2022: projeções e tendências para o setor de calçados…

7/7/2022 | Negócios

… principalmente os femininos

De acordo com a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), o setor deverá crescer cerca de 2,6% em 2022 – o que mostra uma pequena, mas considerável, retomada diante de tantos percalços proporcionados pela pandemia da Covid-19 em diferentes segmentos, entre eles o de moda, com participação do calçadista feminino.

Aliás, esta projeção revela otimismo para o setor em geral. No entanto, a produção de calçados femininos está sempre no topo do ranking, sendo as mulheres as principais compradoras de sapatos. Fato é que o segmento de calçados femininos no Brasil impulsiona e muito a economia varejista no país. Ninguém pode negar!

Para a Abicalçados, mesmo em meio a um cenário de incertezas, principalmente no que diz respeito ao mercado doméstico brasileiro, existe uma expectativa de crescimento que totalizará em torno de 879 milhões de pares. 

Para este cenário, podemos acrescentar que o mercado de calçados no geral tem passado por um processo intenso de transformação e inovação – e a Usaflex também. Tudo isso tende a alavancar ainda mais as vendas. A franqueadora acredita que o futuro chegou, por isso, ter diferenciais nunca foi tão importante quanto agora.

Tendências

Especialmente para o setor calçadista (e principalmente o feminino), as estratégias em favor da inovação são incontáveis.

Na Usaflex, por exemplo, podemos destacar a importância da grande demanda de interação online, produção sustentável, valores claros e muito bem posicionados, estoques inteligentes, omnicanalidade (omnichannel), entre outras várias tendências que falaremos em diferentes oportunidades. A inovação faz parte da marca e está presente no cotidiano de seus franqueados.

Ainda sobre as tendências, toda loja de calçados que quiser acompanhar a evolução do segmento deverá investir em características experiências do cliente, visual merchandising e atendimento (uma prioridade, por sinal).

A tecnologia, por sua vez, promete alavancar crescimentos com ferramentas para controle de estoque, checkout móvel e Omnichannel, por exemplo, em que a loja poderá atender ao público por meio das redes sociais e diversos outros canais.

Por falar em redes sociais, toda marca de calçados (a exemplo da Usaflex) deve usar as redes sociais para criar um catálogo de produtos. Além disso, investir em publicações criativas e envolventes, de modo que o público seja cativado pela marca. Campanhas direcionadas também entram no pacote, o que ajuda na interação com o público.

Sustentabilidade e conforto: o público pede, a gente obedece

Hoje, mais do que nunca, o público opta por marcas responsáveis e produtos com fabricação ecologicamente correta. É ideal investir nisso e gerar iniciativas, tais como embalagens com materiais recicláveis, reutilização de insumos e o descarte correto de rejeitos da produção.

Isso sem contar a preocupação com o conforto. Clientes de diferentes idades procuram por calçados que, além de bonitos e dentro das tendências, sejam confortáveis.

Para a Usaflex, por sinal, isso é imprescindível, por isso, seus calçados são muito bem pensados, 

projetados e desenvolvidos com foco na moda e no conforto.

A Usaflex inova

O objetivo da franqueadora é criar significados para as experiências de compra, de modo a atrair e fidelizar os clientes das lojas. A Usaflex tem uma visão ampla quanto à conversão das lojas franqueadas.

Por isso, a marca inova no que diz respeito a encontrar novas fontes de receitas e custos para suas lojas. E, acima de tudo, incentiva cada franqueado a ter sempre uma postura ativa e buscar por diferentes fontes de inovação. 

Pensar fora da caixa é mais do que uma tendência; é essencial.  

Conheça o modelo de negócios Usaflex Franquias: https://bit.ly/3yeer9E

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes