Desenvolver e estreitar relações com as pessoas pode gerar maior confiança, atraindo parcerias que promovam negociações produtivas e melhores resultados para todos os envolvidos.
Estabelecer parcerias é uma estratégia ágil e eficiente, que oferece a oportunidade de agregar valor e soluções inovadoras, em que ambos os parceiros usufruem das forças de cada um para fazer bons negócios.
E para que sejam bem-sucedidas, o olhar da gestão precisa ser voltado para o lado humano, enxergando além da negociação comercial, ou seja, observando muito mais o valor do esforço colaborativo.
É sobre como fazer parcerias estratégicas que gerem valor à sua franquia que falaremos neste artigo, nos acompanhe!
O que é e como funciona a parceria estratégica?
Trata-se de uma aliança entre dois ou mais negócios, sejam empresas, marcas, estabelecimentos comerciais e etc., que têm objetivos estabelecidos em comum, oferecendo suporte mútuo para obterem benefícios para ambas as partes.
Essas parcerias podem ser entre empresas do mesmo segmento ou não, promover diferentes processos e demandas, sendo geralmente formalizadas por meio de contratos.
Sempre visando vantagens para todos os envolvidos, negócios de todos os portes podem fazer parcerias estratégicas, associando, por exemplo, empresas já consolidadas com microempresas como forma de se desenvolverem e impulsionar o crescimento orgânico de ambas.
E para que haja vantagens e benefícios, é preciso um planejamento estratégico com o alinhamento de ideias, objetivos e propósitos, tanto coletivos como individuais, sempre considerando as necessidades de cada parceiro, bem como suas obrigações dentro do projeto de parceria.
Apesar de independentes, os negócios parceiros compartilham tanto os benefícios, como os riscos e controlam as ações em conjunto, fazendo contribuições contínuas e mútuas.
A parceria estratégica pode ser uma forma de impulsionar sua franquia e sua marca, se expandindo geograficamente, financeiramente e comercialmente, de maneira mais rápida e orgânica, ajudando também outros negócios em suas ações, obtendo assim resultados lucrativos.
Como fazer parcerias estratégicas que geram valor?
Como passo inicial é importante identificar quais tipos de parceiros sua franquia precisa, pensando em como suprir suas necessidades, desejos ou superar desafios. Analise também fatores como reputação da marca parceira, cultura empresarial, compartilhamento de ideias e valores e filosofia corporativa.
Saiba também quem serão as pessoas responsáveis por cuidar da parceria, quais produtos ou serviços farão parte da sociedade e qual o resultado desejado pelas partes envolvidas.
Dê muita atenção também ao acompanhamento deste projeto compartilhado, considerando tendências e desafios que possam surgir ao longo do caminho, sempre priorizando uma negociação transparente.
Vale destacar que no processo de parceria estratégica é de extrema importância que a comunicação seja clara e alinhada entre as partes, pois é assim que se inicia e perdura uma relação bem-sucedida, uma vez que, antes de tudo, são relações humanas de confiança que acontecem entre as empresas que buscam melhores soluções e resultados.
Vejamos alguns benefícios das parcerias estratégicas:
- Aumento de receita
- Aumento da captação e da retenção de clientes
- Expansão no mercado
- Oportunidade de publicidade gratuita
- Inserção orgânica em novos nichos
- Aumento de autoridade
- Alcance mais amplo de novos públicos
- Maior consciência e reconhecimento da marca
- Potencialização de rendimentos e lucros
Ao encontrar o parceiro certo, você irá estabelecer expectativas e objetivos de maneira clara para vocês alcançarem metas, sob os propósitos essenciais para obter uma parceria bem-sucedida.
Com base no compromisso, ambos os lados terão vantagens para seus negócios, sem esquecer de oferecer a melhor experiência, produto, serviço e atendimento aos seus clientes para chegar ao sucesso desejado.