9 soft skills que fazem diferença na liderança de uma loja franqueada

8/7/2022 | Franquias

Um bom líder deve saber se comunicar com sua equipe, 

de modo que ela entenda perfeitamente a mensagem antes de pôr o trabalho em prática

Ter uma loja franqueada é parte do caminho andado para o êxito do negócio, principalmente, em virtude de a marca já estar consolidada no mercado e sua identidade já firmada.

Uma franquia oferece também vantagens como estrutura completa, marketing personalizado, análise de investimento, ponto de vendas privilegiado, etc.

No entanto, engana-se quem pensa que é simples liderar uma loja por ela ser franqueada. Independentemente do segmento e tipo de negócio, todo gestor deve estar devidamente preparado para lidar com toda e qualquer situação, com foco em alavancar as vendas, motivar as equipes etc.

Neste sentido, alguns conhecimentos e habilidades são necessários para uma boa aplicação técnica de quem está na posição de liderança. Eles são chamados de soft skills – atributos comportamentais que levam ao sucesso de uma determinada atividade. No caso, aqui, da sua loja Usaflex.

As soft skills são extremamente relevantes para o franqueado e para os líderes de cada loja. Nem sempre um profissional nasce com certas habilidades, porém é possível desenvolvê-las. 

Aqui, elencamos nove habilidades comportamentais essenciais para levar sua loja ao sucesso:

1. Comunicação

Não é à toa que esta é a primeira habilidade aqui listada. De todas, a comunicação é a mais importante para os negócios. Um bom líder deve saber se comunicar com sua equipe, de modo que ela entenda perfeitamente a mensagem antes de pôr o trabalho em prática. Numa loja franqueada, a liderança deve saber como levar os objetivos da marca para sua equipe. Portanto, é necessário clareza.

2. Empatia

Ela trabalha em parceria com a comunicação. A empatia possibilita a pluralidade. Um líder que pratica a empatia contagiará positivamente sua equipe, o que refletirá no atendimento aos clientes também.

É preciso ser empático com os colaboradores, pois todos são seres humanos. Colocar-se no lugar do outro é primordial para qualquer negócio e saber enaltecer a equipe é o fator-chave.

3. Organização

Uma liderança organizada é essencial para uma loja franqueada, pois serve como exemplo para o restante da equipe. A organização ajuda ainda a reduzir o tempo que se perde, por exemplo, procurando por informações importantes, documentos, etc.

Isso sem contar que um líder organizado ganha ainda mais credibilidade com a equipe e a própria franqueadora.

4. Colaboração

Uma equipe motivada é aquela em que todos participam de alguma forma – o que é imprescindível para uma loja franqueada. É ideal que a liderança seja parceira da equipe e consiga sempre ajudá-la de alguma forma. 

5. Versatilidade

Um diferencial para quem está na liderança de uma franquia é ser multitarefas. Além disso, um líder que sabe se reinventar a cada momento, moldando-se a diferentes situações, é primordial para o sucesso da loja. A liderança deve estar sempre pronta para desafios.

6. Resolução de problemas

Todo negócio, independentemente do segmento, sente as crises que demandam a economia. Para qualquer que seja o momento, a liderança da franquia deve estar pronta para saber lidar com os gargalos. Desespero nem pensar! Os três passos essenciais para lidar com problemas são:

  • Analisar minuciosamente o cenário;
  • Tomar decisões;
  • Seguir em frente com tranquilidade.

7. Criatividade

Uma liderança deve estar apta a apresentar ideias criativas para sua loja e equipe. É a criatividade que nos leva a soluções diferenciadas – seja para resolver problemas ou para melhorar ainda mais uma determinada ação. Por esse motivo, um líder criativo acaba sendo ainda mais valorizado pela equipe e, sua loja, pelo público. 

8. Segurança

Toda loja franqueada precisa de uma liderança extremamente segura de suas ações. É primordial saber demonstrar os melhores exemplos, entre eles responsabilidade e segurança. Tudo isso motiva sobremaneira uma equipe.

9. Negociações

Todo líder deve ter dentro de si conhecimento suficiente para mostrar à equipe como executar as melhores vendas. Para isso, ele deve ser um ótimo negociador. Tal habilidade o levará a conquistar objetivos que serão benéficos a ele, a loja franqueada e a marca em si.

E então, quais dessas habilidades você já tem? Quais precisa desenvolver mais? Procure conhecer-se cada vez mais para poder desenvolver habilidades que ajudarão seu negócio a crescer!

Ah! E não deixe de conhecer o modelo de negócio da Usaflex. Se você deseja se tornar um franqueado, saiba que nosso suporte te ajudará a desenvolver todas as soft skills citadas neste texto! Acesse: https://bit.ly/3yeer9E

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