Gestão do Conhecimento em franquias

13/4/2022 | Franquias

Empreender não precisa necessariamente arriscar-se. Pois há formas de montar um negócio e ter os pés em um lugar firme e seguro. As franquias Usaflex são um bom exemplo porque são líderes no segmento conforto de calçados femininos. 

Além das vantagens comuns a essa modalidade de empreendimento, a marca Usaflex é a primeira rede de calçados de conforto e moda do país. Isso implica experiência, inovação e segurança para as mais de 250 lojas franqueadas espalhadas por todos os estados brasileiros.

Porém, não basta se atrelar a uma marca de sucesso, é preciso investir e aplicar uma boa gestão do conhecimento. Mas você sabe o significado disso? Siga nossos passos para entender melhor.

Gestão do conhecimento: o que é?

Todo nosso aprendizado, seja em cursos, leituras ou conversas, gera instrução. Passamos a ter compreensão de alguns assuntos ou temas. Começamos a fazer discernimento de algumas informações acessadas e aplicar esse aprendizado no nosso dia a dia. Seja de forma pessoal, profissional ou a mistura de ambos.

Contudo, não para por aí. As vivências devem ser circulares, ou seja, eu aprendo e ensino, sucessivamente. A informação não deve ser privilégio de uma só pessoa. Ao aprisionar algo que se saiba, o profissional se torna refém de si mesmo, em razão de  só ele saber desenvolver determinada tarefa, não podendo delegar a mais ninguém. 

Essa prática de ensino é a base da gestão do conhecimento. Ao ensinar eu proporciono ao outro a possibilidade da inauguração de um novo olhar sobre as coisas e novas formas de aplicação. Há um incentivo a novos saberes, à criatividade, à percepção de problemas e à condução de soluções.

Gerir conhecimento é caminhar junto para o sucesso de todos. E é esse o seu desejo, não é verdade?

Gestão de conhecimento em franquias: uma via de mão dupla

A franquia é uma transação comercial na qual há uma concessão do uso de uma marca pelo proprietário dela (franqueador) a um investidor (franqueado), no intuito de ele reproduzir o formato de negócio já bem-sucedido. O êxito incide justamente na gestão do conhecimento de ambos. 

Ou seja, cabe ao franqueador repassar experiência, dados, resultados, processos entre outras informações para a prosperidade da franquia. Por outro lado, cabe ao franqueado fazer o mesmo com sua equipe, promovendo a permuta de saberes entre todos. Circular o aprendizado faz as coisas darem certo.

Como aplicar a gestão do conhecimento

A primeira lição é sobre o conhecimento ser um ativo da empresa. Isso precisa fazer parte da cultura organizacional. A segunda,  ter a noção de ele poder advir de qualquer pessoa, desde equipe a parceiros e terceirizados.

A terceira recomendação é criar metodologia e processos de troca. Isso passa por uma implementação  de técnicas de comunicação organizacional, tanto externa quanto interna. 

Treinamentos, palestras e dinâmicas. São formas de interação, integração e compartilhamento muito bem-vindas.

As pessoas precisam aprender a dialogar em suas diversas vertentes, formatos e meios. Todas elas, seja um CEO ou o profissional encarregado de fazer entregas. A Usaflex, por exemplo, adota uma abordagem Omnichannel, ou seja, está presente e faz uso de vários meios de comunicação e atendimento entre seus franqueados, colaboradores e consumidores.

Aliás, falando em consumidores, uma boa gestão do conhecimento impacta diretamente nas ações de marketing da sua loja e consequentemente na relação da loja com seus clientes. Com mais de 3.3 milhões de atendimentos e 4.7 milhões de pares vendidos, a Usaflex sabe bem disso.

Para finalizar, a gestão do conhecimento em franquias implica também na escuta dos franqueados, ou seja, a existência de um canal no qual o aprendizado de cada um possa ser compartilhado entre todos e por vezes ser institucionalizado pela franqueadora. A Usaflex acredita em passos de mãos dadas.

Seja um franqueado Usaflex e caminhe firme no seu empreendimento. Saiba mais aqui: https://bit.ly/38QaeQI

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