Custos, taxas e reservas financeiras: o que devo considerar para uma franquia?

14/4/2022 | Franquias

Você tem o desejo de empreender com uma franquia, mas ainda não sabe quais são os custos necessários para esse investimento?

Saber esses detalhes é fundamental para o planejamento estratégico, pois ao conhecer a parte administrativa financeira de uma franquia, você conseguirá girar e operar seu estabelecimento sem surpresas com o fluxo de caixa e de modo efetivo.

Uma franquia é um modelo de negócio seguro e sólido, mas também é preciso conhecimento sobre o mercado em que está inserida, sobre a história, filosofia, valores e objetivos da rede franqueadora, e sobre os custos, taxas e reservas financeiras que a envolvem.
Então, neste artigo falaremos sobre os custos relacionados ao adquirir uma franquia e como eles podem influenciar na escolha por uma rede franqueadora para investir.

Conhecendo a COF

Primeiramente, devemos informar que todos esses custos, taxas e reservas são encontrados na COF, a Circular de Oferta de Franquia. Trata-se do documento oficial que a rede franqueadora fornece ao franqueado, que inclui todas as informações da rede, da marca, regras e normas padrões de operação e gestão, bem como valores e taxas ficam claramente definidas.

É neste documento que constam as condições gerais do negócio, desde custos, percentuais e taxas, além das obrigações, deveres, responsabilidades e aspectos legais, descritos de forma criteriosa, clara e objetiva, tanto para franqueador como para franqueado cumprirem.

A COF é a base para o contrato de franquia e um documento de consulta para tirar dúvidas entre as partes envolvidas, servindo de garantia em eventuais divergências legais.

Nesse sentido, qual é o papel do franqueado?

A partir do momento em que faz parte de um sistema de franchising, o franqueado deve estar ciente de suas obrigações e responsabilidades. Vamos a alguns tópicos:

  • Cumprir integralmente as cláusulas do Contrato de Franquia
  • Gerenciar com excelência e comprometimento
  • Aumentar a base de clientes satisfeitos
  • Apoiar o sistema de franquias e os valores da marca
  • Disseminar a filosofia e os valores da marca em seu negócio
  • Fortalecer a marca em sua área de atuação
  • Cumprir metas de vendas
  • Atingir a lucratividade adequada
  • Honrar compromissos financeiros
  • Ter bom relacionamento com clientes
  • Aderir e adequar-se às novas ações da franqueadora

Muitos desses tópicos são relativos a custos. Mas estes precisam também ser detalhados. É o que vamos ver a seguir.

Principais custos a considerar na escolha de uma franquia

Os custos a seguir devem constar na COF, ser esclarecidos e levados em consideração antes mesmo de assinar o contrato de franquia ou realizar qualquer investimento ou pagamento de taxas.

Vamos conferir:

  • Taxa de Franquia: valor pago pelo franqueado para aderir à rede. Em alguns casos, também é cobrada na renovação do contrato de franquia e é a principal taxa, geralmente paga junto com a assinatura do contrato.
  • Royalties: valor pago pelos franqueados em troca do acesso periódico aos benefícios inerentes a integrar a rede de franquias. Normalmente está vinculado ao direito de uso da marca, padrão de negócio e de infraestrutura, produtos e serviços, transferência de conhecimento e de tecnologia (know how), incluindo treinamentos, assistência, suporte de implantação e operacional. Geralmente é cobrado mensalmente, podendo ser uma taxa fixa ou um percentual sobre o faturamento bruto da unidade.
  • Fundo de marketing: valor pago pelos franqueados a um fundo geral para cobrir despesas com criação, produção, propaganda, veiculação da marca e ações de marketing que beneficiem todos que contribuem. Normalmente é cobrada mensalmente sobre o faturamento bruto da unidade.
  • Capital de Giro: este não é um valor pago, mas um montante financeiro mínimo que, no geral, as redes franqueadoras exigem que o franqueado disponha para iniciar a operação da unidade. É uma reserva financeira para cobrir custos e despesas fixas ou variáveis nos primeiros meses do negócio, variando entre os seis a doze meses iniciais, ou conforme o acordo entre franqueadora e franqueado.

Como dissemos, estes são os principais custos ao adquirir uma franquia, valores financeiros mais comuns. Porém, a depender da rede franqueadora, pode haver outros tipos de custos, como:

  • Estoque inicial, que se refere a uma quantia mínima, também exigida pela rede franqueadora, para arcar com o valor do estoque inicial para a operação da unidade.
  • Capital de Instalação é outra reserva financeira, desta vez destinada à instalação da unidade, para arcar com reformas no ponto comercial, implantação da estrutura física e instalação de plataformas de gestão e de operação.
  • Taxa de serviços que pode ser cobrada apenas quando houver necessidade de algum tipo de manutenção de equipamentos, instalações ou outros.
  • Taxa de sistema que se refere a sistemas tecnológicos como aplicativos, plataformas ou softwares de operação ou comunicação específicos da rede franqueadora.

Esses são os custos, taxas e reservas financeiras mais comuns ao adquirir uma unidade de franquia, aqueles mais praticados neste setor, desde que estejam claramente constando na COF para melhor auxílio e compreensão antes de assinatura de contrato.

Conhecer esses valores e percentuais ajuda o potencial franqueado a analisar as possibilidades financeiras e operacionais da franquia, antes mesmo de aceitar fazer parte da rede.

Se você quer saber mais sobre os custos, taxas e a história da rede de franquias da Usaflex, entre em contato para tirarmos suas dúvidas!

Para conhecer nosso modelo, acesse: https://bit.ly/38QaeQI

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