O segmento de calçados, principalmente feminino, é um dos mais competitivos do varejo brasileiro. Embora seja grande e bem estruturado, ele não está imune às oscilações econômicas nem às mudanças de comportamento do consumidor.
São alguns desafios a serem superados diariamente. A Usaflex, como referência nesse mercado, continuamente se dedica a criar maneiras de vencê-los, apresentando soluções criativas aos franqueados e desenvolvendo todo o negócio, da fabricação até a rede franqueada.
Toda a capacidade de ação da Usaflex tem sido constantemente empregada para conhecer o mercado, identificar tendências e mudanças e desenvolver estratégias que mantenham o negócio sempre competitivo e com alta demanda pelos consumidores.
Entenda neste artigo os desafios do segmento de calçados femininos e como a Usaflex age em favor do crescimento.
Desafios do segmento de calçados femininos
O mercado de calçados femininos é bastante amplo, o que proporciona diversidade de produtos, oportunidade e grande demanda. É por isso que existem muitas marcas, confecções e lojas multimarcas ou de departamentos para suprir essa busca.
Vamos ver agora, aqueles desafios que são mais comuns e como a Usaflex ajuda o franqueado a superá-los:
Enfrentando a concorrência nacional
A ampla concorrência faz com que empresários, empreendedores e vendedores precisem ser mais criativos e inovadores para conseguir uma boa fatia desse grande mercado. Antes de ser uma ameaça, isso é uma mola propulsora para a melhoria de qualquer empreendimento.
Com consumidores cada vez mais exigentes, oferecer o melhor valor de compra pode não ser suficiente. Eles querem, além de um preço coerente, experiências acima de suas expectativas, com atendimento personalizado, variedade de produtos e ambientes confortáveis dentro das lojas.
Tudo o que a Usaflex oferece aos seus consumidores através dos seus franqueados. A consciência de ser uma marca tradicional gera altas expectativas nos clientes, logo é uma marca que inova para ter seu produto sempre avançando para gerar desejo nas pessoas e estimular o consumo.
Enfrentando a concorrência internacional
A Usaflex não considera seus produtos uma commodity. Ou seja, não podem ser reproduzidos com facilidade por qualquer fabricante por um preço que muitas vezes é anticompetitivo. O diferencial da fabricação nacional está na qualidade de ponta da produção.
Isso inclui matéria-prima, design e tecnologia para proporcionar uma entrega final que tenha qualidade e durabilidade. São pontos essenciais que produtos internacionais, de mercados com preços extremamente baixos, são incapazes de entregar.
A Usaflex, que conhece profundamente os hábitos e desejos dos consumidores, mantém uma proximidade com o público e garante a fidelidade a seus produtos.
Comportamento do consumidor
A exigência do consumidor faz parte de uma grande transformação no seu comportamento de compra. O público, na atualidade, busca por mais benefícios além de um preço justo, principalmente nos mercados de moda e vestuário, que têm muita oferta.
Os consumidores, com a internet na palma da mão, ficam mais antenados com o que acontece no mundo e são influenciados diretamente por artistas e influencers de moda que mostram as tendências globais em um piscar de olhos em seus smartphones.
Essa facilidade de informação os coloca à frente nos conhecimentos sobre sustentabilidade e exigências legais que depositam sobre as marcas, produtos e serviços que consomem.
Por isso a Usaflex é uma marca que acredita na responsabilidade social e ambiental, e coloca isso em prática para atrair a atenção do público de forma genuína.
Inovar para ir além
Agindo com cautela e sempre observando os altos e baixos do mercado, redes franqueadoras e franqueados passaram a atuar tanto em lojas físicas, como também de forma virtual, para suprir demandas e obter resultados positivos. Mas esse é só um ponto.
Compreender as novas demandas de forma global é necessário para conectar marcas e produtos ao nível de exigência do consumidor atual.
As formas de vendas se alteraram nas últimas décadas. Elas seguiram para o comércio eletrônico, tornando-se uma maneira segura de comprar para os consumidores. É uma tendência que se acentua a cada dia, criando novas formas de atingir os clientes.
A Usaflex, na sua missão de atender bem ao seu mercado, levar produtos de qualidade aos clientes e gerar oportunidade para sua rede franqueada, está sempre atenta a alguns aspectos do negócio:
- Lovemark > Encantar clientes é uma das maneiras de se tornar uma lovemark, ou seja, obter fãs para a sua marca. Então, oferecer além do que o seu produto proporciona é o que qualquer consumidor busca agora. O resultado são fãs engajados e multiplicadores da mensagem da marca.
- Atendimento > Dizem que a primeira impressão é a que fica, então, dê a melhor primeira impressão a seus clientes oferecendo um atendimento ímpar, um espaço organizado, iluminado e confortável. Por isso, investir em treinamento e padronização de processos ajuda a reter clientes e aumentar as vendas.
- Tecnologia > Utilizar a tecnologia a favor também faz ganhar pontos na hora de superar desafios. A presença digital nas redes sociais e no e-commerce é fundamental para atender a demanda das clientes em qualquer canal de contato, integrando a atuação das lojas físicas com a loja virtual, através processos de Omnicanalidade que consideram a cliente como objetivo central da relação com a marca.
- Gestão > A utilização de sistemas de gestão facilita os processos internos, automatizando demandas, reduzindo tempo de atividades que eram manuais e aumentando a produtividade e lucratividade.
- Tendências > Se adaptar às tendências, novidades e mudanças no comportamento de consumo é uma realidade que toda marca precisa observar para sair na frente da concorrência e se destacar em seu mercado. Essas mudanças são importantes para o crescimento de uma empresa e o aumento de visibilidade para a marca.
O foco é no sucesso
O sólido setor calçadista é um dos maiores do Brasil. Ele pertence a outros mercados como moda, vestuário e varejo, movimentando significativamente a economia brasileira. E é exatamente por fazer parte de tantos setores que, além de muita oportunidade, também tem grande concorrência.
O que queremos dizer é que desafios sempre existem, não importa o setor, mercado ou segmento, o importante é que o franqueado esteja ao lado do franqueador para encontrar formas de superá-los, focando em bater metas e alcançar os objetivos traçados com planejamentos.
Este desafio é compartilhado pela Usaflex enquanto franqueadora, pois o sucesso de cada franqueado representa o sucesso também da marca.
O sucesso, no fim das contas, é uma história repleta de marcos. Isso vale para franqueados e para franqueadores. O importante é ter sempre os objetivos no horizonte e trabalhar com afinco para alcançá-los.
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