7 motivos para ter um script de vendas na sua franquia

15/3/2023 | Franquias

Criar um formulário personalizado é importante para o sucesso das vendas da franquia

Por que uma loja franqueada precisa ter um script de vendas se ela já é conhecida pelo público e se seus produtos são muito bem aceitos? Simples, porque o script comercial é como se fosse um “guia”, com informações valiosas acerca de todo o negócio em si e seus objetivos.

Por exemplo, nele constam as atividades a serem desempenhadas pela equipe de vendas, as estratégias comerciais envolvidas, as metas, o perfil do cliente etc.

Um dos principais motivos para a criação do script de vendas é capacitar ainda mais as equipes comerciais e preparar os novos colaboradores, de modo que todos estejam alinhados e de acordo com os objetivos da loja e identidade da marca.

Além disso, o script permite que a loja esteja sempre em conformidade às mudanças do mercado, atendendo às expectativas do público.

Mas, estas não são as únicas razões. A seguir, você confere as sete principais!

1. Comunicação com a equipe

Exercer uma comunicação eficaz com a equipe não é uma tarefa fácil e, às vezes, os gerentes se sentem perdidos quanto a isso. O script de vendas serve para replicar as estratégias a longo prazo, mesmo quando há rotatividade de funcionários.

Sendo assim, o “guia” faz a comunicação entre a loja e os colaboradores, inibindo os riscos de informações desencontradas – quando as ações são repassadas de forma desconexa.

2. Melhorias a longo prazo

Com o tempo, o script tende a oferecer melhorias à equipe de vendas. Isso porque o conteúdo pode ser constantemente revisado e atualizado conforme os planos de negócio da rede franqueada. Com isso, é possível incorporar ao documento novas metodologias e ferramentas comerciais, bem como iniciativas inéditas para ampliar a visibilidade da franquia.

3. Equipe capacitada

O script de vendas oferece capacitação à equipe comercial, pois expõe as ações e estratégias do negócio, conforme a identidade da marca. Tem também o fato de que o documento ajuda a identificar os principais problemas e deficiências do time, de modo que os responsáveis possam entrar em contato com a franqueadora, que oferecerá treinamentos para maximizar a eficiência dos profissionais atuantes. A Usaflex, por exemplo, oferece suporte completo ao franqueado e isso inclui treinamentos especiais às equipes.

4. Centralização

Um outro motivo para a elaboração do script de vendas é a possibilidade de centralizar as práticas e estratégias do negócio. A centralização das informações pode proporcionar um gerenciamento mais direcionado e assertivo, com vistas a potencializar os resultados e o faturamento.

5. Atendimento personalizado

O script de vendas tem ainda o poder de tornar o atendimento ao público mais humano e personalizado. Isso, principalmente, porque o consumidor tem exigido uma comunicação e atividades comerciais cada vez menos robotizadas e mais personalizadas.

Logo, um guia comercial ajuda a fazer o planejamento prévio do atendimento do time de vendas, descrevendo como deve ser o processo de interação com o cliente (neste caso, mais humano) e, ainda, como é possível mostrar empatia e otimizar o atendimento personalizado.

6. Produtividade

Um dos principais benefícios do script de vendas é, sem dúvida, o ganho de produtividade e a eficiência da equipe. É possível elaborar um conteúdo rico em informações estratégicas, que são capazes de ampliar a capacitação dos funcionários para alcançar os objetivos do negócio. O script ajuda ainda com os projetos a longo prazo, os quais somente uma equipe preparada pode ajudar a executar.

7. Diferentes cenários

O script de vendas permite que a loja esteja preparada para os diversos cenários do mercado. Ou seja, o “guia” ajuda a equipe a lidar com diferentes situações comerciais, entre elas, crises econômicas, sanitárias, entre outras. O objetivo é manter a equipe de vendas sempre preparada e a marca no topo da competitividade do mercado. O script agiliza o desenvolvimento das estratégias, independentemente de qual seja a situação do mundo lá fora.

Provavelmente, um desses motivos é mais forte para o caso da sua franquia. Mas, se pensarmos nos benefícios que um script de vendas pode trazer aos negócios, independente do motivo, uma coisa é certa: vale a pena investir tempo para criar um script estratégico para sua loja!

Ah! E se você ainda não é um franqueado Usaflex, não deixe de conhecer nosso modelo de negócio: https://conteudo.usaflex.com.br/seja-um-franqueado

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