Conheça 2 estratégias de marketing que potencializam o sucesso da sua franquia

13/5/2022 | Franquias

Embora não sejam conceitos novos, o reconhecimento de marca e a omnicanalidade são estratégias de marketing e vendas que visam destacar um negócio entre tantos outros.

No caso do reconhecimento de marca, é uma metodologia usada para fortalecer um negócio já há muito tempo. Porém nem todas as empresas conseguem alcançar o patamar desejado de autoridade e credibilidade.

O consumidor atual está mais exigente, visto que as facilidades e agilidades em fazer compras estão na palma da mão e com muita oferta. O comportamento de compra mudou e, tanto nas lojas físicas como em e-commerces, existe muita variedade e concorrência.

Sendo assim, é necessário mesmo se destacar e se diferenciar com estratégias que tragam os clientes mais para perto, oferecendo as melhores experiências, além da qualidade do produto ou de serviços que você, enquanto empreendedor e franqueado, tiver.

Neste artigo vamos mostrar o que são as duas estratégias, a de reconhecimento de marca e omnicanalidade, e como elas ajudam as marcas a se destacarem para ter seu lugar ao sol, em meio a um mar de concorrentes.

1. Reconhecimento de marca

Fixar-se na mente dos consumidores de forma positiva é uma tarefa contínua que precisa de paciência e perseverança para prosperar ao longo de toda a existência do negócio. Dizemos que é uma estratégia de marketing, porém a responsabilidade do êxito é de todos os departamentos.

Desde a escolha do nome do negócio, passando pela qualidade do produto ou serviço, até a forma como é o atendimento ao cliente, em todas essas etapas o reconhecimento de marca está presente. Um consumidor sempre irá lembrar daquela loja em que suas expectativas foram superadas com um exímio atendimento, por exemplo.

Se o seu produto tem alto padrão de qualidade, entrega exatamente aquilo que é proposto, como beleza, elegância e conforto, e ainda oferece o melhor atendimento ao cliente, e tudo isso continuamente, pronto! Seu negócio conquistou o objetivo positivo de reconhecimento de marca.

Esse reconhecimento, em síntese, está intimamente ligado à percepção formada na cabeça do consumidor, a partir dos atributos funcionais e emocionais projetados pelo posicionamento perseguido, pelos esforços de comunicação e a entrega da promessa da marca em todos os pontos de contato com o consumidor.

Os benefícios de uma estratégia de reconhecimento de marketing bem aplicada são inúmeros, como vínculo emocional com clientes, credibilidade, fidelidade, recomendações, ou seja, propaganda gratuita “boca a boca” e maior facilidade para atrair novos clientes.

2. Omnicanalidade ou omnichannel

A omnicanalidade é uma das principais tendências desses últimos anos. É uma estratégia que se baseia na unificação de toda a comunicação com consumidores de um negócio, considerada uma evolução da multicanalidade.

Mais do que disponibilizar diversos pontos de atendimento, diz respeito à capacidade de uma marca formar um ecossistema que permita melhorar a experiência do cliente em ter sua procura por seus produtos onde, como e quando ele desejar.

Consiste em unir vários canais de comunicação online e offline através de loja física, e-commerces, marketplaces, mídias sociais, sites, blogs, aplicativos de mensagens e chatbots para oferecer atendimento completo e diferenciado ao público.

De acordo com um estudo da consultoria Forrester, 74% dos consumidores são influenciados por fatores de conveniência, facilidade e disponibilidade em opções para compras como e onde querem. Sendo assim, essa maioria depende de serviços omnichannel para atender às suas necessidades.

Integrar canais de vendas e comunicação facilita a experiência na jornada de compra do cliente e aumenta o número de vendas de um negócio, resultando em maior faturamento, rendimento e lucratividade.

As estratégias de omnicanalidade e reconhecimento de marca potencializam o sucesso de qualquer negócio e podem auxiliar no êxito da sua franquia também se forem realizadas em parceria com toda a rede franqueadora, unindo propósitos, fortalecendo a marca e crescendo juntos.

Se tornando um franqueado Usaflex, você conta com o know how de quem já é expert nessas estratégias! Conheça nosso modelo de negócio: https://bit.ly/38QaeQI

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes