Consultoria de campo: entenda sua importância

3/6/2022 | Negócios

Entre outras questões, a consultoria de campo estabelece relacionamentos, trocas de experiências e boas práticas entre franqueador e franqueado

Você sabe como funciona a consultoria de campo e, principalmente, qual é a importância dessa ferramenta utilizada pela Usaflex como franqueadora?

Estamos aqui hoje para esclarecer este assunto. Primeiramente, é importante frisar que a consultoria de campo é um elo que existe entre o franqueador e seu franqueado.

Este serviço é indispensável, pois auxilia na manutenção dos padrões da marca, bem como o seu progresso como rede. É na consultoria de campo que são alinhados os processos pertinentes ao andamento das unidades de uma franquia.

Também, detectados quaisquer tipos de problemas e anseios dos negócios. Com o uso correto da ferramenta, a Usaflex, por exemplo, consegue sugerir melhorias para que cada loja mostre todo o seu potencial em ação.

A consultoria de campo acontece em passos distintos. São eles: análise – com a obtenção dos principais indicadores da loja, entre os quais, financeiro, comercial, de gestão e capacitação dos colaboradores; visita – para compartilhamento dos dados colhidos na análise, orientação acerca de pontos que possivelmente devam ser corrigidos e follow up – que é o mesmo que o acompanhamento do processo e da identificação ou não das conformidades da marca.

Consultor de Campo

Quem acompanha a operação das unidades franqueadas na Usaflex é o Consultor de Campo. Esse profissional é quem conecta a rede aos seus franqueados, com atividades que vão muito além da função de um fiscalizador.

Através da implementação e avaliação do Programa de Excelência em Franquias (PEF) da Usaflex, o Consultor de Campo transfere todo o conhecimento, métodos e procedimentos da marca para seus parceiros franqueados, com o objetivo de aprimorar os procedimentos e garantir o efetivo resultado das lojas.

E isso acontece a todo momento. Engana-se quem pensa que a consultoria de campo é importante apenas para quem está começando. Ela deve ser periódica, para que informações sobre as lojas sejam constantemente atualizadas.

E mais: por meio de todo o trabalho executado, o Consultor de Campo é capaz de propor ações (corretivas ou para aprimorar) em favor de uma determinada unidade, com uma estratégia especialmente elaborada para ela.

Fatores-chave

São diversos os gargalos que podem ser detectados com a atividade de consultoria de campo. Muitos fatores mostram a importância do uso da ferramenta.

 Alguns deles são:

  1. Treinamentos: a consultoria de campo detecta a falta ou não de treinamento e capacitação dos colaboradores de uma determinada unidade;
  2. Reciclagem: em alguns casos, o consultor poderá apresentar estratégias de reciclagem de negócio para o empreendedor em sua loja – desde questões financeiras, atendimento, até estoque;
  1. Metas: a unidade franqueada tem ainda a oportunidade de acompanhamento das metas e, a cada interação, recebe proposição de ações que visam melhorar os indicadores e atingir os resultados esperados;
  1. Campanhas: a consultoria de campo acompanha e orienta a loja franqueada nas campanhas internas e ainda oferece auxílio com as redes sociais;
  1. Estratégias: toda operação de negócio evolui e deve ser acompanhada de perto. A consultoria de campo tem exatamente essa finalidade. O consultor apresentará sempre um plano de ação em prol do franqueado;
  1. Relacionamento: essa questão é essencial para o sucesso da parceria entre franqueador e franqueado. A consultoria de campo estabelece relacionamentos, trocas de experiências e boas práticas entre todos.

Com tantos aspectos envolvidos na consultoria de campo, é possível perceber o quanto ela é fundamental para o sucesso da franquia. E é por isso que a Usaflex oferece essa ferramenta aos franqueados, periodicamente. 

Conheça o nosso modelo: https://bit.ly/3HxFJvP

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes