, demonstrando transparência nas relações.

O que as franquias ganham ao terem práticas de ESG?

O setor de franquias voltou a crescer após o período pandêmico, se movimentando positivamente em termos de economia, inovação e consolidação. A ABF registrou um faturamento 10,7% maior entre 2020 e o começo de 2022.

Com números otimistas, a tendência é que cada vez mais marcas de franquias definam estratégias e técnicas de sustentabilidade, se posicionando de forma mais responsável em relação às práticas de ESG.

É necessário que as marcas atuem sempre com a verdade, transparência e objetivos claros em relação à sua posição diante das responsabilidades socioambientais e práticas de governança corporativa.

Ser um impulsionador de ações sustentáveis permite que se reaproveitem espaços e materiais em prol da redução de desperdícios e de custos, por exemplo.

Ou ainda, tenha a possibilidade de ajuste de salários e benefícios condizentes com os cargos, independentemente de raça ou gênero. Pode ainda realizar ações sociais como campanhas em prol da educação e projetos de combate à fome e ao frio de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Ao fazer isso, sua marca demonstra que se preocupa com as questões sociais e ambientais, além de buscar manter as normas éticas e legalidade na estrutura corporativa, agregando valor aos seus produtos e serviços, favorecendo seu reconhecimento perante o mercado.

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