A alta interiorização de franquias no Brasil

8/4/2022 | Franquias

A alta interiorização de franquias no Brasil é uma realidade. Apesar de muitos acharem impossível tirar bons frutos diante da realidade econômica do país, redes de franquias estão crescendo e, ainda mais, em pequenas cidades.

O cenário econômico e a descoberta do interior e das pequenas e médias cidades como novos locais para investimentos aguçam a visão estratégica das redes franqueadoras por maior expansão. Da mesma forma, cria oportunidades para investidores direcionarem seus esforços para a abertura de franquias fora dos grandes centros.

Vamos entender neste artigo como o interior do Brasil se tornou uma grande vitrine para o franchising.

O que propicia a migração de franquias para o interior? 

Para quem não está familiarizado com o mundo dos negócios, pode parecer estranho entender essa ocorrência. E vale salientar que não é algo recente, vem ocorrendo nos últimos anos e tende a continuar crescendo. 

A interiorização acontece por vários motivos, mas principalmente com o investimento de shopping centers e dos centros comerciais, dando vazão a maiores oportunidades para o aparecimento de lojas fora das metrópoles. Os investimentos nos setores de serviço e comércio e a abertura de ponto de vendas criam condições para o segmento de franchising se expandir.

Isso é bom para todo o ecossistema, pois cria oportunidades de empregos a partir do crescimento da relação entre franqueados e franqueadores.

Oportunidade e acessibilidade 

Alguns pontos primordiais para o aumento de lojas nesses ambientes são: a oportunidade e a acessibilidade. Unindo isso às questões de baixo valor do aluguel dos espaços em relação às grandes cidades e a diminuição da rotatividade de colaboradores, é claro que pesa bem menos no bolso do responsável pela empresa. 

Este último ponto é extremamente interessante quando é perceptível a baixa oferta de empregos em cidades do interior. Logo, há mão de obra disponível para o trabalho. Ou seja, com o aumento das oportunidades, os trabalhadores tendem a criar um vínculo maior e passarem mais tempo nas empresas.  

Consciência financeira 

Muito além dos fatores citados, com a queda da economia, também existiu uma maior consciência do poder aquisitivos das classes que costumam ser público-alvo das franquias. Um movimento lógico é deslocar os negócios para mais próximo dos consumidores finais. 

Com isso, ao ter acesso às empresas sem ter que se deslocar, seja para grandes cidades ou para fora do país, se tornou ainda mais comum o consumo e o investimento no mercado local. Dessa maneira, várias empresas estão deixando a sua marca no interior dos estados. 

O mercado do interior

A interiorização de franquias é um fato que se sustenta em números pujantes. Não são apenas capitais e regiões metropolitanas que concentram oportunidades de crescimento. No Brasil, de uma forma geral, as pequenas e médias cidades localizadas no interior do estado são bastante atrativas para os negócios.

Confira alguns números:

  • R$ 827 bilhões em consumo
  • 38% do mercado de consumo do país
  • 63% dos shopping centers

Como são mercados em crescimento, franquias sofrem menos concorrência do comércio local. Até porque chegam com marcas e produtos já estabelecidos no mercado e com alto grau de desejo por parte do público consumidor.

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias é o menos arriscado por dar uma boa previsibilidade aos investidores no momento da compra. O COF ou Circular de Oferta da Franquia mapeia a realidade das empresas que o franqueador deseja. Assim, ele consegue aplicar baseado na transparência de informações que são estabelecidas pelas franqueadoras.

Elas também dão uma maior segurança quando já trazem uma bagagem de uma marca estabelecida e consolidada no país, fazendo com que não precise de tantos esforços para erguer uma empresa sólida no mercado.

Reunindo esses dois pontos citados anteriormente, é possível observar que este é um bom investimento para quem quer começar um novo negócio ou já está no mundo do franchising.

A Usaflex conta com excelentes projeções e traz mais confiança para o investidor, seguindo ainda com o propósito de inspirar o mundo na busca pelo bem-estar.

Sendo assim, chegou a hora de desfrutar da oportunidade e ser um dos nossos franqueados de sucesso, em qualquer lugar do país.

Conheça nosso modelo: https://bit.ly/3HxFJvP

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes