O Programa de Excelência em Franquias Usaflex

17/3/2022 | Franquias

Ao decidir franquear uma marca, o empreendedor pensa em um negócio capaz de permitir o nascimento de centenas de outros empreendedores. E, assim, produzir um grande impacto social na geração de renda e empregos. O princípio da franquia é conquistar e realizar de forma coletiva, um modelo no qual todos tenham espaço para ganhar.

Em vista disso, é preciso mais do que compartilhar marca e direito de uso. Se faz necessário elaborar processos em rede para criação e manutenção de um padrão de qualidade sem tolher a criatividade ou engessar as gestões, respeitando as particularidades de mercado e regiões.

Neste sentido, o Programa de Excelência em Franquias da Usaflex tem tudo o que o franqueado precisa para gerir seu próprio negócio com autonomia e todas as vantagens de ser uma franquia.

Vamos entender mais sobre a importância de um programa de excelência em franquias e como ele funciona.

A importância do programa de excelência em franquias

A administração moderna fala da importância da criação de processos para uma melhor fluidez das atividades de uma empresa, independentemente do seu porte. Esses processos implicam em ações destinadas a cada setor ou departamento e principalmente ao compartilhamento de informações e uma boa comunicação entre todos.

Cada membro da equipe de um negócio precisa entender o propósito da empresa e principalmente o intuito de sua atividade específica e como ela impacta no todo. Conhecer o produto ou serviço que oferece, saber a história da marca, o tempo de mercado e feitos são informações importantes.

A utilização deste conhecimento é fundamental para a gestão do negócio é primordial para um bom relacionamento com o cliente mas, sobretudo, para agregar qualidade e excelência ao atendimento.

Quando o assunto é franquia, a qualidade precisa ser replicada em cada unidade franqueada. Neste sentido a existência de um programa de excelência em rede é fundamental para a padronização de processos e disseminação das melhores práticas de gestão. ​​

Como funciona a implantação de um programa de excelência em franquias

O programa de excelência funciona como um movimento de ajustes, correções, melhorias e inovações em todo o empreendimento. A partir desse passo, ele se torna um norteador de ações, das mais diversas, para que se mantenha o resultado alcançado em relação à qualidade nos processos e nas entregas de produtos e serviços.

Em um franquia, ele passa a ser um rumo para os franqueados seguirem a fim de alcançarem de forma individual e também coletiva, o sucesso. O primeiro passo é o entendimento da rede de franqueados sobre a importância do programa de excelência e os ganhos da sua implementação. 

A segunda ação na criação de um programa de excelência é escutar os franqueados e a equipe da franqueadora. As informações vindas desta escuta são um ótimo material para análise e avaliação do estado atual da situação.

Cientes dos pontos falhos e das necessidades de melhoria, é possível iniciar a criação do programa em si, visando a excelência de tudo o que envolve a franquia, desde atendimento ao consumidor, a gestão de equipe, logística e ações de marketing, por exemplo.

A capacitação dos envolvidos é de suma relevância para que o programa de excelência alcance os resultados almejados. Dividir sua efetivação em etapas permite uma melhor absorção do funcionamento,  facilita o ensino e aprendizado e aumenta a adesão.

Estimular a prática do programa de excelência através de metas e reconhecimentos é um caminho com bons efeitos. A manutenção da comunicação entre a rede e a avaliação da performance é bastante significativa para medir a repercussão do programa e estabelecer mudanças se necessário.

A Usaflex recebeu o Prêmio de Excelência em Franquias da ABF – Associação Brasileira de Franchising, um sinal não só da importância da implementação do programa, mas dos benefícios que ele traz.

Venha para a Usaflex e garanta excelência nos seus negócios! Clique aqui: https://bit.ly/3HxFJvP

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Postagens recentes