Feiras e eventos: uma boa estratégia para seu negócio

24/6/2022 | Negócios

Uma vez que iniciamos em um novo negócio, com um segmento específico, mergulhamos em um mundo novo cheio de desafios. Por mais que tenhamos certa familiaridade ou apreço aos tipos de produtos ou serviços disponibilizados, manter-se atualizado e por dentro dos acontecimentos do setor é mais que desejado. 

Se você é ou almeja ser um franqueado de uma marca de sucesso, sua perspectiva do negócio também deve abarcar o setor de franquias para entender as nuances e direcionamentos do segmento. É assim, a partir de uma ampliação de conhecimentos, que se consegue implementar mudanças significativas e mais rentáveis à empresa. 

Este artigo busca estimular o franqueado nessa busca de informação e mostrar a importância de participar de feiras e eventos na sua área de atuação.

A Usaflex, como franqueadora, entende essa necessidade de troca e descobertas que ajudam a construir uma rede mais sólida. 

Por que participar de feiras e eventos?

Um dos objetivos de uma feira é aproximar pessoas e criar oportunidades de negócios, além de criar condições para divulgar e promover sua empresa. Esse misto de vantagens é otimizado pelo alto fluxo de pessoas e a possibilidade de expandir as redes de contatos. 

Não é à toa que feiras podem ser entendidas, dentro do ambiente de marketing, como uma técnica de promoção de vendas que ajuda, além de criar uma imagem institucional, a acelerar vendas em curto prazo. 

Quando há uma feira ou grande evento do setor, é natural que muitas ideias circulem nesse ambiente, tornando-o altamente sugestivo. A troca entre pessoas que compartilham do mesmo interesse se torna ainda mais rica e produtiva. 

Por isso, eventos como congressos, feiras, simpósios, rodadas de negócios ou exposições costumam atrair tantas pessoas. Mesmo em tempo de pandemia, quando precisamos restringir o contato presencial, os eventos não cessaram. Mudaram para a modalidade remota, mas se mantiveram ativos, pois é notório quanto eles podem ser fecundos. 

Estratégias de marketing (e de relacionamento) 

Participar desses eventos é entendido como uma estratégia de marketing porque, entre outras coisas, ajuda a fortalecer a imagem da marca. Uma presença forte tanto comunica posicionamento para clientes, parceiros e fornecedores, quanto reforça sua posição perante a concorrência. 

Outra grande vantagem mercadológica é a possibilidade de estreitar relações com seus stakeholders. Quando presencial, uma conversa mais de perto, um café no coffee break ou até um happy hour aproximam as pessoas, deixando-as mais confiantes e otimistas. 

Mesmo quando a ação é remota, como nos dias atuais, ainda assim a participação pode ser muito vantajosa, com reuniões mais focadas, oferta de produtos ou serviços, troca de material comunicacional e de contatos que continuam a existir. É uma porta que se abre e, no mundo dos negócios, aprendemos desde cedo que devemos mantê-la sempre aberta. 

Participar desses eventos também é um excelente momento para fazer um benchmarking. Observar o que a concorrência anda fazendo, como anda se apresentando e quais as novidades que o mercado traz, pode ser um caminho para readequação de planejamento e o impulso que falta para investir em inovação. 

Networking vale a pena

Ao participar dessas ações mercadológicas, um fato inevitavelmente vai acontecer: você vai conhecer pessoas. A natureza de qualquer feira ou evento é justamente reunir um grande fluxo de gente que representa ideias e soluções diversas. 

Aproveitar esses momentos para ampliar sua rede de contato é uma forma de aprofundar relacionamentos e também um meio de aprender mais sobre o tema. Essas experiências se traduzem em oportunidades de negócios.  

Ver e ser visto parece ser um mantra para a boa publicidade. Por isso, construir relações, trocar ideias, mostrar o melhor e saber ouvir feedbacks são experiências enriquecedoras, capazes de gerar insights valiosos. O networking é justamente uma técnica capaz de promover relacionamentos e colaborações mútuas. 

Algumas dicas 

É importante, sim, participar de feiras e eventos, mas aqui valem algumas sugestões para que cada situação dessa seja, de fato, útil e possa render bons frutos posteriores. 

  • Não adianta participar de tudo que aparecer na frente. Selecione os temas de mais interesse, os eventos que representem melhor suas perspectivas. 
  • Uma vez participando, conheça bem o público-alvo e as pessoas que você vai encontrar. 
  • Tenha sempre em mãos material promocional de apresentação bem-produzidos e de qualidade. Eles refletem a imagem da empresa. 
  • Circule entre os diversos momentos, conheça pessoas e se abasteça de ideias. 

A experiência de participar de feiras e eventos, como já vimos, pode ser bastante proveitosa. Marcas fortes traçam estratégias de marketing considerando a presença em diversas situações. A Usaflex valoriza cada um desses momentos e as trocas entre seus franqueados.

Ouvimos e aprendemos com as vivências de quem atua na linha de frente com o público final e apreciamos a troca de conhecimento como um motor propulsor de desenvolvimento do negócio. 

Conheça mais sobre nossas oportunidades de franquia visitando nosso site: https://bit.ly/3HSdYyt

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes